Da redação do Conectado ao Poder
A pesquisa entrevistou 203 deputados federais e revelou que Tarcísio é visto como o favorito pelo eleitorado.

Para 49% dos deputados federais entrevistados pela pesquisa Genial/Quaest, o principal candidato da oposição na disputa pela presidência em 2026 será o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos. A pesquisa, divulgada nesta terça-feira, 2 de julho de 2025, mostra um avanço significativo de Tarcísio, que aumentou dez pontos percentuais em relação à última pesquisa realizada em maio de 2024.
Tarcísio está na liderança de intenções de voto entre os parlamentares, na frente de Jair Bolsonaro, do PL, que é considerado principal concorrente por apenas 13% dos deputados. O ex-presidente enfrenta problemas legais e permanece inelegível até 2030, após condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além dos candidatos mencionados, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro ocupa o terceiro lugar no ranking, com 6% de citações. Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, aparece com 5%, seguido de Ratinho Júnior, governador do Paraná, com 4%.
Os dados são da pesquisa que ouviu 203 deputados entre 7 de maio e 30 de junho. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais. A lista de potenciais candidatos inclui ainda Ronaldo Caiado, do União, com 3%, e Flávio Bolsonaro, também do PL, que ficou com 1% das preferências.
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 49%
- Jair Bolsonaro (PL): 13%
- Michelle Bolsonaro (PL): 6%
- Eduardo Bolsonaro (PL): 5%
- Ratinho Júnior (PSD): 4%
- Ronaldo Caiado (União): 3%
- Flávio Bolsonaro (PL): 1%
- Rodrigo Manga (Republicanos): 0%
Essas informações destacam a crescente popularidade de Tarcísio de Freitas como um pilar da oposição, refletindo o cenário político que se desenha com a aproximação das eleições de 2026.