PGR, PF, oposição e situação são favoráveis ao retorno de Ibaneis

Da redação do Conectado ao Poder

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta sexta-feira (10) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer pela revogação do afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do cargo.

A petição é assinada por Carlos Frederico Santos, subprocurador-geral da República e coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos atos antidemocráticos. Ele entende que o retorno de Ibaneis ao cargo não vai trazer prejuízos para a investigação.

Além disso, o subprocurador-geral faz referência a conclusões apresentadas no relatório de Intervenção Federal e nos anexos, “Portanto, atualmente não estão preenchidos os requisitos da medida cautelar de afastamento da função pública, sem embargo da futura análise a respeito da existência ou não de provas para a responsabilização penal, quando terminada a colheita dos elementos de convicção para formação da opinio delicti”, diz Carlos Frederico. 

Relatório da Polícia Federal

Depois de ter recolhido os dois celulares do governador para a perícia, a Polícia Federal (PF) conclui que “pela análise da mídia disponível, considerando todo exposto, de forma cronológica, a investigação não revelou atos do governador Ibaneis em mudar planejamento, desfazer ordens de autoridades das forças de segurança, omitir informações a autoridades superiores do governo federal ou mesmo de impedir a repressão do avanço dos manifestantes durante os atos de vandalismo e invasão”, afirma.

Defesa de Ibaneis

Logo após o relatório, a defesa de Ibaneis também já havia enviado uma petição ao ministro Alexandre de Moraes alegando sua inocência. Um dos advogados do governador, Cleber Lucas, disse que sempre procurou demonstrar de maneira respeitosa a inocência de Ibaneis, além de relembrar que o governador afastado foi espontaneamente depor à Polícia Federal e que ele jamais cogitou participar de qualquer ato de violência.

Pronunciamento de Celina Leão

A governadora em exercício, Celina Leão, se mostrou feliz com o pedido do subprocurador-geral da República para revogar a decisão do afastamento de Ibaneis. “Nós esperávamos muito isso, em todos eventos fizemos questão de lembrar.  Ela continua “Aguardamos essa decisão com muita tranquilidade, mas com muita alegria”.

Oposição

Parlamentares, mesmo tendo Ibaneis como adversário na política, reconhecem a inocência do governador em relação aos fatos. O deputado Alberto Fraga (PL), por exemplo, já se manifestou diversas vezes sobre a atitude do ministro do STF, “não dá para aceitar essa medida ditatorial imposta pelo ministro Alexandre de Moraes”. Já o senador Izalci (PSDB) afirma que “Nós não podemos ter um governador, que foi meu adversário inclusive na campanha, afastado com ‘canetada’. Passou da hora dele restabelecer o mandato dele que foi conquistado no primeiro turno.”

Expectativa
A expectativa entre políticos é de que, com a manifestação da Procuradoria-Geral da República a favor da revogação do afastamento de Ibaneis Rocha antes do prazo de 90 dias, o STF acate o recurso do governador. 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui