Entre eleitores jovens de 18 a 29 anos o libertário Johnson tem 26% das intenções de voto.
A candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, e seu rival, o republicano Donald Trump, estão empatados em intenções de voto, aponta uma pesquisa publicada nesta quinta-feira pelo The New York Times e CBS News.
No recorte entre somente as pessoas registradas para votar, Hillary aumenta sua margem com 46%, enquanto Trump aparece com 41%. Nos EUA, o voto não é obrigatório e para poder votar, as pessoas têm de se registrarem em seus respectivos colégios eleitorais.
Jovens descrentes — A pesquisa, que dá 8% de apoio nacional a Gary Johnson, mostra o bom momento da ideologia libertária entre eleitores jovens, de 18 a 29 anos. Nessa faixa etária, o ex-governador do Novo México obtém 26% de intenções de voto. Na mesma faixa de idade, Stein obtém 10%, o que mostra a apatia que despertam a líder democrata e o republicano nestas eleições. No entanto, os jovens costumam ter uma baixa taxa de participação eleitoral nos Estados Unidos.
A pesquisa foi realizada entre 1.433 eleitores registrados entre 9 e 13 de setembro. As sondagens eleitorais passam por um momento conturbado nos EUA por estarem prevendo resultados errados com cada vez mais frequência. A atual volatilidade dos eleitores, mudanças de métodos e baixíssimas taxa de resposta (as pesquisas são feitas com pessoas que têm telefone fixo) dificultam a coleta de dados e comprometem os resultados estatísticos.
(Com agências EFE e Reuters)