Da redação
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) criticou, nesta quarta-feira (14), a nota divulgada pelo Itamaraty sobre os protestos no Irã. Para Mourão, o texto do governo revela um caráter “protetor e admirador” de ditaduras por parte da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o senador, o respeito aos direitos humanos, frequentemente defendido pelo governo petista, seria apenas “pura retórica”. Para ele, a manifestação oficial diante do episódio no Irã comprova a postura adotada pelo Planalto diante de regimes autoritários.
“A nota do governo Lula sobre o massacre a que a população iraniana está sendo submetida demonstra, mais uma vez, que o respeito aos direitos humanos é pura retórica”, afirmou Mourão.
O parlamentar destacou ainda que a posição adotada pelo Brasil contrasta com pronunciamentos internacionais que condenaram veementemente a repressão no Irã.
A nota do Itamaraty se tornou alvo de críticas por omitir uma condenação mais contundente às ações do governo iraniano contra manifestantes.






