Da redação
O presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, pretende abrir uma embaixada em Jerusalém para retomar e intensificar os laços com Israel, segundo anúncio feito por seu gabinete. De la Espriella assume o cargo em 7 de agosto e quer restabelecer relações diplomáticas com Israel desde o início do mandato.
Em 2024, Gustavo Petro, atual presidente colombiano, rompeu as relações com Israel, tradicional parceiro em questões de segurança, em resposta à ofensiva israelense em Gaza. Depois, Petro manifestou intenção de estabelecer uma representação diplomática em Ramallah, na Cisjordânia, mas o projeto não avançou.
Omar Bula, nomeado chanceler por De la Espriella, reuniu-se em Washington com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa’ar. Segundo o gabinete do presidente eleito, os diplomatas elaboraram um “mapa do caminho” para restabelecimento das relações, incluindo a eliminação de vistos e a retirada do apoio colombiano à denúncia contra Israel na Corte Internacional de Justiça.
Segundo a mesma fonte, antes do rompimento ordenado por Petro, a embaixada colombiana funcionava em Tel Aviv, local escolhido pela maioria dos países. Durante a campanha, De la Espriella defendeu o fortalecimento da cooperação com Israel para combater grupos armados ligados ao narcotráfico na Colômbia.




