Prioridade em filas é estendida a pessoas com câncer ou em tratamento de hemodiálise

Mães que amamentam também vão se beneficiar. O Governador Rodrigo Rollemberg sancionou alterações na lei no final do ano passado. A lei já está em vigor e, agora, os estabelecimentos começam a se adaptar.

Pacientes com câncer ou em tratamento de hemodiálise passam a ter atendimento prioritário em filas no Distrito Federal. Como essas pessoas passam por procedimentos debilitantes, elas adquiriram os mesmos direitos já garantidos a gestantes, a quem está com criança de colo, a idosos de 60 anos ou mais, a pessoas com deficiência e com obesidade mórbida ou grave.

A alteração na Lei nº 4.027, de 2007, foi sancionada por meio da Lei nº 5.788 – de autoria do Poder Executivo e do Deputado Juarezão (PSB) –, e já está em vigor.

A medida corrige uma omissão legal. É uma mudança muito justa, que altera a famosa lei das filas. Entre os acréscimos, estão ainda as lactantes. As mães que amamentam poderiam ser enquadradas no critério de pessoas com crianças de colo, mas agora o texto deixa esse item mais claro.

O atendimento prioritário para pessoas com neoplasia maligna (câncer) foi acrescentado no texto pelo governo local. As demais alterações foram propostas pelos deputados Juarezão (PSB) e Sandra Faraj (SD).

Nos supermercados do Distrito Federal, um dos pioneiros a implementar a nova legislação é o Atacadão Dia A Dia. Conforme explicou o gerente de operações da rede, a prioridade tem sido respeitada, e é mais uma medida que garante o conforto dos consumidores que apresentam necessidades diferenciadas de atendimento.

Fonte: Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui