Início Política Alckmin diz que governo Bolsonaro tentou recriar CPMF, enquanto Lula fez reforma...

Alckmin diz que governo Bolsonaro tentou recriar CPMF, enquanto Lula fez reforma tributária


Da redação

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta sexta-feira, 24, durante a abertura do 8º Congresso do Partido dos Trabalhadores (PT) em Brasília, que o governo anterior, chefiado por Jair Bolsonaro (PL), tentou recriar a CPMF. Segundo ele, a declaração foi uma resposta às críticas sobre os impostos cobrados pela gestão Lula.

Alckmin enfatizou que, enquanto a administração Bolsonaro buscava retomar a cobrança da CPMF, a atual equipe optou por realizar a reforma tributária. “O governo anterior queria criar mais um imposto, a CPMF, e nós fizemos a reforma tributária, unimos em um IVA dual”, declarou, destacando a proposta elaborada sob liderança do ministro Fernando Haddad.

O vice-presidente mencionou estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), segundo os quais a reforma tributária pode aumentar o PIB brasileiro em 12% no período de 15 anos. “A reforma tributária do ministro (Fernando) Haddad, há estudos do Ipea, vai fazer o PIB crescer 12% a mais em 15 anos”, disse Alckmin.

Durante seu discurso, Alckmin também comparou medidas de desoneração adotadas pelos dois governos. Ele afirmou: “O governo anterior desonerou jet ski, arma e veleiros, e Lula desonerou quem ganha até R$ 5 mil”, em referência às políticas de incentivo fiscal e suas diferenças de foco social.

Alckmin agradeceu a recepção durante o evento e ressaltou seu relacionamento com o PT. O vice-presidente afirmou ser recebido “com enorme afeto” nos encontros da legenda e destacou sua “lealdade” ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao comentar o contexto eleitoral, Alckmin afirmou que Lula “salvou a democracia no Brasil” e citou o ex-governador Mário Covas ao dizer: “As pessoas podem ser mais à direita ou mais à esquerda, mas o que as diferencia é o apreço à democracia”. Mário Covas faleceu em 2001 e teve Alckmin como vice em São Paulo.