Início Site Página 4370

No DF, cobertura vacinal contra HPV entre meninas supera a de meninos

Dia Internacional da Conscientização sobre a doença, lembrado nesta segunda-feira (4), joga luz sobre prevenção e detecção precoce do vírus

A vacinação é o meio mais seguro e eficaz para combater o papiloma vírus humano, conhecido como HPV. A faixa etária entre 9 e 14 anos está entre as mais vulneráveis. No Distrito Federal, contudo, a taxa de cobertura vacinal nesse público está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 80%. Dados da Secretaria de Saúde (SES-DF) apontam que, nos últimos dez anos, entre 2017 e 2023, 59,4% das meninas receberam a segunda dose do imunizante contra o HPV, enquanto apenas 29.9% dos meninos tomaram a vacina.

O Dia Internacional da Conscientização sobre o HPV, lembrado nesta segunda-feira (4), destaca a importância da prevenção e da detecção precoce do vírus – a infecção sexualmente transmissível (IST) mais frequente no mundo. Os tipos 16 e o 18 são responsáveis por 70% dos casos globais de câncer do colo uterino.

Nesse cenário, a gerente da Rede de Frio da SES-DF, Tereza Pereira, reforça que a vacina contra o HPV previne de infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelo vírus dos tipos 6,11,16,18. “O imunizante oferece ainda proteção contra várias formas de câncer, incluindo colo do útero, vulva, vagina, ânus e verrugas genitais [condiloma]”, detalha.

A rede pública de saúde do DF atua conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para vacinar a população. Crianças e pré-adolescentes de 9 a 14 anos seguem o esquema de duas doses e intervalo recomendado de seis meses entre a primeira e a segunda administração da vacina.

A bancária Daniela Pereira, 42, mantém em dia o cartão de vacina da filha, Mariana Pereira, 10, incluindo as duas doses do imunizante contra o HPV. “Seguindo o calendário oficial, ela recebeu a primeira dose aos 9 anos”, conta. “Acredito que a vacinação é fundamental, pois é a forma mais simples e segura de proteger nossos filhos contra várias doenças, como o câncer”.

Público-alvo e alterações

Também devem se imunizar contra o HPV pessoas de 9 a 45 anos que possuem o vírus da imunodeficiência humana (HIV/Aids), indivíduos transplantados de órgãos ou medula óssea, pacientes oncológicos ou imunossuprimidos. Nesses casos, é necessária a prescrição médica para a aplicação da vacina na rede pública.

Para esses grupos, o esquema vacinal será de três doses, e o intervalo mínimo entre a primeira e a segunda é de 60 dias. Já entre a segunda e a terceira dose, é de 180 dias. O imunizante é contraindicado para gestantes e alérgicos aos componentes da vacina.

Em agosto de 2023, foram incluídas nas situações especiais vítimas de violência sexual com idade entre 9 e 45 anos que ainda não tinham sido vacinadas. O esquema para esse grupo será de duas doses para pessoas na faixa etária de 9 a 14 anos, com um intervalo de seis meses entre as aplicações e de três doses para pessoas de 15 a 45 anos, com um intervalo de 60 dias entre a primeira e a segunda dose e seis meses entre a segunda e a terceira dose.

Onde tomar a vacina?

Para auxiliar na prevenção, a SES-DF oferece a vacina quadrivalente, que protege contra os vírus dos tipos 6, 11, 16 e 18, para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Basta procurar uma das 176 unidades básicas de saúde (UBSs) espalhadas pela capital federal. A lista dos locais de vacina está disponível no site da pasta.

Já aqueles que fazem parte do grupo de imunobiológicos especiais são vacinados no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais do Distrito Federal (Crie/DF) e no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).

A doença

O HPV é um vírus capaz de infectar tanto a pele quanto a mucosa oral, genital e anal, provocando verrugas ou lesões que podem evoluir para um câncer, como os de colo do útero, vulva, vagina, ânus, pênis e orofaringe.

A principal forma de transmissão ocorre por meio de relações sexuais, mas também pode haver o contágio sem penetração desprotegida, como explica o ginecologista da SES-DF Farid Buitrago: “O HPV pode ser transmitido no contato direto com a pele infectada, mesmo que não haja penetração sexual. Isso pode incluir tocar as verrugas genitais ou outras áreas infectadas. Além disso, pode ocorrer também durante o parto, quando o bebê entra em contato com o canal de parto infectado”.

O vírus é, segundo o médico, frequentemente assintomático. Isso significa que muitas pessoas infectadas podem não apresentar sinais visíveis da infecção. No entanto, em alguns casos, o HPV pode causar sintomas, como verrugas genitais, lesões precursoras do câncer – especialmente do colo do útero –, infecções respiratórias e na garganta, coceira ou irritação, além de desconforto ou dor associados às verrugas genitais.

Não existe tratamento específico para eliminar completamente o vírus. Porém, muitas vezes, o sistema imunológico consegue combater a infecção naturalmente ao longo do tempo. Portanto, o tratamento indicado visa principalmente controlar os sintomas e, em alguns casos, monitorar e tratar lesões precoces associadas ao risco de câncer. Entre as formas mais comuns desse procedimento estão a remoção de verrugas, aplicação de medicamentos tópicos e terapia a laser.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília

Sesc-DF oferece consultas e exames gratuitos para mulheres  

Ação social acontece entre os dias 04 e 08 de março, das 7h às 16h, na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF) vai promover uma iniciativa especial dedicada ao bem-estar e à saúde do público feminino. As unidades móveis vão estacionar na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, entre os dias 04 e 08 de março, oferecendo gratuitamente consultas e exames gratuitos para mulheres de todas as idades. 

A expectativa é atender 600 mulheres ao longo da semana, 120 por dia, em consultas com médico da família e oftalmologista, exames preventivos (citopatológico), mamografias e inserção de DIU. O atendimento será feito das 8h às 17h. 

Para ser atendida, é necessário portar apenas o documento de identificação. A exceção é o DIU, que requer que a paciente esteja menstruada, ou apresente um exame beta HCG realizado 24h antes do procedimento. Ela também deve apresentar exame preventivo recente (até um ano). 

O objetivo é proporcionar um momento de cuidado e atenção à saúde, contribuindo para o bem-estar integral das mulheres do Distrito Federal que carecem deste tipo de atendimento. “Estamos comprometidos em oferecer recursos e apoio para que as mulheres do DF possam cuidar da sua saúde de forma acessível e integral”, afirmou Valcides de Araújo, diretor regional do Sesc-DF. 

O Sesc-DF convida todas as mulheres a aproveitarem esta oportunidade única de cuidar da sua saúde e bem-estar. Junte-se a nós nesta iniciativa dedicada a todas as mulheres do Distrito Federal. 

SERVIÇO 
Semana da mulher na Rodoviária 
Data: 04 a 08 de março 
Horário: 7h às 167h 
Local: plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, em frente ao shopping Conjunto Nacional 

Governo apresenta Ppcub ao setor produtivo do DF

Projeto visa organizar as normas urbanísticas de Brasília e garantir segurança jurídica para novos investimentos ao mesmo tempo em que preserva o patrimônio histórico da capital

O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta segunda-feira (4), mensagem encaminhando à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) o projeto de Lei Complementar do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (Ppcub). O projeto é aguardado e discutido há pelo menos 15 anos.

Antes de encaminhar o texto à CLDF, o tema foi exposto ao setor produtivo. Representantes locais da Fecomércio, Sinduscon, Ademi, Fibra e outras entidades puderam assistir a uma breve apresentação do assunto, com destaque aos principais pontos e mudanças. A explanação foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Marcelo Vaz, e endossada pelo governador Ibaneis Rocha.

O Ppcub é fundamental para a capital porque reúne toda legislação urbanística do Conjunto Urbanístico de Brasília (Cub), tombado nas instâncias distrital e federal e inscrito como patrimônio da humanidade. Ele abrange as regiões do Plano Piloto, Cruzeiro, Candangolândia, Sudoeste/Octogonal e Setor de Indústrias Gráficas (SIG), incluindo o Parque Nacional de Brasília e o espelho d’água do Lago Paranoá.

O documento foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) e agora será votado pelos deputados distritais. O governador Ibaneis Rocha elogiou o texto e espera que o DF possa se desenvolver ainda mais com a aprovação da norma.

“É exatamente isso o sentido de governar. É fazer com que a cidade fique livre dos percalços, das dificuldades, para que a gente facilite a vida de quem quer empreender na nossa cidade. Esse é o nosso principal objetivo enquanto governo. É ajudar os empreendedores a trazer desenvolvimento para o DF, fazer com que a cidade cresça cada vez mais, cresça dentro de uma segurança muito importante para todos nós. Agora, nós vamos trabalhar junto à Câmara Legislativa”, destacou Ibaneis Rocha.

A proposta é fruto de trabalho e de um amplo diálogo com representantes da sociedade civil, governo, setor produtivo, entidades de classe, entre outros. Além disso, o texto recebeu o endosso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), destacando seu respaldo técnico e a importância para a preservação do nosso legado histórico e cultural e foi aprovado pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan).

Todas essas fases de discussão de aprovação por diferentes setores e instâncias colaboram para a chamada segurança jurídica, que ocorre quando um cenário é favorável, previsível e seguro no ambiente de negócios. “É uma coisa que eu prezo muito. Como todos sabem, eu venho da advocacia e nós escutamos ao longo de muitos anos, desde a época em que eu estava na presidência da OAB-DF, as dificuldades dos empresários em se relacionar com o poder público no DF. E aí, nós estamos fazendo um trabalho desde janeiro de 2019, exatamente no sentido de melhorar esse relacionamento, de trazer o setor produtivo para dentro do governo, conversando com todas as vertentes, ouvindo os empresários, sempre que é necessária a atualização de alguma legislação”, acrescentou o chefe do Executivo.

Para o secretário da Seduh, Marcelo Vaz, o Ppcub traz uma organização ao que hoje é uma colcha de retalhos de normas urbanísticas. “É uma norma construída de acordo com o que a sociedade precisa. Nós conseguimos reunir em uma única norma tudo o que era necessário para garantir clareza e segurança jurídica a todos que habitam ou de alguma forma dialogam com a área tombada”, ressaltou o secretário.

Já o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, comemorou o envio do projeto à CLDF. “Cidade tombada não é cidade engessada. Precisamos atualizar as regras do plano de preservação e fazer com que o setor produtivo tenha mais segurança jurídica para investir em novos projetos. A capital do país precisa acompanhar o ritmo do desenvolvimento tecnológico, urbanístico e social pelo qual o mundo está passando”, avalia.

Principais diretrizes

A minuta do Projeto de Lei Complementar (PLC) possui 67 páginas e 15 anexos. No portal do Ppcub, a população ainda tem acesso a um tutorial de como interpretar e encontrar informações sobre a proposta de lei complementar, com campos explicando o que é o PPCUB, a área de abrangência, atuação, como consultar e próximos passos.

O texto foi elaborado com base em três diretrizes principais:

⇒ Plano de Preservação: proteção do patrimônio urbanístico e arquitetônico de Brasília, tratando das quatro escalas urbanas, que são: residencial, monumental, gregária (onde se situam os setores bancário, hoteleiro, comercial e de diversões) e bucólica (áreas livres e arborizadas);

⇒ Plano de Desenvolvimento Local: trata da elaboração de estudos, planos, programas e projetos para o futuro de Brasília;

⇒ Uso e Ocupação do Solo: atualização das normas de uso, ampliando o rol de atividades permitidas e padronizando os parâmetros de ocupação do solo.

O território

Para a organização da área, o Ppcub divide o conjunto urbanístico em 12 territórios de preservação (TPs), cada um com regras próprias e subdivididos em unidades de preservação (UPs), onde são definidos os parâmetros de uso e ocupação, os instrumentos de controle urbanístico e de preservação.

Dessa forma, o plano permitirá uma gestão do território do Cub com maior eficácia e de maneira compartilhada entre os órgãos distritais responsáveis pela cultura e fiscalização, e do governo federal, responsável pela preservação do sítio tombado.

Possibilitará, também, maior clareza e transparência quanto ao que deve ser preservado, definindo diretrizes para o planejamento urbano e a gestão do território. Com isso, é possível qualificar, modernizar e atingir a complementação desejável e sustentável do Cub.

Parâmetros urbanísticos

As planilhas de parâmetros urbanísticos e de preservação (Purps) serão os instrumentos do Ppcub mais utilizados no dia a dia, tanto por pessoas interessadas no licenciamento de atividades econômicas como por profissionais da área de arquitetura e engenharia. Localizada no Anexo VII da proposta de Lei Complementar, a Purp trata de três pontos principais:

⇒ Valor patrimonial: contempla o patrimônio cultural, indicando os bens efetivamente tombados e os exemplares com indicação de preservação;

⇒ Parâmetros de uso e ocupação do solo: estabelecem os parâmetros construtivos por grupo de lotes que possuem os mesmos índices urbanísticos e arquitetônicos;

⇒ Dispositivos de parcelamento e tratamento do espaço urbano: estabelecem desde as situações onde se aplicam determinados instrumentos até o reforço das diretrizes e recomendações.

*Com informações da Seduh

Fonte: Agência Brasíla

Estrada Parque Vale passa a se chamar Avenida Jóquei Clube

Foi promulgada nesta sexta-feira (1), com publicação no Diário da Câmara Legislativa, uma Lei, de autoria do deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), que altera a denominação da Estrada Parque Vale (EPVL), que fica em Vicente Pires.
De acordo com a nova Lei, a rodovia passará a se chamar Avenida Jóquei Clube. O texto também determina que o Setor Trecho 1 localizado no Setor Habitacional Vicente Pires, na região administrativa de Vicente Pires, passa a denominar-se Setor Jóquei Clube.

O projeto de lei original havia sido vetado parcialmente pelo governador Ibaneis Rocha. Recentemente, no entanto, os deputados distritais analisaram e derrubaram o veto do governador. Com isso, o texto da Lei foi promulgado pelo presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB).

Fonte: CLDF

Leilão da Receita Federal tem iPhone banhado a ouro em BH

A Receita Federal vai realizar um leilão de itens apreendidos ou abandonados que inclui um iPhone banhado a ouro.

O que aconteceu
O iPhone 13 Pro Max banhado a ouro será leiloado em Belo Horizonte. O lance mínimo inicial de R$ 4 mil.

Propostas poderão ser apresentadas a partir de 25 de março. O leilão online ficará aberto até 21h do dia 27, e a sessão pública será no dia 28, às 11h.

Outros 24 lotes fazem parte do mesmo leilão. Entre os itens estão veículos, smartwatches, eletrônicos e um aparelho removedor de rugas a laser, com lance mínimo de R$ 8,5 mil.

Como participar

O comprador deve acessar o Sistema de Leilão Eletrônico. O edital deste leilão é o de número 0600100/000001/2024. Os lotes podem ser visitados entre os dias 25 e 26 de março, mediante agendamento.

A abertura da sessão para lances será em 25 de março, às 8h. As propostas podem ser apresentadas no site até as 21h do dia 27 de março. A sessão pública será no dia 28, às 11h.

Pessoas físicas não poderão comprar todos os lotes. Elas podem oferecer propostas de valor de compra para os lotes de números 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 19, 20, 21 e 24.

Fonte: UOL


Água no Chopp

Após conquistar a recopa sul americana, o Fluminense optou por colocar um time todo de reservas para enfrentar o Botafogo.

Independentemente dos jogadores, Diniz comete um erro tático enorme ao entrar com 1 volante apenas (Lima), e o castigo vem rápido.

Em 15 minutos o Botafogo já vencia com 2 gols um em chute de fora da área e o outro dentro da área quando tinham mais atacantes do que defensores do Fluminense.

Com o placar adverso, o Fluminense parece ter entrado em campo, e começou a impor seu estilo de toques, até que aos 25 minutos Lelê desconta.

Aos 38 minutos, Douglas Costa sai machucado, entrando ÁRIAS.

A obsessão do Fluminense pela posse de bola parece gerar uma conduta irresponsável nos jogadores de não se preocupar com o tempo de jogo, quando está perdendo.

Apesar do gol, Lelê perdeu mais 2 oportunidades incríveis.

Enfim, foi um primeiro tempo festivo, parecendo pelada de fim de ano.

A grande diferença é que os jogadores do Botafogo quando perdem a bola, brigam até retomá-la, enquanto nossos jogadores só retomam quando o adversário erra.

Outra falha, essa antiga, é que quando estamos nos defendendo o time fica todo na nossa área e demora a sair, impedindo o contra ataque.

Voltamos para o segundo tempo com André, saindo Antônio Carlos.

Aos 8 minutos, Marlon irresponsávelmente tenta dar um lençol no adversário no nosso campo defensivo, e permite grande oportunidade ao Botafogo.

JK está visivelmente fora de forma, errando tudo.

Aos 16 minutos, saem Guga e Alexsander, entrando Marcelo e Martineli.

Aos 20 minutos, novamente Marlon irresponsávelmente dentro da nossa área tenta dar um chapéu no adversário, oferecendo mais uma oportunidade ao Botafogo.

Aos 26 minutos, sai Marlon para entrada de Marquinhos.

Aos 34 minutos, JK é empurrado na área, pênalti que ele mesmo cobra empatando o jogo.

Logo em seguida, André perde uma bola dominada e faz pênalti no atacante adversário, sendo expulso com justiça.

O atacante do Botafogo faz 3×2.

Aos 55 minutos, numa falha incrível de Marcelo, o Botafogo faz 4×2.

Uma derrota merecida que expôs todos os defeitos da equipe, inclusive os defeitos táticos.

Além disso, com um prejuízo enorme que foi a expulsão de André,  que ficará fora do primeiro jogo da semifinal.

Diniz tem uma semana para corrigir os defeitos escancarados nesta partida, e armar a equipe para o próximo jogo em busca do tricampeonato.

Bora Fluzão 🇭🇺🇭🇺🇭🇺🇭🇺

Raimundo Ribeiro

Apaixonado por futebol e, naturalmente Tricolor

Nikon faz parceria com NASA e desenvolve câmera sem espelho para funcionar na Lua

A Nikon anunciou na sexta-feira (1º) uma parceria com a NASA para produzir a Lunar Universal Portátil (HULC, sigla em inglês), uma câmera sem espelho, que será utilizada por astronautas americanos durante a missão Artemis III.

A câmera foi projetada para captar imagens com pouca luz e funcionar no ambiente hostil do polo sul lunar. Mesmo antes de fechar o acordo com a NASA, a empresa japonesa já fez testes térmicos, de vácuo e de radiação para simular condições extremas de uso em uma versão modificada de sua câmera top de linha, a Nikon Z9 full-frame mirrorless.

As simulações combinaram a base do sistema HULC com as lentes intercambiáveis Nikkor. Diferentemente das tradicionais câmeras DSLR, que utilizam um espelho para refletir a luz do objeto fotografado através de uma lente para visor óptico, as câmeras mirrorless não contam com um sistema de espelho reflexivo.

Elas capturam a luz, convertendo em sinal elétrico no sensor full-frame de 45,7 megapixels, formando uma imagem digital disponibilizada no visor eletrônico ou na tela LCD touchscreen.

A câmera da Nikkon na missão Artemis III

Astronautas da NASA testam um protótipo da câmera HULC em uma simulação de atividade extraveicular. Astronautas da NASA testam um protótipo da câmera HULC em uma simulação de atividade extraveicular. Fonte:  NASA/Bill Stafford 

Programada para ir ao espaço a bordo da espaçonave Orion, a missão Artemis III será o primeiro pouso humano na superfície lunar desde 1972. Durante a missão de 30 dias, a primeira mulher pisará na Lua ao lado de um colega astronauta, levados pelo Starship Human Landing System da SpaceX, durante uma semana. 

Embora o polo sul lunar, uma região com água congelada contida em crateras sempre escuras, seja de extremo interesse científico, a área apresenta múltiplos desafios tecnológicos e de engenharia, não só pelas condições extremas de iluminação e temperatura, mas também pelo vácuo severo e implacável.

Além do redesenho de vários circuitos e sequências de controle interno da HULC, para suportar elevadas quantidades de radiação, uma atenção especial deverá ser dada ao uso da Nikon Z9 adaptada durante as atividades extraveiculares (EVA).

Para facilitar o uso da câmera com as luvas grossas do traje espacial, foi criada uma empunhadura personalizada, que permite controles como liberação do obturador, reprodução e alternância de captura de foto/vídeo.

Fonte: TecMundo

Escola do Futuro inscreve a curso de violão em Caldas Novas e Goiás

Escola do Futuro oferece 60 vagas na cidade de Goiás e 60 em Caldas Novas para curso gratuito de violão (Foto: Secti)

A Escola do Futuro de Goiás está com inscrições abertas para o Curso de Qualificação na área de Instrumento Musical – Violão (Nível I), na modalidade presencial, nas cidades de Caldas Novas e cidade de Goiás.

O curso é gratuito, faz parte dos Núcleos de Promoção e Desenvolvimento Artístico do Estado de Goiás (NART) e oferece 60 vagas em cada uma das cidades. As inscrições vão até 30 de junho (30/06) e devem ser realizadas exclusivamente pelo site.

Escola do Futuro

As vagas são de fluxo contínuo, ou seja, podem ser preenchidas a qualquer momento. Duas turmas estão disponíveis em cada cidade, sendo destinadas a pessoas com idade entre 8 e 11 anos, enquanto outras três são direcionadas para pessoas acima de 14 anos.

Os candidatos serão escolhidos na ordem de inscrição e as turmas iniciarão assim que a quantidade de inscritos atingir o número de vagas disponíveis.

Do número total de vagas disponíveis, 60% são especialmente reservadas para alunos que estudaram em escolas públicas, têm renda familiar de até um salário mínimo e meio, enfrentam dificuldades sociais ou possuem deficiência ou transtornos globais do desenvolvimento.

Os NARTs estão distribuídos em diversas cidades goianas e integram todas as unidades da Escola do Futuro de Goiás (EFG), que, por sua vez, é uma instituição de ensino profissionalizante ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo de Goiás. Desde o ano de 2021, a EFG é gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett).

Serviço:
Assunto: Escola do Futuro abre inscrições para curso de violão em Caldas Novas e cidade de Goiás
Prazo: até 30/06
Inscrições

Fonte: Agência Cora de Notícias

Brasil e mais 23 países da Celac pedem cessar-fogo imediato em Gaza

O Brasil e mais 23 países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) emitiram declaração conjunta por um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, enclave palestino controlado pelo grupo Hamas que vem sendo alvo de ataques do governo de Israel. O documento que trata das ações israelenses na Palestina foi assinado durante a cúpula da Celac, na sexta-feira (1º), em Kingstown, capital de São Vicente de Granadinas.

“Conscientes da intransigência refletida nas declarações do governo de Israel e do agravamento da crise humanitária em Gaza, deploramos o assassinato de civis israelenses e palestinos, incluindo os cerca de 30 mil palestinos mortos desde o início da incursão de Israel em Gaza, e manifestamos profunda preocupação com a situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza e com o sofrimento da população civil palestina”, diz a declaração.

Os chefes de Estado endossaram “fortemente” a exigência da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) de um cessar-fogo humanitário imediato em Gaza e de que todas as partes no conflito cumpram o direito internacional, especialmente no que diz respeito à proteção de civis. A resolução da ONU foi aprovada em dezembro de 2023.

A declaração dos países da Celac cita ainda casos em curso na Corte Internacional de Justiça para determinar se a ocupação continuada do Estado da Palestina por Israel constitui violação do direito internacional e se o ataque de Israel a Gaza constituiria genocídio. Os países também enfatizam a exigência de libertação imediata e incondicional de todos os reféns, e reiteram a solução de dois estados, Israel e Palestina, vivendo lado a lado dentro de fronteiras seguras e reconhecidas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cúpula da Celac e, durante seu discurso, propôs uma moção à ONU pelo fim imediato do genocídio de palestinos na Faixa de Gaza, imposto pelo governo de Israel. Para Lula, a reação de Israel aos ataques do Hamas é “desproporcional e indiscriminada” e a “indiferença da comunidade internacional [aos atos] é chocante”.

No dia 7 de outubro de 2023, o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou um ataque surpresa de mísseis contra Israel e com a incursão de combatentes armados por terra, matando cerca de 1,2 mil civis e militares e fazendo centenas de reféns israelenses e estrangeiros.

Em resposta, Israel vem bombardeando várias infraestruturas do Hamas, em Gaza, e impôs cerco total ao território, com o corte do abastecimento de água, combustível e energia elétrica. Os ataques israelenses já deixaram cerca de 30 mil mortos, a maioria mulheres e crianças, além de feridos e desabrigados. A guerra entre Israel e Hamas tem origem na disputa por territórios que já foram ocupados por diversos povos, como hebreus e filisteus, dos quais descendem israelenses e palestinos.

Ainda na declaração, os países da Celac exigem a garantia de acesso humanitário às áreas afetadas e apoiam a Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras aos Refugiados da Palestina (UNRWA). Criada em 1949, a agência da ONU desenvolve ações sociais, como educação, saúde e moradia, destinadas a palestinos na Faixa de Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Síria e no Líbano.

No início deste ano, diversos países doadores suspenderam o financiamento à agência após denúncias de envolvimento de funcionários no ataque do grupo palestino Hamas a Israel, em 7 de outubro do ano passado. A UNRWA informou que rescindiu os contratos com os supostos envolvidos e abriu investigação.

O texto da Celac é assinado pelos chefes de Estado e de governo de Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Chile, Dominica, República Dominicana, Granada, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago e Venezuela.

A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos constitui o único mecanismo de diálogo que reúne, de maneira autônoma, o conjunto dos países em desenvolvimento do continente americano. Após 3 anos de afastamento, o Brasil se reintegrou em janeiro de 2023.

Apesar de ser um dos países fundadores da Celac, o governo anterior do Brasil deixou a comunidade, composta por 33 países. A reintegração ao bloco foi uma das primeiras medidas de política externa do presidente Lula no início de 2023, ao assumir o terceiro mandato.

Fonte: Agência Brasil

Setor externo responde por crescimento econômico em 2023

O setor externo foi responsável por dois terços do crescimento econômico de registrado em 2023, enquanto a demanda interna respondeu pelo restante. Da alta de 2,9% observada no ano passado, 2 pontos percentuais foram puxados pelo comércio com outros países, enquanto 0,9 ponto percentual saiu de consumidores e setor produtivo brasileiros. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as exportações brasileiras cresceram 9,1%, puxadas pela desvalorização do real ante o dólar e pela alta do preço das commodities no mercado internacional, que favoreceram os setores da agropecuária e do extrativismo mineral.

“A agropecuária também depende muito do clima. No ano passado, tivemos condições climáticas muito boas. E a gente tem bastante investimento nessa área”, explicou a pesquisadora do IBGE Rebeca Palis. “Há bastante tempo nossa pauta exportadora é muito baseada em commodities. Então tanto a produção da agro, principalmente milho e soja, quanto a parte extrativa foram muito exportadas”.

O que também contribuiu para o bom desempenho do setor externo foi a queda de 1,2% das importações, o que favorece positivamente o cálculo do PIB (soma de todos os bens e serviços produzidos no país).

Já a demanda interna foi puxada principalmente pelo aumento de 3,1% do consumo das famílias. “Em 2023, continuamos com melhora no mercado de trabalho, crescimento da massa salarial real, aliado a medidas governamentais, ou seja, os programas de transferência de renda às famílias. Além disso, tivemos um arrefecimento importante da inflação média, que em 2023 ficou em 4,6%, contra 9,3% do ano de 2022”, destacou Rebeca.

O consumo das famílias poderia ter crescido ainda mais se não fossem o elevado grau de endividamento dessas pessoas e o patamar da taxa básica de juros, a Selic, que ficou em média em 13% em 2023, acima dos 12,4% de 2022.

O consumo do governo cresceu 1,7% em 2023 e atingiu o maior patamar da série histórica do PIB, iniciada em 1996. Por outro lado, a formação bruta de capital fixo (investimentos) teve uma queda de 3% no ano, devido ao desempenho negativo dos investimentos em construção (-0,2%) e em máquinas e equipamentos (-9,4%).

Produção

Pelo lado do setor produtivo, a principal contribuição para o PIB nacional veio da agropecuária, que cresceu 15,1%, a maior variação desde 1996. A segunda atividade de maior impacto no PIB de 2023 foi a indústria extrativa mineral, com alta de 8,7%, principalmente devido ao desempenho do setor petrolífero.

Também houve destaque para o setor de eletricidade, água, gás e esgoto, que avançou 6,5%. Junto com o extrativismo mineral, este segmento sustentou o crescimento de 1,6% do setor industrial brasileiro, já que tanto a indústria da transformação quanto a construção tiveram quedas, de 1,3% e 0,5%, respectivamente.

Os serviços apresentaram crescimento médio de 2,4%, puxado principalmente pelas atividades financeiras, de seguros e de serviços relacionados (com alta de 6,6%). Os demais segmentos dos serviços apresentaram altas entre 0,6% (comércio) e 3% (atividades imobiliárias).

O PIB per capita cresceu 2,2% em 2023, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE.

Trimestre

O crescimento de 2,9% no PIB, em 2023, que colocou a economia brasileira em seu maior patamar desde o início da série histórica (em 1996), pode ser explicado pelo desempenho do país no primeiro semestre, com altas de 1,3% no primeiro trimestre e 0,8% no segundo trimestre, em relação aos trimestres anteriores.

No segundo semestre, o Produto Interno Bruto manteve-se estável, sem altas ou quedas nos terceiro e quarto trimestres.

Fonte: Agência Brasil

- Publicidade -
- Publicidade -