A Secretaria Municipal de Educação realiza diversas oficinas pedagógicas para os professores da rede pública de ensino, entre os dias 28 e 29 de abril. Cerca de 130 professores participam, por dia, dos encontros. Eles deixam as salas de aula e assumem papeis de alunos, tudo para aprenderem as técnicas de como atrair e incentivar os estudantes no dia a dia.
O encontro acontece no Salão da Igreja Católica Imaculada Conceição entre 9:30 às 16 horas. A programação de hoje é voltada especialmente para os professores do ensino infantil e do 1º ano do ensino fundamental. Amanhã as oficinas serão destinadas aos professores do 4º e 5º anos do ensino fundamental.
A equipe pedagógica é formada pelas diretoras Eusenir Lima, Eliane de Jesus, Iraceli Martins, Luzia Coelho, Marilene de Jesus e Rita de Cássia, todas responsáveis pela coordenação do evento. Elas comunicaram que esse é o primeiro ciclo de oficinas e tem o objetivo de levar métodos mais dinâmicos para às salas de aula. Elas agradeceram o apoio do Prefeito, Everaldo Vidal, da Secretária de Educação, Maria de Lourdes, e ao trabalho da equipe administrativa: Eunice Mendonça e Fabrício.
A diretora, Eliane de Jesus, explicou que durante as oficinas os professores confeccionam jogos, aprendem técnicas para contarem histórias de forma mais lúdica para que as crianças sejam envolvidas e despertem o hábito da leitura e possa desenvolver outras habilidades. “A gente quer despertar os alunos para a leitura e levar novas propostas de trabalho para as salas de aula. A gente quer ir além do quadro e do giz, com uma educação mais atrativa.”, confirmou.
Já a professora da Escola Municipal Alvorada, Dayse Pereira Valença, sempre participa das oficinas pedagógicas e avaliou positivamente o encontro. “Acho que está muito enriquecedora, com muitas estratégias de ensino diferentes. É tudo muito dinâmico e se eu pudesse escolher uma palavra para definir seria dinamismo”, concluiu. Ela dá aulas para alunos do 2º ano, com idade média de oito anos, e disse que costuma ler para os alunos receberem um incentivo, já que poucos têm o hábito da leitura em casa.
Cada ação da Prefeitura Municipal de Novo Gama é para melhorar a vida dos quase 105 mil habitantes do município e é por meio da educação que mudamos o futuro. Assim, a Secretaria de Educação estuda ofertar outros ciclos de palestras que sejam direcionadas aos professores do 2º e 3º anos do ensino fundamental para que todos os alunos do ensino básico sejam atendidos.
Fonte: Assessoria de Comunicação