Início Mundo Ucrânia acusa Estados Unidos de omissão sobre ataques e restrição do Starlink

Ucrânia acusa Estados Unidos de omissão sobre ataques e restrição do Starlink


Da redação

A Ucrânia acusou os Estados Unidos de ajudar a Rússia por supostamente não ter alertado sobre ataques iminentes com mísseis e por ter desacelerado o sistema de internet Starlink, usado para comunicação militar, após mísseis atingirem Kiev por duas noites consecutivas, segundo autoridades ucranianas.

O presidente americano, Donald Trump, afirmou que Washington continua apoiando a Ucrânia, enquanto um funcionário do governo declarou que a política dos Estados Unidos “não mudou”. A União Europeia, por sua vez, disse não haver “indícios” de interrupção na cooperação ocidental com o governo ucraniano.

Segundo relatos ucranianos, restrições à Starlink prejudicaram a defesa contra drones russos de alta velocidade e limitaram a capacidade de lançar ataques. O assessor presidencial Sergiy Beskrestnov disse que, “nossos parceiros nos privam de uma das poucas oportunidades que temos de defender o país contra os drones Shahed propulsionados por reatores”.

A Rússia informou o próximo fechamento de contratos para fornecimento de diesel aos Estados Unidos, enquanto Trump anunciou um “cessar-fogo energético”. Autoridades ucranianas registraram mortos em Kiev, Dnipro, Zaroporizhzhia e Lutsk após recentes ataques russos. O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, pediu o reforço de sistemas de defesa aérea para a Ucrânia.