Reabertura é adiada

foto_04082015080549Há exato um ano e 10 meses fechada para obras de adequação, a Torre de TV Digital segue sem previsão de reabertura. A expectativa era de que o monumento projetado por Oscar Niemeyer tivesse concluído todas as etapas no final de julho, com as vistorias da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Agência de Fiscalização (Agefis). Entretanto, segundo a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), proprietária do empreendimento, ainda falta a etapa de pressurização de escadas e de elevadores, feita para evitar infiltração de fumaça em caso de incêndio.

Além disso, a Terracap informou, em nota, que as obras voltadas para o Projeto de Acessibilidade (piso tátil, vagas exclusivas, mapas em braille, nivelamento de passeios e construção de rampa no subsolo) também não terminaram. Contudo, a Agência alegou que essas reformas não impedem a reabertura da Torre e que estão sob responsabilidade de uma empresa privada. A Terracap não soube informar uma nova data de abertura já que as obras ainda estão em andamento e as vistorias dependem da agenda de cada órgão.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) informou que fiscaliza a obra, mas que cabe à Terracap definir os prazos para o encerramento.

FORA DO PRAZO – A Torre Digital foi fechada para visitas em 4 de outubro de 2013, quando começaram as instalações das antenas das emissoras de TV aberta. Uma série de pequenas reformas começou desde então. O serviço de transmissão digital, porém, seguiu de maneira ininterrupta. Na época, o então presidente da Terracap, Abdon Henrique de Araújo, disse que os trabalhos durariam até, no máximo, o primeiro trimestre de 2014. “Vamos respeitar esse prazo, que pode ser até o final do ano (2013), podendo se estender para o início do próximo ano”, declarou.

A TORRE – O monumento tem 170 metros de altura, sendo 120m de concreto e 50m de estrutura metálica. As antenas somam 12 metros ao total da construção. A Torre, que recebeu o apelido carinhoso de “Flor do Cerrado” por sua arquitetura, foi o último projeto edificado de Oscar Niemeyer antes de morrer. A obra custou R$ 80 milhões e foi inaugurada em 21 de abril de 2012.

Fonte: Jornal Alô Brasília

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui