Da redação
A Secretaria da Economia de Goiás apresentou, nesta quarta-feira (24), o Balanço Cidadão de Goiás 2025. O evento ocorreu no auditório do Complexo Fazendário, em Goiânia. O objetivo é ampliar o acesso da população às informações sobre o orçamento estadual e a aplicação dos recursos ao longo de 2025.
O Balanço Cidadão é uma iniciativa da Superintendência Central de Contabilidade, desenvolvida para simplificar e divulgar dados fiscais. Esta é a quarta edição do material, consolidando-se como uma prática institucional permanente de prestação de contas, conforme informado pela Secretaria da Economia durante a apresentação.
Com 38 páginas, a publicação resume mais de dois mil documentos do Balanço Geral do Estado e dos relatórios da Controladoria-Geral do Estado, enviados ao Tribunal de Contas. O superintendente Central de Contabilidade, Ricardo Rezende, afirmou que outros Estados têm demonstrado interesse em replicar o modelo goiano.
Segundo Wederson Xavier, subsecretário do Tesouro Estadual, “os relatórios fiscais decorrem de obrigação legal. Já o Balanço Cidadão é uma iniciativa da Secretaria de Economia de transparência ativa, alinhada com a administração pública moderna.” Rezende completou: “Nada que nós fazemos seria relevante se não entregássemos à sociedade informações que ela possa entender.”
Para facilitar o entendimento, a publicação utiliza linguagem acessível, infográficos, ilustrações e textos curtos. Valquíria Andrade de Sousa, gerente de Acompanhamento de Custos e Avaliação de Resultados, explicou que, além das informações financeiras, o Balanço Cidadão traz dados sobre serviços públicos considerados relevantes para o cidadão.
O documento detalha a origem dos recursos, provenientes de impostos, taxas e transferências. Entre as áreas priorizadas em 2025, destacam-se educação (R$ 7,85 bilhões), saúde (R$ 6,41 bilhões), segurança (R$ 5,29 bilhões), transporte (R$ 3,9 bilhões) e assistência social e habitação (R$ 2,01 bilhões).





