Início Goiás Sancionada lei que incentiva captação de água pluvial em prédios públicos de...

Sancionada lei que incentiva captação de água pluvial em prédios públicos de Goiás

Caub I, Riacho Fundo II, Brasília, DF, Brasil 22/6/2017 Foto: Tony Winston/Agência Brasília. Com tecnologias sustentáveis de baixo custo, como agrofloresta, captação de água da chuva, aquoponia e compostagem, o Centro Educacional Agrourbano Ipê trabalha conceitos para incentivar a preservação da água. Com um projeto de iniciativas em educação ambiental, a escola ficou entre os finalistas do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, que reúne propostas de estudantes de todo o mundo com interesse em desafios relacionados à água e à sustentabilidade.
- Publicidade -

Foi sancionada pela Governadoria e publicada no Diário Oficial a Lei Estadual nº 22.104 (originalmente projeto de lei nº 1707/22), que altera a Lei nº 16.209 de 17 de março de 2008. A matéria, de autoria do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), tem como objetivo garantir o aproveitamento das águas pluviais em prédios construídos pelo poder público estadual.

A nova redação visa estabelecer a obrigatoriedade da captação e reserva de água pluvial em obras realizadas pelo poder público com área superior a 300 metros quadrados no estado de Goiás. Essa medida busca promover a sustentabilidade e o uso consciente dos recursos hídricos, uma vez que a água é um recurso essencial para a sobrevivência humana e o desenvolvimento das sociedades.

Com a crescente demanda populacional, o uso inadequado da água e a degradação ambiental, a disponibilidade desse recurso tem se tornado limitada e seu custo tem aumentado significativamente. Nesse contexto, a engenharia dispõe de meios para preservar e reutilizar a água das chuvas como uma alternativa sustentável. Essas técnicas, já utilizadas desde a Antiguidade, podem ser aplicadas nos prédios públicos, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos e a redução dos custos públicos com abastecimento de água.

Ao incentivar a captação de água pluvial, a lei busca promover a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais e incentivar práticas sustentáveis no âmbito do Poder Público estadual.

Fonte: Alego