Início Site Página 5818

Coluna Entorno do Jornal Alô Brasília por Sandro Gianelli

Sem Título-1Os bastidores da política na região metropolitana do DF

A prefeitura de Novo Gama é responsável pela maior Via Sacra do Entorno Sul. O evento conta com 600 artistas e um público superior a 50 mil pessoas. No dia 25 de março, será realizada a XVI edição, no Morro Santo do Lago Azul, à partir das 16h.

Marconi na rede

O governador Marconi Perillo (PSDB), se reuniu com blogueiros goianos, no Palácio das Esmeraldas. Marconi reconhece a força das redes sociais, que, segundo ele, têm pautado muitas discussões. Só faltou estender o convite para os blogueiros da região do entorno do DF.

Câmara nos Bairros

A Câmara Municipal de Luziânia está realizando sessões ordinárias em vários bairros. O projeto “Câmara nos Bairros” acontecerá uma vez por mês. O primeiro evento foi no Jardim Ingá. A sessão itinerante é uma oportunidade de ouvir as demandas da comunidade. O que chama a atenção é que o projeto foi implantado no ano das eleições.

Candidatura

O médico e ex-secretário municipal de saúde de Novo Gama, Dr. Santana, colocou seu nome como candidato a prefeito. Algumas pessoas acreditam que a ex-prefeita e ex-deputada estadual, Sônia Chaves, abrirá mão de sua candidatura em apoio a Santana.

Time forte

Em Águas Lindas, o prefeito Hildo do Candango conta com 12 partidos em seu projeto de reeleição. São eles: PTB, PSB, PSDB, PSC, PMN, PHS, PTN, PRB, PSD, SD, REDE e PV.

Troca-troca

A janela partidária movimentou as Câmaras de Vereadores em todo o entorno.

Cidade Ocidental – O PP ganha dois vereadores: Sávio Meireles deixou o PTC e Douglas Martinho deixou o PTB. Zé Divino troca o PSD pelo PTN.
Novo Gama – O vereador Narciso Pereira (foto) trocou o PPL pelo Pros. Medeiros troca o PPS pelo DEM. O PRB ganha dois vereadores: o presidente da Câmara, Alan do Sacolão, que foi do PSD e da Rede e Danilo Só Alegria, que passou pelo PSDB e PROS.
Valparaíso – O vereador Geraldo Alves trocou o PDT pelo PRB. Já o suplente de vereador, Carlinhos Dentista, abandona o PT do B e se filia no PPL.
Luziânia – O PSDB ganha quatro vereadores: Marcos Cunha, Ana Lucia Silva, Luzia Diretora e Écio Carlos.

Dica de Marketing Político

A internet terá papel ativo nas eleições de 2016. O candidato que souber explorá-la, terá um grande aliado na campanha eleitoral. Vale ressaltar que não adianta estar apenas presente nas redes sociais, o principal é o conteúdo, o monitoramento e o relacionamento.

Por Sandro Gianelli
Coluna Entorno, Jornal Alô Brasília

Deputada Luzia de Paula entrega a cobertura da quadra escolar no P Sul

DSC_0311-1A deputada Luzia de Paula (PSB) inaugurou nesta terça-feira (22/3), a cobertura da quadra poliesportiva do Centro de Ensino Especial Nº 01, do setor P Sul, em Ceilândia. A solenidade contou com a presença de toda a equipe da instituição, alunos e pais.

A deputada foi recebida pela diretora Ana Maria, que acredita que a melhoria servirá não só para os alunos, mas, para toda a comunidade. “Esta obra é tão importante que não consigo descrever. As possibilidades são inenarráveis. Estamos pensando em abrir a escola para que a comunidade possa praticar esportes à noite e vamos expandir os benefícios realizando trabalhos sociais com os adolescentes”, disse.

Para Luzia, a obra tem significado especial. “Essa escola não vinha recebendo a devida atenção. São mais de 30 anos à espera da cobertura dessa quadra. Sinto muito orgulho de poder ajudar tanto os alunos quanto a comunidade”, afirma.

O coordenador da regional de ensino de Ceilândia, Marcos Antônio, entende que a cobertura da quadra foi fundamental. “Os alunos especiais necessitavam desse cuidado. Hoje, a principal fonte de recurso para a educação são as emendas parlamentares, a deputada Luzia de Paula tem buscado trazer, para a Ceilândia, os recursos necessários para que possamos desenvolver essa cidade conforme ela merece”. Afirma.

Para o administrador de Ceilândia, Vilson José, a cobertura da quadra tem um valor muito importante para as pessoas com deficiência. “Entregamos uma obra de qualidade e em tempo recorde, foram menos de 100 dias e 30% de economia. Essa é uma proposta da administração regional de Ceilândia, entregar obras com rapidez, qualidade e zelando pelo recurso público”, disse.

“Hoje encerramos um sofrimento de 30 anos para os alunos desta escola, a entrega dessa cobertura trará mais conforto para eles. Destinei outra emenda para que possamos complementar essa obra, ainda esse ano. Será construído o alambrado, vestiários, banheiros e o piso”, conclui a parlamentar.

Fonte: luziadepaula.com.br

Relatório da Câmara Legislativa reprova escolas públicas do DF

Michael Melo/MetrópolesSalas sem ventilação, inexistência de quadras poliesportivas, falhas elétricas e falta de água são alguns dos problemas identificados. Presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura afirma que, em alguns casos, o melhor seria demolir unidades de ensino.

O GDF não tem feito a lição de casa, embora não faltem deveres a serem concluídos. Os sucessivos relatos na imprensa sobre a má condição das escolas públicas locais, as reclamações de pais e alunos, os alertas de professores e até mesmo levantamentos de órgãos oficiais — como relatório do Tribunal de Contas do DF (TCDF) — não foram suficientes para melhorar as condições das instituições. Agora, um novo documento reforça os graves problemas que fazem parte do cotidiano de quem passa o dia entre lousas, livros, cadernos e carteiras. Segundo o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa, deputado Reginaldo Veras (PDT), em alguns casos, a situação é tão crítica que os edifícios deveriam ser demolidos.

O parlamentar visitou mais de 50 colégios nas 14 regionais de ensino e elaborou um relatório com as observações feitas nos locais. Na sessão de terça-feira (22/3), Veras chegou a dizer que alguns deveriam ser implodidos antes que causassem danos mais graves aos alunos. Entre as unidades citadas, estão a Escola Classe 415 de Samambaia (foto principal) e a Escola Classe Vila Areal. A reportagem do Metrópoles esteve nos dois endereços e conferiu de perto o descaso do Estado com a infraestrutura dessas instituições.

Na Escola Classe 415 de Samambaia, cerca de 580 alunos do ensino fundamental, até o 5º ano, têm de enfrentar desafios diários para aprender. A começar pelo calor nas salas de aula. “O colégio foi construído há 24 anos de forma provisória. Os prédios foram feitos com pé-direito baixo e com placas de concreto, o que deixa os ambientes muito quentes”, explica a diretora da unidade, Vera Leude da Silva. Ela conta também que, por ter o sistema elétrico antigo, não há como instalar ar-condicionado, e até mesmo os ventiladores têm problemas.

Na época das chuvas, a situação é ainda pior. Rachaduras no teto transformam salas em cachoeiras e professores tem de levar os alunos para outro local. “A água ainda escorre pelas paredes e alcança as tomadas, gerando riscos de curto-circuito”, comenta Vera.

Mangueiras de incêndio
No lado de fora, mais obstáculos. As mangueiras de incêndio estão inutilizáveis e a escola foi notificada pelos bombeiros. Na suposta área de lazer, o mato e cupinzeiros tomam conta do espaço. Até caco de vidro fica escondido em meio a vegetação. Não há quadra coberta, e o parquinho precisa de manutenção.

As condições críticas fizeram a diretora recorrer ao Ministério Público. “Aguardamos um mandado para que a Secretaria de Educação seja obrigada a tomar uma atitude”, afirma.

Caixa d’água quebrada
No Areal, as dificuldades são semelhantes. O prédio também foi construído em caráter provisório, em 1971, com telhas de zinco e paredes baixas, que também contribuem para o calor. O ambiente quente é ainda mais prejudicial pelas constantes faltas de água. “Nossa caixa d’água está quebrada desde 2012. Só neste ano, mandei três pedidos para a secretaria enviar alguém para resolver a situação”, relata o diretor Jorge Luiz de Oliveira. Sem o equipamento, a escola fica vulnerável às faltas de água da região. “Algumas vezes temos de liberar os estudantes”, completa Oliveira.

As chuvas também atrapalham. Sem sistema de escoamento adequado, a lama escorre para a quadra coberta, tirando dos alunos uma das poucas melhorias conquistadas.

Além das escolas
Para o deputado Reginaldo Veras, as dificuldades estruturais são consequências de problemas administrativos da educação. O relatório aponta a necessidade de construção de novas escolas para atender a demanda por vagas. “Um exemplo disso é a região do Paranoá, onde a carência é de cerca de 7,5 mil vagas”, destacou.

Outra questão é o repasse de verbas para os colégios. Segundo Veras, o sistema educacional sofre com a falta de investimentos. “É preciso que o governo determine prioridades. E a educação tem que ser uma delas”. Para ele, mesmo quando há dinheiro, faltam pessoas. “Já tentei encaminhar parte da emenda parlamentar para o setor, mas a secretaria tem déficit de profissionais, como engenheiros e arquitetos, o que dificulta o processo de reforma de colégios”, aponta.

Por fim, o deputado sugeriu a ampliação do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), que prevê o repasse direto de verbas para diretores de escolas, dando autonomia para pequenos reparos e reformas.

Fonte: Metrópoles

Casos confirmados de dengue no DF crescem 310% em relação a 2015

fumaceForam 6.958 exames positivos até dia 21, contra 1.697 no ano passado. Suspeitas subiram 223%; semana teve menor índice desde o início do ano.

O número de pacientes com dengue confirmada no Distrito Federal cresceu 310% em relação a 2015, segundo dados da Secretaria de Saúde divulgados nesta quarta (23). Até a última segunda-feira (21), 6.958 casos haviam sido atestados por exames. No mesmo período de 2015, eram 1.697 infecções.

O boletim mostra que a dengue segue concentrada em algumas regiões da capital federal. Brazlândia, Ceilândia, Taguatinga, São Sebastião, Samambaia e Planaltina respondem, juntas, por 6 em cada 10 casos da doença. Líder em infecções, Brazlândia tem 19% dos casos confirmados até esta segunda.

A infecção transmitida pelo mosquito Aedes aegypti já foi detectada em todas as regiões administrativas do DF, incluindo SIA e Varjão, que não tiveram casos registrados durante todo o ano de 2015.

Em Brazlândia, os 1.313 casos até o momento representam aumento de 3.651% em relação aos 35 que apareceram no mesmo período de 2015. Segundo cálculos da própria Secretaria de Saúde, a dengue atinge mais de 2% de todos os habitantes da região.

No Itapoã, o número passou de 19 para 264 – alta de 1.289% entre 2015 e 2016. Apenas Lago Sul e Sobradinho II tiveram redução na incidência de dengue, em taxas de 9% e 19,3%, respectivamente.

Apesar dos números elevados, o relatório indica que a última semana (entre os dias 14 e 21) registrou o menor nível de infecções por dengue desde o início do ano. Foram 41 casos confirmados em sete dias – em média, um contágio a cada quatro horas. Em fevereiro, a Saúde do DF chegou a contabilizar 1.212 novos casos em uma única semana.

Outros casos
O índice de mortes causadas pela dengue no DF e no Entorno não sofreu alterações em relação ao boletim anterior. Foram cinco casos fatais, sendo três da capital e dois de Goiás.

O Laboratório Central de Saúde Pública do DF (Lacen) detectou a presença de todos os quatro tipos do vírus da dengue em circulação no DF. Os micro-organismos foram encontrados em amostras de exames de pacientes do Guará, Santa Maria, Plano Piloto, Taguatinga, Riacho Fundo, Ceilândia e Samambaia.

Nas 11 primeiras semanas de 2016, o GDF identificou 333 casos suspeitos de febre chikungunya, que também é transmitida pelo Aedes aegypti. Destes, 27 já foram confirmados por exame sorológico. Em 2015, apenas dois casos haviam sido confirmados no mesmo período.

A Saúde do DF também registra 289 casos suspeitos de infecção pelo vírus da zika, com 27 confirmações por exames. Como a doença não existia no DF no primeiro semestre de 2015, não há como fazer comparações com o ano anterior.

Fonte: G1

Lula: “Vou ajudar Dilma a governar nem que seja a última coisa que eu faça”

20160323202518340836iLula disse que a “companheira Dilma” tinha lhe chamado para compor o ministério em agosto do ano passado e ele disse não ter aceitado por saber que não é fácil a convivência de presidente e ex-presidente no governo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em discurso para sindicalistas que vai ajudar Dilma a governar. “Nem que seja a última coisa que eu faça na vida, vou ajudar a Dilma a governar esse País com a decência que o povo merece”, afirmou nesta quarta-feira, 23, à plateia de cerca de mil apoiadores na capital paulista.

Lula disse que a “companheira Dilma” tinha lhe chamado para compor o ministério em agosto do ano passado e ele disse não ter aceitado por saber que não é fácil a convivência de presidente e ex-presidente no governo. “Não sou analfabeto político como alguns pensam. Tenho noção que não é fácil uma presidente conviver na mesma sala com um ex-presidente.”

 Ele argumentou, contudo, que, com o agravamento da crise que afeta o País, se convenceu de que deveria ajudar. “Quando foi agora, com a crise política, os adversários apertando cada vez mais a Dilma, ela disse ‘preciso de você pra me ajudar'”, relatou Lula no discurso.

Segundo o ex-presidente, ele ainda resistiu porque não queria passar a impressão de que buscava “privilégios”, mas que acabou cedendo por causa do cenário. “Aceitei porque tenho pleno bom senso que posso ajudar a Dilma, com aquilo que mais sei fazer na vida que é conversar, ouvir as pessoas”, afirmou.

Lula chegou a dizer que no ato pró-governo e de apoio a ele, na sexta-feira, 18, na Avenida Paulista, sentiu que estava tomando posse de novo. “A impressão que tive na Avenida Paulista foi que vocês estavam me dando posse”, afirmou.

Golpe

Lula fez uma comparação histórica para defender a sucessora Dilma Rousseff do que ele e aliados classificam de iniciativa golpista de forças “conservadoras” contra a presidente. Lula lembrou que o País tem o maior período de estabilidade democrática desde a constituição de 1988 e citou os episódios do suicídio de Getúlio Vargas em 1954 e da deposição de Jango em 1964 com o golpe militar em uma referência ao que, ao ver dele, ocorre hoje.

O ex-presidente também citou Juscelino e disse que o golpe foi para que o então ex-presidente não pudesse concorrer nas eleições de 1965. “Até a historia de apartamento que me acusam hoje, acusavam Juscelino de ter apartamento no Rio que ele não tinha”, disse comparando-se ao ex-mandatário.

“Eles têm que aprender que nós ganhamos a eleição pelo voto democrático. Se eles querem ir pra Presidência que esperem por 2018”, disse ao argumentar novamente que ele aguardou por eleições desde 1994 até chegar ao cargo máximo do País em 2002. “Não tentem dar golpe na Dilma que nós não vamos aceitar. Não existe nenhuma razão legal para o impeachment. E o respeito pelo povo brasileiro, pelo voto?”, questionou. “Acho que é bom eles aprenderem a ficarem calmos.”

O ex-presidente reforçou que os sindicatos e movimentos sociais têm uma obrigação de defender a democracia. “Tentar tirar a Dilma agora é golpe e esse País não pode aceitar o golpe na Dilma.”

Ele reclamou das investigações contra ele. Voltou a dizer que iria depor à Lava Jato sem a necessidade de ser levado à força pela condução coercitiva e chamou de “pachorra” a iniciativa de um procurador de São Paulo denunciar sua mulher, Marisa Letícia, por lavagem de dinheiro. Lula, Marisa e o filho mais velho do casal foram denunciados pelo Ministério Público de São Paulo por suposta ocultação de patrimônio no caso que envolve um tríplex no Guarujá.

“Tiveram a pachorra de um promotor dizer que a dona Marisa estava enquadrada por lavagem de dinheiro”, bradou Lula. “Eles têm que aprender que mentira tem perna curta” e emendou em críticas à oposição, repetindo que eles não têm paciência para esperar a eleição de 2018.

“Se enganam aqueles que acham que sou contra o combate à corrupção”, disse ao argumentar que seu governo deu autonomia à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal e repetiu ser honesto, mais honesto que os integrantes da força-tarefa da Lava Jato. “Se um deles for mais honesto que eu, desisto da vida pública nesse País”, bradou. Ele questionou ainda se os coordenadores da Lava Jato imaginam o tamanho do “prejuízo” que a operação causou à economia brasileira.

Protestos
Lula também reclamou dos protestos pró-impeachment, dizendo que a imprensa incentiva o “ódio”, em referência indireta à TV Globo O público gritava “o povo não é bobo, abaixo a rede Globo”. Lula chegou a dizer estar “enojado” com alguns veículos de comunicação.

“O que a gente não pode aceitar é o ódio que está sendo destilado neste País. Acham que quem usa camisa verde e amarelo é mais brasileiro que nós. Tem muita gente que acha que é mais brasileiro que nós porque o dólar está alto e não pode fazer enxoval em Miami”, disse ao argumentar que entre 2007 e 2012 o Brasil era o país “mais otimista do mundo”. Lula discursou por mais de uma hora, mesmo com a voz bastante rouca por causa de um resfriado.

Fonte: Correio Braziliense

Papa pede que padres resistam à ‘mundanidade virtual’

20160324085919719631aO papa Francisco deve lavar nesta quinta-feira os pés de doze jovens migrantes em um centro para requerentes de asilo.

O papa Francisco pediu nesta quinta-feira aos padres do mundo inteiro que resistam “à mundanidade virtual que se abre e fecha em um único clique” na internet.

No início do “Triduum pascal”, que celebra os três dias (quinta, sexta e sábado Santos) antes da Páscoa, o Papa falou na Basílica de São Pedro a centenas de padres, todos vestidos de branco, para a tradicional mensagem da missa crismal.

Nesta mensagem, centrada na “misericórdia” de Deus, Jorge Bergoglio pediu aos sacerdotes que abandonem toda a arrogância e se “identifiquem” com o “povo pobre, com fome, prisioneiro da guerra, sem futuro, residual e rejeitado”, ferido em sua “dignidade”.

“Como padres, devemos nos lembrar que existem inúmeras pessoas pobres, ignorantes, prisioneiras que estão nesta situação porque outras as oprimem”, observou.

No entanto, alguns sacerdotes, observou ele, podem ser “cegos, privados da luz bela da fé (…) por excesso de teologias complicadas”.

“Nós nos sentimos presos, não por muros de pedra intransitáveis %u200B%u200Bou por cercas de aço, mas por uma mundanidade virtual que abre e fecha em um clique. Somos oprimidos, não por ameaças e golpes, como muitas pessoas pobres, mas pela atração de mil propostas de consumo”, acrescentou.

Neste ano de “Jubileu da misericórdia”, Francisco limitou suas críticas ao clero.

O papa, de 79 anos, deve lavar nesta quinta-feira os pés de doze jovens migrantes em um centro para requerentes de asilo, antes de presidir, na sexta-feira, sábado e domingo várias celebrações da Páscoa.

Fonte: Correio Braziliense

Maior Via Sacra da região acontece nesta sexta em Novo Gama

Maior-Via-Sacra-da-região-acontece-nesta-sexta-em-Novo-GamaO Novo Gama recebe nesta sexta-feira, dia 25, a tradicional encenação da Paixão de Cristo, na realização da 16ª edição da Via Sacra, a maior do tipo na região. O evento acontecerá no Morro Santo, no bairro Lago Azul, a partir das 16h.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, a expectativa é receber entre 50 mil e 60 mil pessoas. O número é semelhante ao do público de 2015. Segundo os organizadores foram adquiridas novas arquibancadas para compor a arena. Elas comportam aproximadamente 15 mil pessoas. No local, haverá também uma nova e diversificada praça de alimentação composta com 30 barracas.

A Via Sacra conta com mais de 600 atores nos papéis de personagens bíblicos como Jesus Cristo, Maria, os apóstolos, Pôncio Pilatos, cavaleiros romanos e camponeses, entre outros. A encenação traz momentos da Paixão de Cristo como a condenação de Jesus, o recebimento da cruz, a crucificação, morte e ressurreição.

A prefeitura informa que disponibilizará transporte gratuito para o local. Os ônibus sairão dos pontos finais do Lago Azul e do Pedregal, às 16h.  Os veículos estão devidamente identificados.  Além disso, o espetáculo contará com o apoio e a segurança da Policia Militar e dos Guardas Civis Municipais.

Fonte: novogama.go.gov.br

Marcelo Odebrecht e executivos da empreiteira acertam acordo de delação

marcelo-odebrecht-e-executivos-da-empreiteira-acertam-acordo-de-delacaoOs executivos da maior empreiteira do País decidiram buscar o acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República nos processos da Operação Lava Jato.

Os executivos da maior empreiteira do País decidiram buscar o acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República nos processos da Operação Lava Jato. O empreiteiro Marcelo Bahia Odebrecht, preso na Operação Erga Omnes, desde 19 de junho de 2015, já começou a depor, antes da deflagração da Operação Xepa, etapa da Lava Jato que tem base na colaboração da ex-secretária do grupo, Maria Lúcia Tavares – ela entregou aos investigadores a planilha da propina.

O acordo foi confirmado pelo grupo nesta terça-feira, 22. O acordo envolve outros executivos da Odebrecht, presos também desde junho de 2015.

Pesou na decisão de fazer o acordo a condenação imposta pelo juiz federal Sérgio Moro. Acusado de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e associação criminosa, Odebrecht foi condenado a 19 anos e 4 meses de prisão.

Também pesou o fato de a ex-secretária Maria Lúcia ter feito delação e revelado os caminhos dos pagamentos ilícitos realizados por ordens de seus superiores, entre eles Marcelo Odebrecht.

Fonte: Fato Online

Advogado é assassinado a tiros dentro de escritório em São Paulo

leandro-840x560Testemunhas afirmaram à polícia que um homem se apresentou como cliente, entrou no escritório e atirou.

O advogado Leandro Balcone Pereira, de 35 anos, foi assassinado na manhã desta terça-feira (22/3) por volta das 11h45, dentro do seu escritório, na região central de Guarulhos, na Grande São Paulo. Ninguém foi preso.

Testemunhas afirmaram à polícia que um homem se apresentou como cliente e entrou no escritório. Em seguida, Balcone foi alvo de pelo menos 11 tiros de calibre 380. A execução aconteceu por volta das 11h30 e, segundo testemunhas, a ação do assassino foi rápida. A perícia encontrou ferimentos provocados por balas nas mãos do advogado – sinal que a vítima tentou se defender dos disparos. Alguns tiros pegaram de raspão, o que fez a polícia acreditar, em um primeiro momento, que Pereira também teria sofrido facadas.

O assassino é apontado como um homem branco, com cerca de 50 anos, gordo, calvo, que usava óculos de grau, camisa azul e calça jeans. Segundo uma testemunha ouvida pela polícia, ele se apresentou como cliente e a própria vítima abriu a porta do escritório para o suspeito. Aos policiais, a testemunha afirmou que nunca havia visto o homem frequentar o escritório de Balcone antes do crime.

Nas imagens de câmeras de segurança, colhidas de dois pontos comerciais da rua, um suspeito com a mesma descrição dada pela testemunha aparece a pé, instantes antes da execução. Os policiais, entretanto, acreditam que o assassino usou um veículo que não teria sido flagrado nas filmagens para chegar próximo ao local e facilitar a fuga. Uma busca foi feita no quarteirão do crime, mas nenhum homem com as características descritas foi encontrado.

A testemunha também reconheceu o suspeito das filmagens como sendo a mesma pessoa que entrou no escritório do advogado. Ele ainda não teve o nome nem a idade correta descoberta pela polícia.
Ativismo político
Balcone era criminalista e ligado a movimentos contra o governo Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores (PT). Ele também era suplente de vereador em Guarulhos. Esta semana, o advogado postou no Facebook um texto no qual criticava a corrupção e defendia a prisão de políticos denunciados na Operação Lava Jato. Disse também que estava recebendo ameaças por ser criminalista e defender a “prisão do chefe da quadrilha”.

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios de Guarulhos. Investigadores passaram o dia ouvindo testemunhas e procurando imagens de câmeras de segurança. Segundo a polícia, nenhuma hipótese está descartada. De acordo com informações do portal R7, “a família suspeita de crime político, uma vez que o advogado era ativista contra o governo de Dilma Rousseff, chegando a participar do MBL (Movimento Brasil Livre)”.

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) lamentou a morte de Balcone. Na rede social Twitter, internautas lançaram a hashtag #RipLeandroBalcone como meio de homenagear o advogado. Muitos dos que estão participando da campanha afirmam que Balcone teria morrido por conta de suas motivações políticas. A polícia considera a possibilidade pouco provável.

Fonte: Metrópoles

Lula não convence PMDB a rever saída

20160323112631Apesar dos apelos do Palácio do Planalto, de Lula e da ala governista do PMDB, o diretório nacional do partido vai se reunir no dia 29 de março para definir a data-limite do desembarque do governo. Os sete peemedebistas que compõe o ministério da presidente Dilma Rousseff deverão entregar seus cargos até o dia 12 de abril.

Lula envolveu-se nas discussões e trabalhou para adiar a reunião do diretório. No entanto, conseguiu apenas convencer o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a dar uma declaração pública de que sigla agrava a crise se sair do governo. “O PMDB não pode dar o gatilho do impeachment”, disse Renan.

O presidente do Senado falou com os jornalistas minutos depois de encontrar-se com Lula na casa do ex-presidente e ex-senador José Sarney (PMDB-AP).

A conversa entre os três durou duas horas. Renan se negou a dar detalhes, mas a reportagem apurou que o objetivo de Lula era buscar o adiamento da reunião do diretório do dia 29 de março para o dia 12 de abril. No começo da noite, um grupo de mais de 20 deputados pressionou o vice-presidente Michel Temer – que é também presidente nacional do partido – a não aceitar a mudança.

Apesar da tentativa de ajudar Dilma e Lula, Renan nega qualquer desentendimento com Temer, que é o principal beneficiário em caso de impeachment da presidente. Nos bastidores, o próprio vice tem defendido que não é o momento de “pular etapas”. Ele não quer ser tachado como “golpista” e, por isso, tem evitado conversas mais explícitas sobre as articulações em favor do afastamento de Dilma. Temer, porém, negou-se a participar da reunião de coordenação de governo realizada anteontem.

Mesmo com algumas divergências, a avaliação geral das duas alas do PMDB é de que hoje o impeachment de Dilma é inevitável. Aliado de Renan, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), afirma que se o governo não conseguir 171 votos na Câmara para barrar o impeachment, o Senado não conseguirá reverter essa decisão – o afastamento da presidente precisa ser aprovado nas duas Casas. “Se aprovar na Câmara, dificulta muito no Senado”, disse. “Eu tenho de respeitar a vontade da bancada”, completou.

Como o jornal O Estado de S. Pauloinformou na sua edição de domingo, Renan compartilha da mesma opinião. Publicamente, no entanto, o presidente do Senado quer demonstrar “imparcialidade” e “caráter institucional”. Na terça-feira, 22, ao falar sobre o impeachment, chegou a dizer que “o crime de responsabilidade” da presidente precisa ser configurado. “O que a história dirá se votarmos um impeachment sem crime?”, questionou.

Impasse

Mesmo antes do apelo de Lula para que o PMDB “dê tempo ao tempo” e não tome agora a decisão de sair do governo, ministros do partido conversaram ontem com Temer, que comanda o partido, numa tentativa de traçar uma estratégia conjunta.

Dos sete ministros do PMDB, pelo menos três não estão convencidos de que devem entregar seus cargos. A interlocutores, o recém-empossado ministro da Aviação Civil, Mauro Lopes, confidenciou: “Se o PMDB deixar o governo, a decisão sobre continuar no cargo é minha”.

No comando da Secretaria dos Portos, Helder Barbalho, por sua vez, deve usar o leilão do dia 31 como argumento para permanecer no ministério ao menos até lá. A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, é amiga de Dilma. Há quem aposte até numa desfiliação sua do PMDB para permanecer ao lado da presidente, caso o partido decida pelo divórcio. (Colaboraram Daniel Carvalho, Ricardo Brito,Eduardo Rodrigues e Erich Decat)

 Fonte: Estadão Conteúdo
- Publicidade -
- Publicidade -