Da redação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um acordo com a Dinamarca que garante ao governo americano “controle permanente” sobre a segurança na Groenlândia. De acordo com Trump, o entendimento impede que Rússia e China instalem bases militares ou façam investimentos sensíveis no território. Segundo o presidente, os Estados Unidos iniciarão imediatamente a construção de uma presença militar significativa na região do Ártico.
Tanto a Dinamarca quanto a Groenlândia celebraram o acerto. A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, afirmou que o pacto representa “a perspectiva de um bom acordo para a Groenlândia, o reino da Dinamarca e os Estados Unidos” e seria “bom para a Otan e a Europa”. O chefe de governo da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, declarou que o acordo “fortalece” a segurança local.
Trump informou que nenhum adversário poderá instalar bases, presencia militar ou realizar investimentos estratégicos na Groenlândia sem aprovação expressa dos Estados Unidos. O presidente não detalhou os termos do acordo e não esclareceu se ele está relacionado ao suposto entendimento firmado com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Mark Rutte, no fórum econômico de Davos.
Segundo diversas publicações, os Estados Unidos planejam abrir três novas bases militares no sul da Groenlândia, além da base de Pituffik, que já operam no norte do território. Um acordo de defesa firmado em 1951 e revisado em 2004 já previa ampliação da presença militar americana na ilha mediante aviso prévio à Dinamarca e à Groenlândia.





