Início Coluna Semana decisiva para a fechamento das nominatas

Semana decisiva para a fechamento das nominatas

Por Sandro Gianelli

Hoje (28), dá se inicio a última semana para quem pretende se candidatar em outubro, poder definir por qual partido disputará as eleições. Nos bastidores, já é perceptível que deputados com mandato e pré-candidatos que terão votações expressivas podem ficar sem mandato.

Justiça ou injustiça?

A definição do partido garante 60% de uma campanha. Os outros, 40% vão depender da formação de grupo, recursos e narrativa. Digo 60%, porque é na escolha do partido que acontecem aquelas pegadinhas do candidato ser bem votado e não ser eleito. E seu eleitor não entende porque outros candidatos, com votações, às vezes, menos da metade, garantem a eleição.

Confusão armada

A impressão que dá, apesar de o novo formato dessas eleições estar sendo posto em prática nesse ano, é que o cenário tem ficado ainda mais confuso. E isso provoca um tumulto em alguns partidos, com excesso de candidatos, com potencial de vitória. A conta não vai fechar.


Vai dar ruim

Nas eleições para a Câmara Legislativa, poucos partidos, dois ou três, no máximo, tem potencial de eleger três distritais. Dificilmente, um partido no DF, conseguirá eleger quatro deputados distritais. E tem siglas com seis nomes ou mais com potencial de vitória. Quando a conta fechar, muitos ficarão sem mandato, mesmo com votações significativas.


Igreja Mundial

A Igreja Mundial do Poder de Deus, liderado pelo apóstolo Valdemiro Santiago, vai seguir os passos de outras igrejas e se organiza para ocupar espaços políticos. A coordenação política nacional ficou sob o comando do ex-deputado federal Jorge Pinheiro. No DF, a igreja apoiara Gilvan Máximo para deputado federal; Bispo Vieira Reis para a Câmara Legislativa; e caminhará com Ibaneis rumo a eleição.


Curtas

O Comandante Genilson, Coronel da PMDF, se filiou ao PL, num evento com mais de quinhentas pessoas. Genilson vai disputar uma vaga para a Câmara Legislativa. Renata d’Aguiar trocou o PP pelo PMN, e concorrerá mais uma vez a distrital. Na esquerda está acontecendo uma debandada, muita gente trocando de siglas para ajustar as chances de vitória e não perder o discurso, conforme as tratativas que estão sendo finalizadas.


Marketing Político

Dica para quem tem ou não mandato. Faça sempre uma campanha permanente, isso é marketing político. O marketing utilizado nas eleições tem outro nome, é marketing eleitoral. Se você foi eleito em 2018 e não fez marketing político – campanha permanente – saiba que será bem mais difícil sua reeleição. E se você perdeu em 2018, e fez sua campanha permanente, não tenha medo, sua eleição será bem mais fácil do que daqueles que possuem mandato e não souberam trabalhar.


ENTREVISTA

Aneilton Veras

Presidente do Agir DF

O Agir pretende se federar com algum partido?

Não. Nós tivemos inclusive um encontro nacional, semana passada, com todos os presidentes dos diretórios regionais, onde reafirmamos que não faremos federação. Inclusive o nosso presidente nacional, Daniel Tourinho, têm reafirmando isso publicamente. Temos um enorme respeito e nos sentimos lisonjeados em sermos lembrados por diversas outras siglas, mas o martelo já foi batido e todos os estados estão focados em superar a cláusula de barreira com uma votação expressiva.

Como está a construção da nominata no Distrito Federal?

Hoje com os números que nós temos já garantimos a eleição de dois deputados distritais. Mas temos até o final dessa semana para concretizar algumas conversas e fechar outras alianças. Vamos brigar para fazer a terceira cadeira. Para federal temos já provados em urna mais de 40 mil votos e temos convicção que seremos competitivos.

O que você falaria para quem está procurando um partido para se candidatar?

Diria que é necessário analisar bem as nominatas que estão sendo montadas e principalmente o histórico do grupo político do qual fará parte. Aqui no Agir respeitamos o sonho daqueles que querem se eleger e estamos dando a condição de uma disputa igualitária onde todos podem chegar. Acreditamos que se houver a chance real da pessoa se eleger, temos certeza que ela fará o seu melhor, e nós vamos dar todo o apoio para que isso realmente aconteça.


Envie uma mensagem para o WhatsApp (61) 98406-8683 caso você tenha alguma notícia relacionada aos bastidores da política e queira vê-lá na Coluna do Gianelli.

*Sandro Gianelli é consultor em marketing político, jornalista, colunista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli, de segunda a sexta, para o portal Conectado ao Poder e para o Jornal Alô Brasília e apresenta um programa de entrevistas, aos domingos, das 9h às 11h, na rádio Metrópoles – 104,1 FM.