Início Brasil Polícia Federal indicia Jair Bolsonaro por apropriação indevida de joias da Arábia...

Polícia Federal indicia Jair Bolsonaro por apropriação indevida de joias da Arábia Saudita

Da redação do Conectado ao Poder

Além do ex-presidente, outras 11 pessoas são acusadas no inquérito que investiga a apropriação indevida de bens públicos.

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 11 pessoas no inquérito que apura a apropriação indevida de joias presentes da Arábia Saudita ao governo brasileiro. Bolsonaro é acusado de associação criminosa, lavagem de dinheiro e apropriação de bens públicos. Entre os indiciados estão figuras proeminentes como Bento Albuquerque, ex-ministro de Minas e Energia, Fábio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social, o advogado Frederick Wassef e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens.

O relatório final da PF foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que é o relator do caso. Moraes deve remeter o material à Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá se há evidências suficientes para denunciar Bolsonaro ou se solicitará o arquivamento do caso. A PGR também pode pedir que a PF aprofunde as investigações.

Se a PGR decidir denunciar Bolsonaro, o Supremo Tribunal Federal analisará o caso para determinar se o ex-presidente se tornará réu. O STF tem a opção de arquivar a denúncia ou encaminhar o caso para a primeira instância do Poder Judiciário.

O desfecho do caso pode ter implicações significativas para a carreira política de Bolsonaro e para os demais envolvidos, marcando um novo capítulo nas investigações sobre possíveis irregularidades em seu governo.