Início Ciência e tecnologia Plano concentra recursos e avalia impacto da ciência e tecnologia até 2035

Plano concentra recursos e avalia impacto da ciência e tecnologia até 2035

Plano concentra recursos e avalia impacto da ciência e tecnologia até 2035

Da redação

O Ministério da Ciência e Tecnologia do Vietnã revisará 33 programas nacionais de ciência, tecnologia e inovação em 2026, como parte de um plano aprovado pelo primeiro-ministro para o período de 2026 a 2035. A reestruturação concentrará recursos e avaliará eficácia e impacto, em vez de medir apenas tarefas executadas.

Entre 2016 e 2025, cerca de 42 programas executaram 4.800 tarefas, publicaram 6.677 artigos internacionais indexados nas bases Web of Science e Scopus e formaram 1.579 doutores. Apesar dos resultados, houve dispersão de recursos, sobreposição de objetivos e pouca conexão entre pesquisa, desenvolvimento tecnológico e comercialização.

Hoang Anh Tu, diretor-adjunto do Departamento de Ciência, Tecnologia e Engenharia do Ministério da Ciência e Tecnologia, apontou três entraves: recursos dispersos, distância entre pesquisa e desenvolvimento de produtos e gestão concentrada no cumprimento de etapas, sem medir plenamente a eficácia e o impacto dos programas.

A nova estrutura reúne seis grupos: desenvolvimento de potencial, pesquisa básica, programas nacionais-chave, inovação, programas nacionais especiais e transformação digital nacional. A avaliação considerará insumos, resultados, eficácia e impacto. Todos os programas serão monitorados na Plataforma Digital Nacional.

A revisão prevista para 2026 abrangerá 33 programas: 25 sujeitos à aprovação do ministro da Ciência e Tecnologia e oito do primeiro-ministro. A meta é que empresas liderem ou executem em conjunto pelo menos 50% dos projetos de pesquisa encomendados até 2030, percentual que deve subir para 60% em 2035.