Início Distrito Federal Varejo do DF cresce 7,6% no acumulado de 2026, diz IBGE

Varejo do DF cresce 7,6% no acumulado de 2026, diz IBGE

varejo do DF
varejo do DF

Da redação do Conectado ao Poder

Alta mensal interrompe dois meses de queda, enquanto vendas acumuladas em 12 meses avançam 6,4%

O varejo do DF cresceu 7,6% nas vendas entre janeiro e agosto de 2026, ante igual período de 2025, e avançou 1,2% em agosto frente a julho, aponta pesquisa divulgada em 15 de outubro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado mensal ficou acima da média nacional, de 0,1%. Na comparação com agosto de 2025, as vendas no Distrito Federal também subiram 7,6%. No acumulado dos últimos 12 meses, a expansão chegou a 6,4%, mantendo trajetória positiva.

No varejo ampliado, que inclui veículos, material de construção e atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo, as vendas cresceram 1,2% em agosto ante julho e 8,4% na comparação anual. A receita nominal subiu 1,4% e 11,2%, respectivamente.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, avaliou: “O crescimento das vendas, acima da média nacional, mostra a força do comércio do Distrito Federal.” Freire vê perspectivas positivas para Black Friday e Natal, apesar do endividamento das famílias e do custo do crédito.