Proposta de Anderson Teodoro valoriza produtores de milho no Estado

O deputado Anderson Teodoro (Avante) propôs, no Parlamento estadual, o projeto de lei n° 7721/23, para instituir campanha estadual de valorização dos produtores de milho no Estado de Goiás. O objetivo é desencadear ações de enaltecimento e de conscientização sobre a importância da produção desse cereal, que tem grande produção em Goiás.

O legislador anota que é notório que o Estado de Goiás é recordista em produção de grãos e se consolida como o terceiro maior produtor nacional. De acordo com a Secretaria de Estado da Casa Civil, o milho é considerado o principal item da pauta agrícola goiana.

“A produção de milho em segunda safra, por exemplo, que foi de 12,26 milhões de toneladas em agosto deste ano, corresponde a 38,9% de toda a produção de grãos do Estado, representando um aumento de 5,6% em relação à participação de 2022, o que corresponde a 33,2% da produção total. Os municípios goianos que mais produzem são Rio Verde, Jataí, Montividiu, Cristalina, Mineiros, Chapadão do Céu, Paraúna, Silvânia, Santa Helena de Goiás, Bom Jesus de Goiás”, registra Teodoro.

Em relato no texto, o legislador observa que é necessário frisar que o bom desempenho do setor agropecuário, em especial o aumento da produtividade do milho, fez com que o Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás, no segundo trimestre 2023, crescesse 3,4%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados fazem parte do boletim sobre a Conjuntura Econômica de Goiás, realizado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).

A matéria está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Fonte: Portal Alego

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui