Saúde pública tem dinheiro; problema é de má gestão, diz Wasny

cl.8.1-800x533Ao final da reunião desta quarta-feira (8) da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa (CESC), servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) relataram aos distritais os principais problemas que enfrentam, com destaque para as dificuldades de atendimento nas unidades hospitalares do DF. O debate foi aberto pelo presidente da CESC, deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT).

O distrital anunciou aos participantes que aquela comissão vai realizar, em data próxima ainda a ser definida, uma audiência pública específica para que todos possam discutir suas reivindicações com os gestores da saúde pública local. Também participaram das discussões de hoje os distritais Wasny de Roure (PT), Juarezão (PRTB) e Luzia de Paula (PEN) – todos membros da comissão.

“Estamos sofrendo muito com o transporte para podermos ir de ônibus ao hospital de Brazlândia fazer hemodiálise. Precisamos de mais alternativas”, reclamou Janete Rosa, paciente renal crônica, defendendo também melhoria na alimentação fornecida aos pacientes.

Já a médica Olga Oliveira, do Conselho de Saúde, propôs a melhoria de toda gestão do sistema, lembrando inclusive que os próprios servidores da Secretaria de Saúde enfrentam muitas doenças ocupacionais, em virtude do excesso de trabalho e das dificuldades gerais do atendimento ao público.

O presidente do Conselho de Saúde do DF, Helvécio Ferreira, fez uma detalhada análise dos problemas que afetam o sistema de atendimento aos usuários do SUS. “É preciso mudar a gestão como um todo. Nossas unidades de saúde são ilhas separadas. E a execução orçamentária precisa ser concretizada com mais eficiência”, defendeu.

“É preciso ressaltar que a questão principal da saúde no DF não é falta de dinheiro. Mas de gestão. Por isso, parabenizo os servidores da Saúde por lutarem, com tanto mérito, pela mudança do sistema”, enfatizou Wasny, defendendo a necessidade de ampliação do debate entre todos os segmentos envolvidos, com foco no bom atendimento aos usuários.

Fonte: Notibras

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