Ressignificar | GDF lança projeto para capacitar as forças de segurança no atendimento a violência doméstica

- Publicidade -

Da redação do Conectado ao Poder

O Projeto Ressignificar investe em Saúde mental e treinamento para os servidores das forças de segurança.

O Governo do Distrito Federal lançou o programa “Ressignificar”, uma iniciativa voltada à capacitação dos profissionais das forças de segurança, com especial ênfase no atendimento às ocorrências relacionadas às mulheres. Durante o lançamento, a governadora em exercício, Celina Leão, destacou o objetivo principal: “Ressignificar é um programa que vai capacitar 100% das nossas forças de segurança com o tema sobre mulheres”.

- Publicidade -

Além do treinamento, o projeto abrange a questão da saúde mental dos servidores. Celina Leão enfatizou a importância de um acompanhamento especializado, considerando que muitos estão em processo de necessidade de cuidados: “Além disso, vai também fazer um acolhimento na questão da saúde mental dos nossos servidores, a gente sabe que muitos deles precisam de acompanhamento.”

O decreto prevê que nos próximos concursos, o tema das mulheres terá destaque, e nos cursos de formação, será obrigatório um capítulo dedicado ao assunto. Celina enfatizou a abordagem desde a base afirmando acreditar que o crime contra as mulheres não é um crime de gênero. Segundo a Celina, o objetivo é que, com esse treinamento, as forças de segurança, policiais, bombeiros, agentes penais, entre outros, ofereçam o melhor atendimento, desde o primeiro contato com a vítima.

Celina Leão destacou que o programa “Ressignificar” busca não apenas aprimorar a eficiência das forças de segurança, já consideradas as melhores do Brasil, mas também garantir um atendimento de pronta resposta e acolhedor às mulheres, reconhecendo a importância de lidar com o tema de forma abrangente e culturalmente sensível. “Nós acreditamos que com esse treinamento, com essa capacitação, nós vamos ter as melhores equipes, mais capacitadas e com condição de saúde mental para esse atendimento”.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui