Novos estacionamentos e um novo retorno estão sendo feitos.
O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, através da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos segue atendendo pedidos da comunidade, com o objetivo de promover melhorias para o município.
A Avenida das Palmeiras, via principal do Parque Rio Branco, está recebendo obras para a melhoria do tráfego de veículos e mobilidade urbana nas ruas da região. Novos estacionamentos e um novo retorno estão sendo feitos.
O trabalho visa garantir um trânsito mais seguro, maior fluidez e melhora na locomoção para os motoristas, em uma das vias mais movimentadas da cidade.
“Além de melhorar o tráfego de veículos, as obras também deixarão o local mais bonito e organizado para a população”, disse o prefeito Pábio Mossoró.
A comerciante local Rosa Cardoso, acredita que o trabalho é essencial para assegurar o bem-estar dos pedestres e motoristas que utilizam a área. “Essa avenida é muito movimentada, fico feliz em ver a gestão preocupada com a nossa proteção e qualidade de vida, essa obra só vai trazer benefícios”, afirmou a vendedora.
O secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto, esteve no Programa Conectado ao Poder, da Rádio Atividade FM (107,1), e comentou como os trabalhos continuaram durante o período de afastamento do governador Ibaneis Rocha. O Conectado ao Poder vai ao ar, aos sábados, ao vivo, das 12h às 14h, na Atividade FM.
Na entrevista com o jornalista Sandro Gianelli, José Humberto afirmou que o afastamento do governador pegou todos de surpresa, tendo em vista que ele havia sido reconduzido ao cargo com uma votação expressiva.
Durante este período, Ibaneis respeitou a decisão do judiciário sem falar com ninguém do Governo. “O governador ficou os 65 dias sem falar com ninguém, cuidando só da questão jurídica e foi extraordinário, porque não teve nenhum problema, nada tinha de responsabilidade do governador”, destaca Humberto.
Mesmo com essa injustiça que ocorreu com o Chefe do Executivo, o secretário pontua que os trabalhos não pararam. “Todos os secretários e administradores, juntamente com a vice-governadora se reuniram e nós pontuamos que o trabalho precisava continuar”. José Humberto destaca que o trabalho de Celina Leão foi excepcional durante este período.
Ele comenta que mesmo tudo ocorrendo bem, foi impossível não sentir falta do líder, mas após o seu retorno, depois de ser comprovado que não houve envolvimento da sua parte com os atos do dia 8 de janeiro, trouxe uma alegria a todos. “A volta do nosso líder nos trouxe alegria, reenergizou todo mundo e agora, voltamos com carga total, com ritmo acelerado e recuperando o tempo perdido”, finaliza o secretário de Governo.
O deputado distrital Jorge Vianna (PSD) esteve no Programa Conectado ao Poder, da Rádio Atividade FM (107,1), e comentou sobre a pressão que podem fazer com os profissionais de enfermagem após o aumento do piso salarial. O Conectado ao Poder vai ao ar, aos sábados, ao vivo, das 12h às 14h, na Atividade FM.
Segundo o deputado, mesmo que ocorra um risco de demissão em massa com o aumento do piso, existe o dimensionamento de pessoal. “Um dono de hospital pode até querer demitir um enfermeiro ou técnico de enfermagem, mas, antes, o Conselho Regional de Enfermagem vai fiscalizar se a quantidade de profissionais que está atendendo no hospital é suficiente para que não dê a desassistência do paciente”, explica Jorge Vianna.
O distrital finaliza dizendo: “eu acredito que isso vai ser uma pressão que eles vão fazer com os profissionais, mas que não irá prosperar”, conclui.
O tão aguardado Túnel de Taguatinga deve ser liberado no mês do aniversário da cidade. Taguatinga comemorará 65 anos no dia 5 de junho. A previsão é que os motoristas que trafegam pelo centro da cidade recebam o Túnel, totalmente liberado, ainda em junho. A confirmação foi dada pelo presidente do DER, Fauci Nacfur e pelo secretário de governo do DF, José Humberto Pires, em entrevista para o Conectado ao Poder na rádio Atividade. A data oficial ainda não foi definida.
Injustiça
O deputado distrital Jorge Vianna, numa escala de zero a dez, avalia que o afastamento do governador Ibaneis merece uma nota 9,5, pela injustiça gerada à Ibaneis, reeleito no primeiro turno em 2022 e avaliado, em maio, pelo Instituto Paraná Pesquisas, com avaliação positiva superior a 60%. O que comprova que a população do DF não concordou com seu afastamento.
Fim do nem, nem
A secretária do Entorno do DF, Carol Fleury, mudou a relação entre o governo do Estado de Goiás e as prefeituras do Entorno. Eleitores e políticos se sentiam abandonados pelo Estado. Com a criação da secretaria e a presença de Carol junto as autoridades dos municípios, o sentimento é de total mudança. Carol tem percorrido mais de um município por dia, sem descanso aos finais de semana e feriado. E tem gerado feitos antes inimagináveis, garantindo a presença de secretários de Estado, que tem saído de Goiânia e vindo até o Entorno ouvir e presenciar as demandas locais. Parece o básico, mas não acontecia. Ponto para Caiado.
Nós x Eles
Enquete realizada no Conectado ao Poder, da rádio Atividade, no último sábado (6), mostrou que a maioria dos ouvintes, reprovaram a ação da Polícia Federal realizada na residência do ex-presidente Bolsonaro. Os ouvintes externaram que existem problemas mais importantes do que o cartão de vacina de Bolsonaro. E que os policiais poderiam estar envolvidos em operações mais relevantes para o país.
Vingadores no Senado
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o senador Marcos do Val, renderam um bom roteiro de filme de ação, durante audiência pública realizada na Comissão de Segurança Pública do Senado Federal. Dino rebateu questionamento feito pelo senador com ironia: “se você é da Swat, eu sou dos Vingadores”. Vão marcar a luta ou vão ficar só na ameaça?
V de vingança
A pergunta que não quer calar é se o tom é de Vingadores ou de Vingança na política adotada pelo governo Lula em relação a todas as prisões e condenações ocorridas durante a Operação Lava Jato.
Adeus a Chico Santa Rita
O consultor político e jornalista Chico Santa Rita faleceu na última segunda-feira (8). Chico é um dos maiores escritores de marketing político do Brasil. Sua principal campanha foi a eleição de Fernando Collor de Melo, presidente da República, em 1989.
* Sandro Gianelli é consultor em marketing político, jornalista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli para o portal Conectado ao Poder e apresenta o Conectado ao Poder na rádio Atividade FM.
Iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer pretende conscientizar sobre a proteção de crianças e adolescentes
Foto: SEL
O foguetinho do parque Ana Lídia, um dos cartões postais de Brasília, recebeu pela primeira vez, iluminação especial em apoio ao Maio Laranja. O mês foi instituído por meio da Lei n° 14.432, de 3 de agosto de 2022, como mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Durante todo o mês de maio, a Secretaria de Esporte e Lazer em parceria com o Parque da Cidade realizará diversas atividades que objetivam a conscientização sobre a proteção de crianças e adolescentes de todo país.
Dentre as ações que estão previstas para fortalecer a campanha estão previstas o lançamento da Rádio Ana Lídia, que terá o intuito de levar informação aos frequentadores do local sobre como contribuir para o combate à pedofilia, abuso e exploração infantil, bem como o de fomentar a publicidade das crianças desaparecidas no DF, além de transmitir uma programação musical específica para o público infantil.
O secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, comenta sobre a importância da criação de ações que visam colaborar para a prevenção do abuso sexual de crianças e adolescentes. “Infelizmente esses registros ainda são uma realidade em nosso país. Essa iluminação é um registro do nosso apoio ao Maio Laranja”, diz. “Enquanto poder público, não vamos medir esforços para realizar ações que levem à conscientização contra qualquer tipo de maus-tratos infanto-juvenil em nossa cidade. Essa é uma luta de todos nós”, reforça.
História
O parque leva o nome da pequena Ana Lídia, menina de 7 anos, vítima de um dos crimes mais bárbaros de Brasília, em 1973. Ana foi sequestrada, vítima de violência sexual e morta.
Em homenagem à criança, o espaço infantil do Parque foi batizado com o nome da menina um ano após a sua morte.
Brasília se destaca na estrutura e nos atrativos para sediar grandes eventos; orçamento da Setur para este ano visa beneficiar mais de 50 segmentos
Comemorado nesta segunda-feira (8), o Dia Nacional do Turismo, criado em 2012, visa conscientizar a população e fomentar as atividades nacionais do setor. Para incentivar o turismo no DF, o Governo do Distrito Federal (GDF) investirá, somente neste ano, R$ 100 milhões, beneficiando mais de 50 segmentos turísticos.
O secretário do Turismo, Cristiano Araújo, acredita que comemorar a data é, também, celebrar o desenvolvimento econômico e social do país. “O turismo gera produtos, bens e serviços de valores incalculáveis das riquezas culturais, econômicas e sociais do país. Aqui, na capital do Brasil, impulsionar o setor produtivo tem se tornado uma das prioridades do GDF”, afirma
Ele destaca também que a Secretaria de Turismo (Setur) tem atuado em conjunto com todo o setor para o fomento do DF. “Estamos trabalhando em parceria com todo o trade, alinhados com o Ministério do Turismo, buscando soluções que possam atrair, cada vez mais, o turista nacional e internacional para nossa cidade”, destaca.
Brasília está entre os principais destinos turísticos de brasileiros e estrangeiros. O DF é o terceiro polo gastronômico do país, está entre as cinco cidades brasileiras com maior visitação náutica e conta um grande parque hoteleiro com mais de 400 hotéis, de acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar).
Estruturada para receber turistas de negócios ou eventos, a cidade oferece equipamentos e serviços turísticos de alto padrão de qualidade, e tem atraído festivais, congressos e feiras de empreendedorismo.
“Temos buscado atrair feiras de turismo, eventos de tecnologia, esportivos, entre outros, para fomentar o turismo e a economia. Recentemente, participamos da Bolsa de Turismo de Lisboa [considerada uma das maiores feiras internacionais do setor]. Estamos recebendo muitos eventos, e todos têm o potencial de promover a nossa cidade”, completa Cristiano Araújo.
O secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, que tem participado de visitas e eventos nas embaixadas para promoção da cidade, reforça que as parcerias trarão benefícios a diversas áreas do DF: “As empresas do setor de comércio de bens, serviços e turismo representam quase 50% do PIB privado do DF. Com apoio de outros órgãos do GDF, como a Setur, nossa meta é não só aumentar as exportações, mas trazer mais turistas e movimentar a cadeia produtiva das cidades”.
O secretário de Esporte e Lazer interino, Renato Junqueira, destaca que Brasília permanece na lista das cidades com potencial para receber eventos esportivos de grandes magnitudes. “A vinda da Liga das Nações de Vôlei Feminino em junho e o lançamento da candidatura de Brasília para receber os Jogos da Juventude em 2025 mostram que a cidade se consagra como um dos principais destinos turísticos e esportivos do país”, diz.
“Além do mais, Brasília também oferece diversos cenários para os amantes das práticas esportivas, como o Lago Paranoá e o Parque da Cidade, sem falar nas inúmeras corridas de rua que acontecem por aqui, oportunidade em que recebemos corredores de diversas partes do país. Investir na realização de grandes eventos é também fortalecer o setor turístico e econômico, bem como ampliar a oferta de emprego e geração de renda em nossa cidade”, acrescenta Renato Junqueira.
Atendimento e atrações turísticas
De acordo com dados divulgados pela Inframerica, empresa responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Brasília, houve um aumento no número de passageiros no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram contabilizados 3,5 milhões de passageiros entre janeiro e março deste ano, um crescimento de 11% em relação ao primeiro trimestre de 2022.
Para atender as pessoas que visitam o DF, a cidade conta com cinco centros de apoio ao turista (CATs): no aeroporto, na Esplanada dos Ministérios, na Rodoviária Interestadual, na Superquadra 308 da Asa Sul e na Torre de TV, onde foi recém-inaugurada uma unidade móvel. O espaço funciona de sexta a domingo, em todos os fins de semanas e feriados. São oferecidas gratuitamente informações sobre os produtos e serviços turísticos no DF e Entorno, como mapas, guias turísticos e materiais promocionais, distribuídos individualmente.
“Atendemos em média 150 pessoas por dia das 9 às 17h. No CAT damos todo o apoio que o turista precisa, informamos os atrativos da cidade, os locais para visita que precisam de agendamento, os destinos fora do Plano Piloto com as atividades dentro do turismo rural, as feiras da cidades, entre outras informações”, relata o assessor técnico da Setur, Gustavo Bessa.
O paulistano Cleytton Domingues, em visita à cidade pela primeira vez, passou pelo espaço em busca de informações. “Sempre ouvi falar de Brasília, afinal é a capital do país, e tinha curiosidade sobre o turismo local; então, aproveitei as férias e vim com minha esposa conhecer a cidade. Estamos ansiosos”, conta o turista.
A coleção Rotas Brasília, disponível para os viajantes nos CATs e no site da Secretaria de Turismo, reúne 13 rotas turísticas, organizadas por segmentos que mostram que a capital vai muito além da política, apresentando as atrações e espaços para visitação que atraem pessoas de todos os gostos e todos os bolsos.
“Aqui não é apenas turismo cívico. Além dos monumentos da cidade, temos a Rota do Café, a das Vinícolas, a do Cavalo, entre outras. Estamos construindo um plano de ação, no intuito de oferecer novos produtos às operadoras”, conclui Cristiano Araújo.
Projeto de expansão conta com investimento de R$ 1,3 milhão
Obra muito aguardada pelos moradores da região do Itapoã e arredores, a duplicação da DF-250 começa a receber na iluminação equipamentos LED, que oferecem tecnologia mais eficiente e econômica. Ao todo, serão investidos R$ 1,3 milhão no projeto de expansão, com verbas designadas pela Secretaria de Obras (SEO), originárias da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).
Nesta primeira etapa, a expansão do parque de iluminação pública na DF-250 contou com o investimento de R$ 556.504,27 para a instalação de 146 postes de concreto de 16 metros de altura, já com luminárias em LED Grid 280w.
“A obra foi uma solicitação do governador Ibaneis Rocha”, afirma o presidente da CEB, Edison Garcia. “O fluxo de veículos nessa região do Distrito Federal tem aumentado bastante; e, como se trata de uma rodovia, ter iluminação é um diferencial de segurança para todos que trafegam por aqui.”
Só em 2022, foram quase 17 mil ocorrências desta natureza; delegacias especializadas trabalham ininterruptamente no acolhimento a esses casos
As mulheres vítimas de violência doméstica e familiar contam com delegacias especializadas que funcionam 24 horas por dia. A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam I), na 204/205 Sul, e a Deam II, em Ceilândia, têm o propósito de acolher essas vítimas e encaminhá-las aos espaços de assistência criados pelo Governo do Distrito Federal (GDF), como é o caso da Casa da Mulher Brasileira e da Casa Abrigo.
Somente em 2022, as duas delegacias especializadas somaram 7.458 ocorrências relacionadas à lei Maria da Penha, com mais de quatro mil medidas protetivas requisitadas. Apesar disso, o atendimento sobre violência doméstica por parte da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) não é exclusividade das Deams.
Todas as delegacias circunscricionais da PCDF contam com seções de atendimento às mulheres. Ao todo, as delegacias do DF tiveram 16.949 de crimes de violência doméstica, com Ceilândia, Planaltina e Samambaia no topo do ranking das regiões com mais registros.
De acordo com a delegada-chefe da Deam II, Letízia Lourenço, o atendimento a essas vítimas é diferenciado. “Nós estamos cada vez mais aprimorando o acolhimento para as mulheres vítimas de violência”, afirma. “Os policiais são capacitados para que haja esse atendimento humanizado”.
Além do atendimento exclusivo nas Deams, as mulheres têm um espaço com privacidade para narrar os fatos a agentes preferencialmente do sexo feminino. Após isso, as vítimas são encaminhadas para acolhimento e apoio psicológico na Casa Abrigo e na Casa da Mulher Brasileira.
Atuação
A PCDF dispõe também dos postos do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Nuiam) na Deam I, 6ª Delegacia de Polícia (DP), 11ª DP, 29ª DP e 38ª DP. São espaços cedidos pela corporação para que outras instituições do governo, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, possam atuar diretamente no acolhimento às vítimas.
As mulheres também contam com serviço online de registro de ocorrências, que funciona 24h por dia. Somente no ano passado, a delegacia eletrônica registrou 1.172 ocorrências relacionadas à lei Maria da Penha, o que equivale a uma média de três registros por dia.
“No final das contas, a denúncia é o que move as ações da PCDF; então, a gente pede que a mulher rompa esse ciclo e faça a denúncia para que a gente consiga trabalhar em prol de sua segurança”, reforça Letízia.
As vias, que ficam em frente ao Pátio Brasil e se encontram com buracos provocados pelas chuvas e tráfego intenso, estão sendo recuperadas pela Novacap
Nesta segunda-feira (8), as ruas próximas à parada de ônibus da W3 sul em frente ao Pátio Brasil são foco da operação tapa-buraco. As vias foram interditadas para serem recuperadas com 15 toneladas de massa asfáltica. Assim que receber o asfalto, o trânsito já estará liberado.
De acordo com a chefe da Divisão de Manutenção e Conservação de Vias da Novacap, Walquiria Marra Rodrigues, a principal causa dos buracos no Setor Comercial Sul são os cortes provenientes de serviços.
Walquiria explicou que no local do corte demanda-se um ponto frágil, devido à remoção da estrutura para passagem de tubulações. Isso mexe no suporte da capa asfáltica, acontecendo um recalque do remendo por não conseguir uma compactação ideal – gerando, assim, a formação de um buraco, que sofre principalmente com a ação do tráfego e a infiltração da água no período chuvoso.
Cuidando destes recalques, vamos evitar buracos e teremos condições de tráfego sem desconforto por se tratar de uma área com muitos veículos estacionados e passantes”, afirmou a chefe da divisão.
No processo de recuperação foi feito o corte, recalque de vala e reposição asfáltica.
Monarca e a rainha Camilla aparecem nas imagens oficiais acompanhados de outros membros da família real
A Família Real divulgou nesta segunda-feira, 8, o primeiro retrato oficial do rei Charles III após sua coração. Na imagem, o soberano de 74 anos aparece sentando no trono, com a coroa de Santo Eduardo, o orbe e o cetro, além da capa e a roupa usada na cerimônia.
A coroação aconteceu no último sábado, 6, na Abadia de Westminster, diante de representantes de monarquias e nações do mundo inteiro, inclusive o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Lula da Silva.
“O primeiro retrato oficial de Sua Majestade o rei após a sua coroação no dia 6 de maio”, diz a legenda da imagem de Hugo Burnand.
Uma foto de Charles e Camilla também foi divulgada com uma mensagem dele: “À medida que o fim de semana da Coroação chega ao fim, a minha esposa e eu só queríamos partilhar os nossos mais sinceros agradecimentos a todos aqueles que ajudaram a tornar esta ocasião tão especial”, disse Charles.
A mensagem também agradece o serviço das pessoas que trabalharam no evento de coroação.
“Prestamos especial homenagem às inúmeras pessoas que deram o seu tempo e dedicação para garantir que as celebrações em Londres, Windsor e mais longe fossem o mais felizes, seguras e agradáveis possível. Aos que se juntaram às celebrações – seja em casa, em festas de rua e almoços, ou voluntariado nas comunidades – agradecemos a todos e a todos”, afirmou.
“Saber que temos seu apoio e encorajamento, e testemunhar sua bondade expressa de tantas maneiras diferentes, tem sido o maior presente de coroação possível, pois agora dedicamos nossas vidas a servir o povo do Reino Unido, Reinos e Commonwealth”, finalizou o monarca.
Charles III é oficialmente coroado rei do Reino Unido:
Uma outra imagem foi publicada, com membros próximos da Família Real – o príncipe Harry ficou de fora, assim como o príncipe Andrew.
Cookies são pequenos arquivos de texto que podem ser usados por sites para tornar a experiência do usuário mais eficiente. A lei afirma que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se eles forem estritamente necessários para o funcionamento deste site. Para todos os outros tipos de cookies, precisamos de sua permissão. Este site usa diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem em nossas páginas.
Necessary cookies help make a website usable by enabling basic functions like page navigation and access to secure areas of the website. The website cannot function properly without these cookies.
Marketing cookies are used to track visitors across websites. The intention is to display ads that are relevant and engaging for the individual user and thereby more valuable for publishers and third party advertisers.
Preference cookies enable a website to remember information that changes the way the website behaves or looks, like your preferred language or the region that you are in.