União Internacional de Arquitetos critica contrato do GDF com Singapura

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) leu hoje em Plenário a nota da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos, que aprovou um documento contra a decisão do Governo do Distrito Federal de contratar, sem licitação, uma empresa de Singapura para planejar o desenvolvimento de Brasília para os próximos 50 anos.

O documento, que será encaminhado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), expressa “preocupação em relação às conseqüências negativas – e certamente irremediáveis – à cultura americana e universal da intervenção de uma empresa de Singapura para planejar os próximos 50 anos de Brasília”. E reafirma “o caráter simbólico exemplar da capital brasileira, cujo futuro não há de ser projetado por gestos mágicos traçados desde pranchetas distantes, mas por um processo permanente de concepção-desenho-participação, condição essencial do desenvolvimento de cidades democráticas”.

O contrato também foi criticado por Albert Dubler, presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA), ligada à Unesco. “Brasília é um exemplo para arquitetos do mundo inteiro, não sei para quem Singapura é um exemplo”, afirmou. “É como se chamássemos o McDonald´s para fazer um restaurante de gastronomia na França”, comparou.

“O Brasil é um país democrático e Singapura, não”, acrescentou Dubler, ao destacar que as dificuldades não podem ser resolvidas sem que a população seja consultada. “Ter uma idéia de projeto representa 5%, o desenho representa 10%. Mas 85% é discutir com as pessoas”, detalhou, ao lembrar que a criação de Brasília aconteceu justamente em um momento de exercício da democracia. “E ainda é um planejamento que envolve um país que não tem afinidades culturais conosco”, acrescentou o renomado arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé.

O contrato entre o GDF e a empresa de Singapura foi debatido durante o 24º Congresso Panamericano de Arquitetos, que aconteceu em Maceió, na última semana.

Segue o link para o discurso do senador Rollemberg, onde é possível acessar também a íntegra do documento:
http://www.rollemberg.com.br/discursos.php?mod=4854

COMPARTILHAR
Artigo anteriorNota Legal
Próximo artigoMental Models: como os eleitores tomam suas decisões II
Consultor em Marketing Político; especialista em pesquisa de opinião pública; editor do Portal Conectado ao Poder; escreve a coluna On´s e Off´s, de segunda a sexta, no Jornal Alô Brasília; apresenta o programa Conectado ao Poder, aos sábados, das 6h às 8h, na Rádio 104,1 Metrópoles FM. É presidente da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code