Da redação
O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou que Daniel Vorcaro, do Banco Master, lhe pareceu uma figura “muito doce”, mas ressaltou que é preciso diferenciar a impressão pessoal das atitudes. A declaração foi dada em entrevista ao programa Frente a Frente, ao comentar sua atuação como advogado contratado pelo Banco Master.
Temer explicou que seu escritório foi contratado para buscar uma solução negociada com agentes do mercado financeiro, envolvendo uma possível “liquidação privada” do Banco Master, opção alternativa à liquidação pública pelo Banco Central. Ele afirmou que não obteve sucesso nessa missão, pois ouviu dos representantes do setor que a saída seria inviável sem decisão do Banco Central, e, por isso, se desligou do caso.
O ex-presidente declarou que o banco não pagou a totalidade do valor combinado pelo serviço. Segundo dados enviados pela Receita Federal à Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Crime Organizado, o Banco Master informou ter repassado R$ 10 milhões ao escritório de Temer em 2025. Ele também comentou a legalização das apostas esportivas durante seu governo, disse não aplaudir o ato e defendeu regulamentação rigorosa, com fiscalização especial e restrições para beneficiários do Bolsa Família.
Na entrevista, Temer abordou ainda sua relação com Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT), relatando não ter conversado com Lula após a eleição e que não fala com Dilma desde o impeachment. Comentou ainda o encontro gravado com Joesley Batista em 2017 e opinou sobre os atos de 8 de janeiro. Em mês anterior, lançou o documento “Estrada Para o Futuro”, com cem páginas de sugestões para candidatos à Presidência, elogiado por Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo).




