Início Goiás SES-GO promove vacinação e orientação sobre saúde na Feira Agro Centro-Oeste Familiar

SES-GO promove vacinação e orientação sobre saúde na Feira Agro Centro-Oeste Familiar


Da redação

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (Suvisa), participa da 23ª Feira Agro Centro-Oeste Familiar, que acontece até sábado (20/06) no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, em Goiânia, com o objetivo de promover ações de prevenção à saúde.

A SES-GO atua no evento com dois estandes para divulgação de informações sobre diferentes tipos de intoxicação, formas de prevenção de doenças transmitidas por vetores e orientação ao público. O órgão também apresenta o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) e oferece vacinas contra Covid-19, influenza e papilomavírus humano (HPV) por meio da Van da Vacina.

A Agro Centro-Oeste Familiar reúne pequenos produtores rurais, estudantes, pesquisadores e a comunidade em geral, sendo considerada a mais importante exposição de produtos de pequenos agricultores da Região Centro-Oeste. Participam produtores de mel, queijo, doces, frutas, verduras, temperos e peças artesanais de diversos municípios goianos.

Segundo a gerente de Imunização, Joice Dorneles, a presença da Secretaria reflete o compromisso em ampliar a cobertura vacinal e promover a prevenção de doenças transmissíveis. “Para a SES-GO, o evento representa uma oportunidade de ampliarmos a cobertura vacinal e promovermos a prevenção às doenças transmissíveis”, afirmou.

O biomédico Gustavo Henrique, do Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO), ressaltou o papel do evento na conscientização sobre medidas preventivas. “Estamos orientando o público sobre a necessidade de adotar medidas como manter os reservatórios de água tampados e os quintais limpos”, disse ele.

De acordo com Gustavo Henrique, insetos e outros vetores são atraídos frequentemente por descuidos domiciliares. Ele recomenda que, na zona rural, abrigos de animais sejam mantidos afastados das moradias humanas e que se evite acúmulo de resíduos orgânicos, para prevenir doenças como leishmaniose, febre amarela e malária.