Retirado o tapume que cercava área do futuro memorial João Goulart

retirado-o-tapume-que-cercava-area-do-futuro-memorial-joao-goulartPrevisto para ser construído no gramado central do Eixo Monumental, o memorial em homenagem ao ex-presidente gerou muita polêmica.

A retirada dos tapumes do gramado central do Eixo Monumental, ao lado da Praça do Cruzeiro, não encerra a polêmica em torno da construção do memorial em homenagem ao ex-presidente João Goulart.

Na mesma semana em que o espaço reservado para o memorial voltou a ficar livre, a secretária-geral do instituto, Verônica Fialho, reafirma ao Fato Online que o projeto não está nem será abandonado.

“Apenas acatamos uma ordem do governo local, mas o convênio está vigente, e vamos tomar as providências necessárias para que ele se concretize”, sustenta Verônica, acrescentando que os projetos para construção do memorial estão em fase de aprovação pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A polêmica do Memorial Liberdade e Democracia Presidente João Goulart começou em março, quando a colocação de tapumes provocou a ira de arquitetos e urbanistas da cidade e o posicionamento do chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Hélio Doyle, que anunciou a retirada do material.

A 4ª Prourb (Promotoria de Defesa da Ordem Urbanística) questiona a validade do contrato, alegando problemas na transferência da área pública tombada ao Instituto João Goulart, responsável pela obra. Entre os entraves elencados, estaria a falta de uma audiência pública para ouvir a população sobre a ocupação do lote.

Em meio ao imbróglio, o Instituto alegou, inicialmente, não ter funcionários para retirada dos tapumes. Diante da ameaça de demolição pela Agefis (Agência de Fiscalização do DF), o material foi, enfim, recolhido nos últimos dias.

O local havia sido destinado anteriormente à construção do memorial dos Pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira), que combateram na Segunda Guerra Mundial.

 

Fonte: fatoonline.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code