Programa Goyazes impulsiona cultura e economia


Da redação

A Secretaria da Cultura de Goiás (Secult) consolidou o Programa Goyazes como uma das principais políticas públicas de incentivo fiscal à cultura no Brasil. Entre 2022 e 2025, o programa aprovou 472 projetos culturais, destinando R$ 127 milhões em créditos de ICMS para fomentar a economia criativa em todas as regiões do estado. Em 2023, mais de 900 projetos foram inscritos para disputar R$ 40 milhões em financiamento.

Criado pela Lei nº 13.613/2000 e aprimorado por legislações posteriores, o Programa Goyazes se destaca por eficiência, transparência e descentralização dos investimentos públicos. A iniciativa permite que empresas contribuintes do ICMS patrocinem projetos culturais aprovados, por meio de incentivos fiscais equivalentes ao valor investido.

O programa fortaleceu toda a cadeia produtiva da cultura, incluindo artistas, produtores e diversos profissionais do setor, gerando milhares de empregos diretos e indiretos. Festivais, mostras, espetáculos e oficinas estimulam o comércio, a rede hoteleira, serviços e o turismo cultural, impactando positivamente a economia dos municípios goianos.

Segundo a secretária da Cultura, Yara Nunes, os resultados do Goyazes refletem “a força transformadora da política cultural”. Yara destacou que “cada projeto apoiado movimenta profissionais, fortalece cadeias produtivas e leva desenvolvimento para todas as regiões do estado.” Ela afirmou ainda que a iniciativa valoriza artistas, preserva tradições e projeta Goiás nacional e internacionalmente.

Com recursos que beneficiaram mais de 130 municípios, incluindo áreas rurais, o programa promove inclusão social e democratização do acesso à cultura. Entre os projetos viabilizados, destacam-se a Semana Santa da cidade de Goiás, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, a Goiânia Mostra Curtas, o Goiás Tattoo Festival, a Romaria do Divino Pai Eterno, entre outros, consolidando o Goyazes como peça-chave no desenvolvimento cultural e econômico do estado.