Da redação
Três técnicos de enfermagem foram presos pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), acusados de matar ao menos três pacientes na UTI do Hospital Anchieta, em Taguatinga (DF). Os detidos são Marcos Vinícius Silva Barbosa de Araújo, Amanda Rodrigues de Sousa e Marcela Camilly Alves da Silva.
Segundo apuração do portal Metrópoles, as vítimas seriam João Clemente Pereira, 63 anos, servidor da Caesb; Marcos Moreira, 33 anos, servidor dos Correios; e Miranilde Pereira da Silva, professora aposentada, de 75 anos. A motivação dos crimes ainda está sob investigação.
O hospital identificou circunstâncias atípicas envolvendo o trio e, por conta própria, instaurou uma investigação interna, posteriormente comunicando as autoridades. “O hospital instaurou investigação, por iniciativa própria”, informou em nota oficial.
De acordo com o delegado Wisllei Salomão, em um dos casos o técnico de enfermagem aplicou ao menos dez vezes um desinfetante, utilizando uma seringa, em um paciente. Inicialmente, os detidos alegaram que apenas administravam medicamentos prescritos por médicos, mas após apresentação das provas, confessaram os crimes sem demonstrar arrependimento e não esclareceram o motivo.
Os suspeitos devem ser indiciados por homicídio doloso qualificado, com impossibilidade de defesa das vítimas. O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) afirmou estar acompanhando o caso, investigando possíveis infrações éticas e reforçou o compromisso com a ética profissional e a responsabilização em eventual confirmação das irregularidades.





