Início Economia Rotas de integração no continente podem reduzir custos comerciais

Rotas de integração no continente podem reduzir custos comerciais


Da redação

O governo federal oficializou, nesta semana, o Programa Rotas de Integração Sul-Americana. A iniciativa tem como objetivo principal reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o Brasil, países vizinhos e a Ásia. A portaria que cria o programa foi assinada pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (3).

O programa prevê a integração das infraestruturas física, digital, social, ambiental e cultural entre os países da América do Sul. Entre as ações planejadas estão a elaboração de estudos técnicos e pesquisas aplicadas em áreas como multimodalidade de transportes, conectividade, integração energética e digital, além de temas como unidade geoeconômica, bioceanidade e perspectivas fronteiriças e não fronteiriças no território nacional.

A definição das rotas levou em conta consultas aos 11 estados brasileiros que fazem fronteira com países sul-americanos. Ao todo, cinco rotas estratégicas foram desenhadas para conectar o Brasil a seus vizinhos.

As rotas de integração foram divididas da seguinte maneira: Ilha das Guianas, envolvendo áreas do Norte do Brasil com Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela, além da rota Amazônica.

O governo acredita que a iniciativa vai impulsionar o desenvolvimento regional e aprimorar a conectividade entre o Brasil e os demais países da América do Sul, facilitando o comércio e promovendo maior integração entre as infraestruturas dos países envolvidos.