Início Mundo Unicef alerta para “o inverno mais difícil” na Ucrânia

Unicef alerta para “o inverno mais difícil” na Ucrânia


Da redação

O chefe de operações de campo do Unicef na Ucrânia, Kenan Madi, declarou que o país enfrenta atualmente “o momento mais crítico, difícil e grave” desde o início da guerra. Em entrevista à ONU News, Madi descreveu este como “o inverno mais difícil que a Ucrânia viu até agora”, destacando a combinação de temperaturas extremas com o colapso parcial dos sistemas de eletricidade e aquecimento, especialmente nas grandes cidades.

Segundo o representante, desde o final de dezembro intensificaram-se ataques a infraestruturas essenciais, deixando dois distritos de Kyiv, onde vivem cerca de 700 mil pessoas, sem aquecimento e eletricidade, com temperaturas atingindo -19°C. Madi relatou que a situação é agravada nas cidades, onde a população depende de sistemas centrais de aquecimento e, sem energia, crianças ficam expostas ao frio intenso e doentes, especialmente aquelas com deficiência.

O Unicef adotou uma resposta de inverno em larga escala, oferecendo apoio financeiro a mais de 200 mil pessoas, incluindo 98 mil crianças. A agência estende proteção infantil por meio de assistentes sociais e gestores de casos e, na área da educação, cerca de 1.500 escolas receberam subsídio de US$ 10 mil para compra de equipamentos de aquecimento. Empresas públicas de água e aquecimento receberam grandes geradores e materiais para reparos rápidos.

Madi também relatou que funcionários humanitários enfrentam as mesmas dificuldades da população local, sem aquecimento nem eletricidade, mas continuam atuando. Ele citou situações de famílias e crianças isoladas em apartamentos altos, sem elevador, como exemplo do impacto humanitário da crise.

Encerrando, Madi afirmou que “as guerras não trazem nada de bom para uma criança” e defendeu que a paz seja prioridade. Ele garantiu que o Unicef seguirá no apoio às famílias ucranianas, na expectativa de “dias melhores” para as crianças afetadas.