Início Distrito Federal 'A palavra final foi do BC', diz presidente da CLDF sobre compra...

'A palavra final foi do BC', diz presidente da CLDF sobre compra do Master


Da redação

Em meio à polêmica envolvendo o Banco de Brasília (BRB) e o Banco Master, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Wellington Luiz (MDB), esclareceu o contexto da aprovação do Projeto de Lei 1882/2025. O projeto autorizou o BRB a adquirir participação em instituições financeiras do Brasil e do exterior, ato que ficou conhecido como “o PL que autorizou o BRB a comprar o Master”.

Em entrevista exclusiva ao Correio, Wellington Luiz afirmou que a autorização concedida pela CLDF limitava-se à “continuidade das operações”. “À época, a Câmara enviou um documento assinado por mim para a Casa Civil dizendo que não tínhamos nenhum entendimento com relação a isso. Depois disso, o Ministério Público impetrou uma ação dizendo que a operação precisava passar pela CLDF”, relembrou.

Segundo Wellington Luiz, a Justiça determinou que a operação entre BRB e Banco Master deveria ser submetida à apreciação da Câmara. “A Justiça determinou que a operação precisaria passar pela Câmara e, então, nós aprovamos a continuidade da operação”, acrescentou o presidente da Casa.

O parlamentar destacou que a decisão final sobre a operação cabe ao Banco Central. “A aprovação ou desaprovação final quem dá é o BC. Em nenhum momento, contrariamos o entendimento final do BC”, afirmou Wellington Luiz.

Após a aprovação do projeto, o então presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, declarou à imprensa na CLDF que há expectativa de crescimento nos resultados de dividendos do banco, que poderão ser revertidos em políticas públicas.