Da redação
O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, financiou a hospedagem do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do senador Ciro Nogueira (PP-PI), em Lisboa, entre 24 e 30 de junho de 2024. O apoio ocorreu durante eventos como o Fórum Jurídico de Lisboa.
Segundo análise de material recolhido pela Polícia Federal, Vorcaro pediu a um auxiliar que reforçasse a privacidade dos hóspedes. Na ocasião, além de reservar suítes no hotel Four Seasons, ele solicitou a privatização de áreas próximas ao restaurante, para evitar exposição do grupo.
Em áudios, Daniel Vorcaro afirmou que era necessário assegurar a segurança, pois a cidade estava lotada e havia risco de visualização indesejada. “Preciso muito que você dê uma atenção na questão de segurança. Cidade está lotada. Tem que ter certeza que o lugar em frente ao restaurante também esteja privatizado porque senão dá pra ver tudo lá dentro”, disse.
Vorcaro declarou ainda que “pode ser o papa que não pode entrar ninguém que não esteja na lista”. Até 13h30 desta quarta-feira, nem Hugo Motta nem Ciro Nogueira haviam se manifestado sobre o financiamento da hospedagem, apesar dos contatos realizados por assessoria.
Em maio, a Polícia Federal realizou busca e apreensão em endereços de Ciro Nogueira como parte da Operação Compliance Zero. Entre as suspeitas investigadas está o recebimento de valores mensais, inicialmente de R$ 300 mil e depois de até R$ 500 mil, supostamente repassados por Felipe Vorcaro, primo de Daniel.
Felipe Vorcaro está preso, enquanto o Supremo Tribunal Federal avalia a manutenção da detenção ou eventual adoção de medidas cautelares. Ciro Nogueira, que foi ministro da Casa Civil no governo Jair Bolsonaro, negou qualquer irregularidade à época das investigações.





