Início Distrito Federal Tribunal do DF anula eleição e retira Alex Manente da presidência do...

Tribunal do DF anula eleição e retira Alex Manente da presidência do Cidadania


Da redação

O deputado federal Alex Manente (SP) perdeu o comando nacional do Cidadania após decisão do desembargador Rômulo de Araújo Mendes, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, que devolveu a presidência do partido a Comte Bittencourt. Como Bittencourt migrou recentemente para o Partido Socialista Brasileiro, a liderança deve ser assumida por Luzia Ferreira, ex-deputada federal e ex-vereadora de Belo Horizonte, eleita vice-presidente no congresso do partido realizado em seis de março.

A disputa pela direção do Cidadania se arrasta nos tribunais desde 2023. A decisão judicial invalida o congresso convocado pelo então presidente Roberto Freire, que havia escolhido Manente presidente em São Bernardo em quatro de março. O desembargador Araújo Mendes destacou que “a anulação que se discute diz respeito à validade de ato interno do partido político, em nítido conflito intrapartidário, não havendo repercussão direta nas eleições”. Ele determinou o restabelecimento da decisão que reconhecia a eleição de Bittencourt, apoiado por maioria do diretório.

Comte Bittencourt comemorou a decisão afirmando: “Fico feliz de ver a justiça sendo restabelecida, mas é uma luta que lamentavelmente levou o partido a esse cenário de completo esvaziamento”. Questionado sobre eventual retorno ao Cidadania, o político afirmou: “Não me sinto no direito de falar sobre este tema, já que saí do partido e fui para o PSB”. Luzia Ferreira declarou que o estatuto do partido exige maioria absoluta para convocação de congresso, requisito não atendido na eleição de Manente, que não respondeu aos pedidos de entrevista.

Após a derrota judicial, Bittencourt assumiu a presidência estadual do PSB no Rio de Janeiro, onde atua na formação de chapas para a eleição deste ano. O Cidadania conta atualmente com dois deputados federais: Alex Manente e Arnaldo Jardim, ambos com domicílio eleitoral em São Paulo. O partido tem direito a R$ 60 milhões do fundo partidário em 2026.