Da redação do Conectado ao Poder
Distrito Federal aparece como a segunda unidade da federação com melhor desempenho em segurança, atrás apenas de Santa Catarina

O governador Ibaneis Rocha (MDB) comemorou nesta terça-feira (24) o desempenho do Distrito Federal no Ranking de Competitividade dos Estados 2025. Segundo o levantamento, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o DF ocupa o segundo lugar entre todas as unidades da federação no pilar de segurança pública.
O ranking avalia dados oficiais de instituições como Depen, IBGE, Datasus e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, considerando sete indicadores: violência sexual, feminicídio, segurança patrimonial, segurança pessoal, qualidade da informação criminal, presos sem condenação e mortalidade no trânsito. Esses critérios compõem o pilar de segurança, que representa 12,6% do índice geral.
“Esse resultado mostra que investir em nossas forças de segurança, valorizar os profissionais e estruturar a rede traz resultados concretos: mais proteção, mais tranquilidade e mais qualidade de vida para a população”, afirmou o governador em publicação nas redes sociais. Ele também destacou o esforço conjunto das forças de segurança do DF na conquista do reconhecimento nacional.
Com a segunda colocação no pilar de segurança, o Distrito Federal ficou atrás apenas de Santa Catarina, que lidera o ranking. A classificação consolida o DF como referência em políticas públicas voltadas à redução da criminalidade e fortalecimento das instituições de segurança.






