Da redação
A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal iniciou nesta segunda-feira, 22, a participação no programa GDF na Sua Porta, no Plano Piloto. O foco é o acolhimento de pessoas em situação de rua, com atuação em pontos estratégicos já mapeados da região, conforme informou a própria secretaria.
Durante a semana, equipes da Unidade de Proteção Social (UPS 24 horas) abordam e atendem pessoas em áreas como a Torre de TV e o Eixo Cultural Ibero-americano, na Asa Norte. O atendimento é voltado àqueles que manifestarem interesse em encaminhamento para acolhimento institucional, oferecendo alternativas de inclusão social.
A operação, organizada pelo Governo do Distrito Federal, envolve também a Secretaria de Governo, a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Novacap, a Terracap e a Administração Regional do Plano Piloto. Os órgãos atuam de maneira coordenada para assegurar que ações de assistência e organização urbana ocorram simultaneamente.
Após o atendimento social, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, a DF Legal realiza o desmonte das estruturas ocupadas e transporta os pertences das pessoas em situação de rua para locais regulares escolhidos pelos próprios ocupantes. A secretária Giselle Ferreira afirmou que “a atuação integrada dos órgãos fortalece o atendimento e amplia as possibilidades de inclusão social”.
A UPS 24 horas tem a atribuição de oferecer atendimento contínuo a famílias e indivíduos em condições de vulnerabilidade e risco social, especialmente em situações de emergência e calamidade pública. Para os casos de acolhimento, as pessoas abordadas nas ruas serão encaminhadas para a Central de Vagas, responsável por direcionar os cidadãos a unidades apropriadas.
Segundo informações do governo local, o objetivo dessas ações é aprimorar o atendimento social, promovendo condições mais dignas e seguras para os que vivem nas ruas da capital federal e estabelecendo fluxos organizados para a oferta de serviços públicos a essa população.





