Início Economia BC registra primeiro incidente com chaves Pix em 2026

BC registra primeiro incidente com chaves Pix em 2026

- Publicidade -


Da redação

O Banco Central (BC) informou nesta sexta-feira (13) que 5.290 chaves Pix de clientes do Banco Agibank SA tiveram dados expostos em um incidente ocorrido entre 26 de dezembro de 2024 e 30 de janeiro de 2025. Este é o 21º episódio de exposição de dados desde o lançamento do Pix, em novembro de 2020, e o primeiro registrado em 2026.

De acordo com o BC, foram expostos os seguintes dados: nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta. O órgão esclareceu que a falha se restringiu a dados cadastrais e não envolveu informações protegidas por sigilo bancário, como saldos, senhas ou extratos.

O BC avaliou que o incidente decorreu de falhas pontuais nos sistemas do Agibank e afirmou que, embora não houvesse obrigação formal de notificação devido ao baixo impacto potencial, a decisão de divulgar o caso foi motivada pelo “compromisso com a transparência”.

Os clientes afetados serão comunicados exclusivamente pelo aplicativo ou internet banking do Agibank. O BC alertou para que sejam desconsideradas comunicações por telefone, SMS, aplicativos de mensagens ou e-mail sobre o caso.

O Banco Central destacou que a exposição dos dados significa que as informações ficaram visíveis a terceiros, havendo ou não captação indevida. O incidente será investigado e o Agibank pode sofrer sanções como multa, suspensão ou exclusão do sistema Pix, conforme estabelece a legislação. Todos os episódios anteriores envolveram apenas dados cadastrais. A Agência Brasil aguarda retorno do Agibank sobre o ocorrido.