Da redação
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de usar armas fornecidas pela Coreia do Norte em um ataque noturno com mísseis balísticos. Para ele, a constatação reforça a necessidade de endurecer sanções internacionais contra Moscou e seus aliados.
Zelensky disse que avaliações técnicas ainda estavam em andamento nos locais atingidos. Achados preliminares indicariam o uso de mísseis KN-23, “fabricados e fornecidos pela Coreia do Norte”, contra uma instalação de energia.
Segundo Zelensky, a Rússia lançou 36 mísseis, dos quais apenas quatro teriam sido abatidos. Ele afirmou que a Ucrânia enfrenta escassez de interceptadores e pediu ajuda aos Estados Unidos, que, segundo ele, estão em melhor posição para liberar o fornecimento e acelerar entregas para proteger a população e a infraestrutura.
O presidente ucraniano também acusou o Kremlin de usar a diplomacia como instrumento de agressão. Para Zelensky, a intensificação dos ataques neste momento buscaria preparar o terreno para pressionar Kiev e seus parceiros antes das negociações trilaterais entre Kiev, Moscou e Washington.
No âmbito interno, Zelensky disse ter determinado a preparação de rotas alternativas e o reforço do transporte em Kiev. Também mencionou planos para restaurar o setor de energia, medidas de guerra eletrônica, preparativos para reuniões do G7 e a expectativa de novos aportes europeus e pacotes de apoio energético e logístico.




