Início Política Vencedor terá de negociar com Centrão para formar maioria no Congresso

Vencedor terá de negociar com Centrão para formar maioria no Congresso


Da redação

A cientista política Lara Mesquita, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), diz que o Centrão será decisivo no Congresso, qualquer que seja o vencedor entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Flávio Bolsonaro.

Os dois candidatos precisarão do bloco para formar maioria e atender a seus interesses. Mesquita vê vantagem para Flávio, cuja agenda se aproxima mais da do Centrão e cuja eventual indicação de aliados para ministérios seria mais fácil de acomodar.

Saúde e Educação são áreas centrais da agenda de Lula e do PT, o que pode dificultar acordos. Mesquita ressalva que há espaço para negociação caso o petista aceite ceder. “A relação tende a ser mais fácil para Flávio que para Lula”, disse Mesquita.

A proposta de voto distrital misto permite candidaturas simultâneas por distrito e pela lista proporcional. Mesquita diz que isso não elimina os puxadores de voto e vê possível questionamento constitucional, pois a Constituição prevê sistema proporcional.