Da redação do Conectado ao Poder
Evento educativo promove hábitos saudáveis para a prevenção do diabetes entre frequentadores dos restaurantes comunitários.

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal promoveu uma ação de Educação Alimentar e Nutricional em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. Durante o almoço em todos os restaurantes comunitários, foram montados murais informativos e distribuídos folderes para educar a população sobre a prevenção da doença.
Profissionais da saúde enfatizaram a importância de escolhas alimentares equilibradas e pequenos hábitos diários que podem reduzir os riscos de desenvolver diabetes. Durante o evento, os frequentadores puderam degustar um bolo de banana com aveia, feito sem açúcar, enquanto nutricionistas conversavam com as famílias sobre como manter uma dieta saudável e controlar o peso.
Os materiais distribuídos abordam dicas como: aumentar a prática de atividades físicas, preferir alimentos in natura, evitar produtos industrializados ricos em açúcares, beber bastante água e optar por alimentos integrais e ricos em fibras. “Não é possível falar em segurança alimentar e nutricional, em combate à fome, sem uma boa educação alimentar”, disse Vanderléa Cremonini, subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional.
A ideia é que essas ações ocorram mensalmente, reafirmando que os restaurantes comunitários não são apenas locais para refeições acessíveis, mas também espaços de promoção da saúde e do bem-estar.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, destacou que essas iniciativas visam dar autonomia às famílias vulneráveis na hora de escolher alimentos saudáveis. “A ação tem temas diversos que fazem parte do dia a dia das famílias”, ressaltou.










