Início Site Página 5827

Programa Conectado ao Poder – Edição de 19/03/2016

19d03O Programa Conectado ao Poder deste sábado (12/03), entrevista o Presidente do TCDF Renato Rainha, o Prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, e Jailton Almeida do Movimento Vem pra Rua.

O programa vai ao ar, ao vivo, todo sábado, das 12h às 14h, na Rádio OK FM, 104,1. A apresentação é do Consultor em Marketing Político e Blogueiro, Sandro Gianelli.

Todo sábado os ouvintes acompanham o resumo das notícias políticas da semana, bastidores e entrevistas com Sandro Gianelli e os comentários de Rodrigo Mercúcio e Zinhão. Os ouvintes podem participar ao vivo pelo Whatsapp (61) 9320-8474.
Histórico

O Programa Conectado ao Poder vai para o terceiro ano, com mais de 200 edições e mais de 500 convidados.

Serviço

Rádio OK FM
Sintonia: 104,1 FM (DF e Entorno)

Local: SRTVS, Asa Sul, Quadra 701, Edifício Assis Chateaubriand, Torre 2, 1º andar, Sala 107, ao lado do Shopping Pátio Brasil.

Entrevistas
Para agendar uma entrevista entre em contato com Sandro Gianelli pelo celular / whatsapp de número (61) 8406-8683 ou pelo e-mail sandrogianelli@hotmail.com.

Novo Gama: Prefeitura intensifica ação contra dengue no Alvorada

Aedes_aegypti-Novo-Gama-prefeitura-intensifica-ação-contra-dengue-no-AlvoradaO Governo do Município através da Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo um trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes Egypti o grande transmissor da Dengue e Chikungunya em toda a cidade.

Seguindo o cronograma de combate a dengue, as equipes de saúde do município e da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA estará realizando uma grande ação no Residencial Alvorada nesta quinta-feira (17), a partir das 8h. A Secretaria Municipal de Saúde informa que a concentração será no Posto de Saúde da Família (PSF), do bairro.

Segundo a Subsecretária Municipal de Saúde, Vera Lucia, as máquinas da Secretaria de Infraestrutura e também a equipe do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) estarão no local recolhendo o lixo e o entulho. Ela também informa que na próxima terça-feira, dia 22, será ministrada uma palestra sobre a dengue na Escola Municipal Delma do Carmo, situada na Quadra 28, área Especial A/B, no bairro Boa Vista, a partir das 10 horas.

Diante da realidade encontrada no País, Estados e Municípios, a Prefeitura do Novo Gama, as suas Secretarias Municipais através de uma parceria firmada com o Governo Estadual, está alertando e reivindicando um maior apoio de cada cidadão novogamense para acabar de vez com os possíveis focos e criadouros do inseto.

Fonte: novogama.go.gov.br

Coluna Entorno do Jornal Alô Brasília por Sandro Gianelli

Sem Título-1Renovação

O PMDB de Santo Antônio do Descoberto disputou três eleições consecutivas tendo o ex-prefeito padre Getúlio como majoritário. Em 2016, o partido apostará numa candidatura nova. O vereador Mateus e a presidente do sindicato dos servidores públicos, Clenilda Melquiades, estão na disputa.

Janela partidária

Em Águas Lindas, a janela está movimentando a Câmara de Vereadores. O vereador Rogemberg deixará o PR e deve ir para o PSDB com o aval do deputado federal João Campos. O PSC ganha Aluísio da Artec, ex-PPS. Luís de Aquino deixa o PRB e assume o comando do PHS. Evandro da Educação trocará o PROS por um dos partidos da base.

Pode isso Arnaldo?

Em Santo Antônio do Descoberto, a ex-primeira dama, Estela Sousa, é pré-candidata à prefeitura. Ela obteve oito mil votos, no município, para deputada estadual e contou com o apoio do ex-marido e prefeito, Itamar Lemes. Estela foi secretária de Promoção Social do governo Itamar, que é candidato a reeleição.

Saúde

Deixo a disputa pela prefeitura de Águas Lindas por recomendação médica. Fui diagnosticado com um problema cardíaco e o dia a dia de uma campanha poderia agravar meu caso. Estou me tratando e não devo sair da vida pública. Eu e meu grupo político deveremos apoiar um projeto que esteja de acordo com o que defendemos.

Dr. Metódio (PROS), de Águas Lindas de Goiás.

Disputa congestionada

Com a desistência da prefeita Lucimar Nascimento, o município de Valparaíso se transformou na cidade com mais pré-candidatos na disputa pela prefeitura. Afrânio Pimentel, Pábio Mossoró (foto), Plácido Cunha, Professor Silvano, Ricardo Viana e Antônio Reis.

Reprodução

Combate à Dengue

A prefeitura de Luziânia criou uma campanha de conscientização diferente das convencionais. As residências visitadas pelos agentes comunitários e livres de foco do Aedes aegypti, ganham um adesivo escrito: “Esta casa não tem dengue”.

Combate à dengue 2

No último sábado, os governadores Rodrigo Rollemberg e Marconi Perillo percorreram o Núcleo Rural Vendinha, no Entorno do DF. Eles visitaram casas para conscientizar os moradores sobre o combate a dengue.

Papo de oposição

– Em Águas Lindas, Geraldo Messias é pré-candidato a prefeito. Para a oposição ele esta inelegível.
– Já em Santo Antônio, o pré-candidato declarado inelegível é o Padre Getúlio.
– Em Novo Gama, Sônia Chaves (foto), ex-prefeita, responde alguns processos e a oposição aguarda uma decisão judicial que a declare inelegível.
– Todos os pré-candidatos afirmam: “É intriga da oposição”. Vamos aguardar!

Dica de Marketing Político

O que projeta o candidato é a sua imagem e não vale a pena se descuidar dela. O candidato não terá uma segunda chance de causar uma boa impressão.

Por Sandro Gianelli

Coluna Entorno, Jornal Alô Brasília

Cunha retoma processo de impeachment de Dilma nesta quinta

alx_eduardo-cunha-01-03-2016_originalApós reunião em meio à crise política, presidente da Câmara dos Deputados marcou a eleição da comissão especial que analisará o pedido.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), marcou para esta quinta-feira a eleição da comissão especial que analisará o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A decisão foi tomada depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento dos embargos. A sessão extraordinária da Câmara está marcada para as 10h (horário de Brasília) e os líderes partidários terão até as12h para indicar os nomes dos parlamentares para a comissão especial.

Na noite desta quarta, em meio a novos protestos contra o governo Dilma e a indicação de Luiz Inácio Lula da Silva ao Ministério da Casa Civil, Cunha se reuniu com líderes partidários para deliberar sobre o rito de tramitação do processo de impeachment.

Pelas regras do processo de impeachment, a comissão será formada por 65 deputados titulares e igual número de suplentes, a serem indicados pelos respectivos líderes das bancadas, de acordo com o tamanho dos partidos na Câmara. Para ser eleita, a chapa precisará da maioria simples dos votos, desde que votem no mínimo 257 deputados.

Segundo informações do jornal Estado de S.Paulo, Cunha e seus aliados esperam ter o apoio de 37 a 39 dos 65 integrantes da comissão a favor do impeachment, número que já seria suficiente para eleger o presidente e o relator da comissão. Os nomes defendidos na reunião são o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), para presidente, e Jovair Arantes (GO), líder do PTB, para relator.

Iniciado o processo de impeachment, a presidente Dilma Rousseff terá o prazo de 10 sessões plenárias da Câmara para apresentar sua defesa e os integrantes da comissão terão direito a cinco sessões para apresentar e votação do parecer do relator sobre se o processo deve ser aceito e prosseguir ou se será arquivado.

A eleição desta quinta-feira será iniciada assim que atingir o quórum de 257 deputados no plenário. Segundo Eduardo Cunha, a eleição do presidente e do relator da comissão será finalizada já nesta quinta. “Vamos votar muito rápido. Se o PT quer celeridade, é só apresentar a defesa [da presidente] antes do prazo de dez dias”.

Embora discorde da decisão do STF sobre os embargos, Cunha disse que “a decisão é que tem que ser submetida à ratificação do plenário a indicação do partido. A forma como será feita, vai ser definida na hora. Vou respeitar a decisão do Supremo, embora não concorde com ela. Porém, a decisão não sanou algumas dúvidas, então vamos ter ainda que definir.”

Agência Brasil

Dilma Rousseff anda de bicicleta no DF horas antes de dar posse a Lula

Dilma Rousseff anda de bicicleta ao redor do Palácio da AlvoradaCerimônia ocorre no Planalto; nomeação gerou protestos pelo país. Câmara elege nesta quinta comissão que analisará pedido de impeachment.

A presidente Dilma Rousseff andou de bicicleta na manhã desta quinta-feira (17) em Brasília, horas antes da cerimônia de posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil. Também nesta quinta, a Câmara dos Deputados elege a comissão especial que analisará o pedido de impeachment da presidente.

Acompanhada por três seguranças, a presidente pedalou em meio ao trânsito. Os passeios de bicicleta da presidente começaram no fim de maio. Ela geralmente sai acompanhada de seguranças e vestida de calça, blusa, casaco e tênis próprios para atividades físicas e utiliza capacete e óculos escuros.

Nesta quarta, após o anúncio de Lula como ministro, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância, retirou o sigilo sobre ligações do ex-presidente Lula interceptadas com autorização judicial e grupos protestaram em Brasília e em 18 estados. Em um desses telefonemas, Lula recebeu uma ligação da presidente Dilma na qual ela disse que enviará a ele o termo de posse para que ele só usasse “em caso de necessidade”.

Para a oposição, o diálogo derruba a versão da presidente de que Lula iria para o ministério com o objetivo de fortalecer o governo e ajudar na recomposição da base de apoio do Palácio do Planalto no Congresso. No entendimento de líderes oposicionistas, fica claro que Lula aceitou a nomeação a fim de ter foro privilegiado e passar a ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e não mais por Sérgio Moro.

Os advogados de Lula classificaram a divulgação da conversa de “arbitrariedade”. O governo, por meio de nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social, disse que o juiz violou a lei, além de fazer algo considerado pelo Planalto uma “afronta” aos direitos e garantias da Presidência da República e uma “flagrante violação da lei e da Constituição da República”.

Lula vinha sofrendo pressão por parte de aliados para que assumisse um cargo no governo. Interlocutores dele e do governo avaliavam que, com o andamento das investigações da operação Lava Jato, ele passaria a ter o chamado foro privilegiado, podendo ser investigado e julgado somente pelo Supremo Tribunal Federal.

Além disso, a avaliação de aliados era que, como ministro, Lula poderia atuar como um articulador político do Planalto, ajudando na interlocução com o Congresso Nacional, movimentos sociais e partidos, e na elaboração de propostas para o país superar a crise econômica. Essas pressões sobre ele se intensificaram nas últimas semanas, após a Polícia Federal deflagrar a 24ª fase da Operação Lava Jato, da qual Lula foi o alvo principal.

No último dia 4, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do ex-presidente, na sede do Instituo Lula e levou o petista a prestar depoimento. Além disso, o Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva de Lula por suspeita de que ele omitiu às autoridades ser o proprietário de um sítio em Atibaia (SP) e de um apartamento triplex em Guarujá (SP), o que a defesa também nega.

‘Poderes necessários’
Após a confirmação oficial de que Lula assumiria a Casa Civil, a presidente Dilma convocou a imprensa para uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Perguntada sobre se ele teria “superpoderes” como ministro, Dilma afirmou que ele terá os poderes “necessários” para ajudar o governo.

Dilma também refutou a tese de que convidou Lula para o governo para ele se “esconder” do juiz Sérgio Moro e, ao falar sobre o atual cenário econômico, disse que o novo chefe da Casa Civil tem “compromisso” com a estabilidade fiscal, a retomada do crescimento e o controle da inflação.

Manifestações contra o governo da presidente e à nomeação do ex-presidente Lula como chefe da Casa Civil aconteceram nesta quarta-feira (16) em ao menos 18 estados do país (AC, AL, AM, BA, CE, ES, GO, MT, MS, MG, PA, PR, PE, RJ, RO, RS, SC, SP) e no Distrito Federal.

Os protestos foram pacíficos, com poucos incidentes isolados. Grande parte dos manifestantes vestiu verde e amarelo e levou cartazes contra Lula, o governo federal e o PT. Houve registros de ‘panelaços’ e ‘buzinaços’ em várias cidades do país.

Fonte: G1

Luzia de Paula participa do lançamento da obra da Praça da Juventude em Ceilândia

 

Lançamento da Obra da Praça da Juventude - 13Na última terça-feira (15), a deputada Luzia de Paula participou da assinatura da ordem de serviço, para a construção da Praça da Juventude, em Ceilândia Norte. A obra será construída na QNN 13, ao lado da biblioteca pública de Ceilândia, próximo à estação de metrô.

“Este local, esteve abandonado por décadas e, anteriormente, era conhecido como ‘Castelo de Grayskull’. A construção desta praça, substituirá um antigo ponto usado por usuários de drogas. O governo acerta em atender à solicitação da comunidade”. Conclui a parlamentar.

O governador Rodrigo Rollemberg assinou a ordem de serviço, no valor de R$ 2,7 milhões. A obra terá início imediato. O espaço trará uma nova alternativa de entretenimento e lazer, além de ajudar a reduzir os índices de violência na região.

O projeto foi pensado nos moldes de um minicentro olímpico, com pistas de caminhada para salto triplo e a distância, quadra de vôlei de praia, pista de skate, campo de futebol society, quadra poliesportiva coberta, teatro de arena com palco, quiosque de alimentação, arquibancadas, sanitários com acesso para pessoas com deficiência, vestiários, além de um centro de convivência com salas para ginástica e atividades para idosos.

Fonte: luziadepaula.com.br

STF pode manter investigação sobre Lula com Moro, avalia Mendes

alx_gilmar-mendes-stf-20141008-0002_originalMinistro pondera que, se provocada, corte pode analisar o caso. E lembra que jurisprudência pesa contra manobra do Planalto.

“É como nomear um empreiteiro para o Ministério dos Transportes.” Foi com essa metáfora que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou nesta quarta-feira a escolha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil. Segundo ele, o tribunal já tem jurisprudência para rever o foro privilegiado em caso de tentativa de burla à Justiça. Em outubro de 2010, às vésperas de ser julgado pelo plenário, o então deputado Natan Donadon renunciou ao mandato parlamentar para retirar a tramitação de seu caso do STF. Na época, porém, o Supremo reconheceu a clara tentativa do então parlamentar de enganar a Justiça e atrasar a conclusão do caso e manteve o processo no tribunal.

Na avaliação de Gilmar Mendes, o STF deve ser provocado para deliberar se a investigação contra o ex-presidente Lula na Operação Lava Jato pode ser mantida na primeira instância e sob responsabilidade do juiz Sergio Moro, mesmo com a nomeação de Lula para a Casa Civil. “Se o tribunal, numa questão de ordem, puder chegar à conclusão de que, para esses fins, a nomeação não é válida, mantém-se o processo no âmbito do primeiro grau”, disse o ministro do STF.

“Acho que é um assunto digno de preocupação para o tribunal. Imaginem os senhores que daqui a pouco a presidente da República decida nomear um desses empreiteiros que estão presos em Curitiba como ministro do Transporte ou da Infraestrutura. Nós passamos a ter uma interferência muito grave no processo judicial. Precisamos meditar sobre isso”, completou Mendes. “Se amanhã houvesse a designação de um empreiteiro como ministro do Transporte, um empreiteiro preso, teríamos a cessação da competência do juiz Moro? Essa é a pergunta que nós temos que nos fazer.”

 E prosseguiu: “[Lula] Vem para fugir da investigação que se faz em Curitiba, deixando este tribunal muito mal no contexto geral. É preciso muita desfaçatez para manobrar dessa forma as instituições. É preciso ter perdido aquele limite que distingue civilização de barbárie”.

Tutor – No julgamento que a corte faz nesta quarta-feira, de recursos que contestam o rito de impeachment a ser seguido no processo contra a presidente Dilma Rousseff, Gilmar Mendes voltou a condenar, desta vez em plenário, a escolha do ex-presidente para o primeiro escalão do governo e disse que, com o agravamento da crise política no país, Dilma teve de recorrer a um “tutor” para governar em seu lugar.

Segundo o ministro, desde que o Supremo definiu, em dezembro, as regras para o rito de impeachment de Dilma, “a crise política só piorou” e “se agravou a ponto de a presidente buscar agora um tutor para colocar no seu lugar de presidente”. “Ela assume aí outro papel. Eu disse naquele momento [no julgamento do rito de impeachment] que não se salva quem não merece ser salvo. [Lula] É um tutor que vem com problemas criminais muitos sérios, mudando inclusive a competência do Supremo Tribunal Federal, tema que vamos ter que discutir”, declarou.

Fonte: veja.abril.com.br

Rôney Nemer troca o PMDB pelo PP e pode assumir a presidência do partido

roney-nemer-840x550Aberta em 18 de fevereiro, a janela de 30 dias para o troca-troca partidário está perto de se fechar, mas nem por isso anda menos movimentada. Políticos têm pulado de um lado para outro com a desenvoltura de atletas. Nessa corrida por um lugar no pódio, o deputado federal Rôney Nemer deixou o PMDB para trás e, nesta quarta-feira (16/3), cruzará a linha de chegada do Partido Progressista (PP).

O movimento é uma forma de o grupo político ligado ao ex-vice-governador Tadeu Filippelli — presidente do PMDB no DF e padrinho político de Nemer — se fortalecer no cenário doméstico ao expandir a influência para mais uma legenda.

Nessa competição, Rôney Nemer está a um passo de pegar o atalho que o alçará à presidência do PP, hoje ocupada pelo ex-vice-governador Benedito Domingos. O pepista foi “pego no doping” e cumpre uma temporada na Papuda.

Fonte: Metrópoles

69 medicamentos estão com estoques zerados na rede pública

20160316011910Pacientes com doenças graves correm risco. Secretaria repassa responsabilidade a fornecedores.

“O meu caso é de vida ou morte. É um absurdo. Se eu não tiver os remédios, morro”. O desabafo é da dona de casa Renata Pain, 33 anos. Desde o dia 1º de março, ela aguarda que os medicamentos de que necessita – Sildenafila e Bosentana – sejam disponibilizados na rede pública. Ela tem hipertensão arterial pulmonar e, por isso, sente falta de ar com recorrência. A doença é grave. Contudo, pelo fato de os remédios estarem em falta, sua médica diminuiu as doses. “Me sinto muito mais cansada agora”, afirma.

Segundo a Secretaria de Saúde (SES), 69 medicamentos estão com estoques zerados na rede pública. No total, são 850 remédios oferecidos gratuitamente à população. A pasta destacou que “todos esses itens estão com processo de aquisição em andamento”. Ela não citou quais são os produtos em falta.

Por telefone, no entanto, o gerente de Programação de Medicamentos do órgão, Emmanuel de Oliveira Carneiro, explicou que, hoje, o principal motivo para o déficit das substâncias é o descumprimento do prazo de entrega por parte dos fornecedores.

“A falta para os pacientes não ocorre por ausência de planejamento, porque o planejamento é feito com bastante antecedência”, salienta. “Dentro do processo licitatório, podem ocorrer algumas intercorrências que fazem com que demore um pouco mais de tempo. Por exemplo, a gente pode ter tentativas de licitação que resultam em ‘deserto’, quando nenhum fornecedor tem proposta para aquele medicamento. Podemos ter também ‘fracassos’ por preço. Neste caso, as empresas aparecem, mas fazem cotação a um preço maior do que o estimado pela administração pública”, diz o gerente.

Descumprimento de prazo

Segundo Emmanuel, tais intercorrências podem acontecer em qualquer processo licitatório, não apenas na compra de remédios. “A maioria das licitações dá certo. Porém, hoje, o diagnóstico é de que muitos fornecedores, sob diferentes alegações, não cumprem o prazo de entrega”, explica, dizendo que, quando isso acontece, a Secretaria de Saúde faz a compra emergencial dos itens para garantir o abastecimento à população.

O gerente de Programação apontou que existe um processo para a aquisição. “De forma geral, a compra dos medicamentos segue um rito comum. É obrigação do Estado licitar, e sempre temos processos de licitação em andamento para medicamentos. Ao final do certame, há celebração de uma ata de registro de preços. Uma vez que eu tenho esse contrato, é feita a execução dele, em que a secretaria solicita a entrega. A validade dessa ata é de um ano”, disse.

Dosagem menor piora problemas

Renata Pain, com hipertensão arterial pulmonar, e outros pacientes garantem que a ausência de remédios é recorrente. “Não é a primeira vez. Direto acontece isso, e a minha médica tem que diminuir a dosagem. Normalmente, tomo 80 mg de oito em oito horas do Sildenafila e 125 mg de Bosentana de 12 em 12. Agora, tomo 40 mg do primeiro e 62,5 do segundo, o que é prejudicial, porque me sinto mal, com falta de ar quase o tempo todo”, desabafa. No total, ela ingere 280 comprimidos mensalmente e, segundo a dona de casa, por serem caros, ela não tem condições de comprá-los. Cada um custa, aproximadamente, R$ 3 mil.

Outra paciente, Rita Balota, 39 anos, conta que só tem o Sildenafila para mais uma semana. E o genérico custa, em média, R$ 70. Por dia, ela toma três comprimidos. Cada cartela contém o mesmo número. “Eles (Secretaria de Saúde) não deram previsão. Só dizem que fizeram o pedido. Além disso, como a secretaria deve dinheiro para alguns fornecedores, enquanto não pagar, alguns não serão liberados”, diz a professora. Segundo ela, duas pessoas conhecidas foram internadas devido à ausência da substância: “Ficaram sem oxigênio”.

Em estado vegetativo

Entre os 69 medicamentos em falta na rede pública de saúde estaria uma fórmula nutricional, o Nutrison, único alimento ingerido por pessoas em estado vegetativo. A denúncia é de Josemari Pereira, 54 anos, mãe de Daniele Araújo, 30, que, após sofrer um acidente há três anos, perdeu totalmente a capacidade de responder a estímulos.

“Tudo que ela ingere é por meio da sonda, e ela precisa dessa dieta específica do Nutrison”, explica Josemari, que adiantou sua aposentadoria para cuidar da filha e de seus dois netos. “Ligaram ontem falando que a dieta está disponível, só que só vão mandar na sexta-feira agora. Então, vamos esperar mais ainda”, completa.

No período em que ficou sem o Nutrison, por aproximadamente três meses, a família contou com a ajuda de conhecidos para alimentar Daniele. “Tínhamos reserva porque um paciente faleceu, e enviaram a dieta para nós. Foi a nossa salvação. Chegamos a diminuir a dosagem para não zerar o estoque”, desabafa a dona de casa.

Segundo Josemari, há ainda o problema do chamado “equipo”, um equipamento necessário para a conexão da sonda. O dinheiro para comprar o equipo e os frascos deverá sair do bolso da família. “É impossível aplicarmos a dieta sem esses objetos. Eu uso até entupir para economizar, pois o certo é usar três ou quatro por dia, mas não temos condições. Portanto, uso apenas um”, completa.

A dona de casa conta que o pedido de dietas, frascos e equipo para a aplicação estava em licitação e agora que foi regularizado. “Mesmo assim, falta quase tudo. E não é muito barato, mas não podemos esperar a boa vontade do governo, minha filha precisa se alimentar”, desabafa Josemari.

Fórmula recém-chegada

Questionada, a Secretaria de Saúde informou que a fórmula nutricional Nutrison “teve seus estoques reabastecidos nesta terça-feira (ontem)”. Ainda de acordo com a pasta, “a fórmula será distribuída à população a partir de quarta-feira (hoje), na Central de Nutrição Domiciliar, no SIA, ao lado da Farmácia Central, das 8h às 16h”.

A família de Daniele sofre também com a falta de fraldas, que deveriam ser fornecidas pelo GDF.

Queixas crescem 38% em um ano

As reclamações por falta de medicamentos na rede pública cresceram 38% em um ano. A estatística é da Defensoria Pública de Saúde. Segundo o órgão, em 2014, foram 2.834 atendimentos relacionados ao problema. Em 2015, foram 3.937.

A Defensoria Pública informou que o número de ações por ausência de medicamentos necessários também aumentou. Em 2014, foram 423. No ano passado, 474, um crescimento de 12%. Neste ano, apenas em janeiro, foram 323 atendimentos e 16 ações judiciais.

O órgão não soube indicar quais são os remédios mais solicitados. Porém, no ranking das ações judiciais de 2015, o cenário foi: em primeiro lugar, UTIs, em segundo, medicamentos, e, em terceiro, cirurgias. Tratamentos, consultas e exames ficaram em último na lista de demandas da defensoria.

Investimento

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que, de janeiro a março, foram investidos R$ 48 milhões em medicamentos. Em todo o ano passado, apontou a pasta, foram gastos mais de R$ 323 milhões.

A secretaria acrescentou que “diariamente, diversos medicamentos chegam à pasta, e outros ficam zerados, momentaneamente, enquanto há o processo de reabastecimento/entrega por parte dos fornecedores. O número, portanto, oscila de forma rápida de um dia para o outro”.

No entanto, na semana passada, o JBr. denunciou a ausência de medicação para pacientes que sofrem de hipertensão arterial pulmonar. E, segundo a coordenadora do grupo de hipertensão pulmonar de Brasília, Flávia Lima, não é a primeira vez que isso acontece.

“No ano passado, o fornecimento da Bosentana foi irregular e chegou a faltar por quase três meses”, afirmou. Ainda de acordo com a coordenadora, a medicação é essencial para o tratamento dos pacientes, e sua ausência oferece risco morte para os pacientes.

Dificuldades se arrastam

Em maio do ano passado, o governo reconheceu a falta de logística e de organização na Farmácia Central da Secretaria de Saúde, no SIA. Representantes da pasta apontaram que, enquanto faltavam alguns medicamentos e insumos, outros eram comprados em excesso.

“Invasão” em busca de internação

Segundo o Relatório Sistêmico de Fiscalização da Saúde (FiscSaúde), aprovado na semana passada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), para os casos de internações hospitalares de média e alta complexidade, o DF apresenta o maior saldo de invasão estadual de todas as unidades da Federação – ou seja, é o que mais atendeu a pacientes de outros estados.

Já para os casos de procedimentos ambulatoriais de alta complexidade – consultas e exames –, segundo o documento, o DF apresenta evasão, ou seja, seus residentes mais procuraram atendimento em outros estados do que o contrário.

Ainda de acordo com o relatório, em 2013, em todo o País, apenas os 40 remédios mais caros custaram R$ 431 milhões – 54% dos recursos totais transferidos aos estados para aquisição de medicamentos excepcionais, dentro do bloco Assistência Farmacêutica. Dados parciais compilados até agosto de 2014 já indicam um aumento desses gastos para R$ 554 milhões.

As regiões Sul e Sudeste concentram 73% das ações judiciais do País por demanda de medicamentos. Já a região Norte foi onde as demandas tiveram menor relevância, com apenas 1%. Decisões que obrigavam a aquisição de medicamentos pelo Ministério da Saúde aumentaram quase 80% entre 2010 e 2013, passando de 5.966 para 10.720. Até outubro de 2014, esse número já era de 11.877.

Saiba mais

A situação da saúde pública no Distrito Federal tem reflexo direto no atendimento nos hospitais públicos da região. Em fevereiro deste ano, o juiz da 6ª Vara de Fazenda Pública condenou o Distrito Federal ao pagamento de R$ 150 mil, a título de danos morais, pela morte de Maria das Mercedes Viturino de Melo, causada em razão de demora e tratamento inadequado em diversas unidades. A decisão, porém, não é definitiva e pode ser objeto de recurso.

Os autores, filhos de Maria, ajuizaram ação de reparação pelos danos morais, pois alegam ter sofrido em razão de demora e falhas nos atendimentos médicos dados à mãe em hospitais da rede pública do DF.

Fonte: Jornal de Brasília

Janot diz que nomeação de Lula para ministério ‘é problema dele’

20160316105504654980iO procurador não descartou uma reabertura do caso mensalão a partir de uma eventual delação premiada de Marcos Valério.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou nesta quarta-feira (16/3), em Paris, que a eventual entrada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ministério da presidente Dilma Rousseff “é problema dele” e não muda nada para a Procuradoria Geral da República (PGR).
“Isso é problema dele, não é meu. Não é problema para mim não”, disse Janot. Questionado se Lula, ao obter imunidade por tornar-se ministro, não teria a vida mais fácil no que diz respeito às investigações da operação Lava-Jato, o procurador-geral foi lacônico. “Não sei”, afirmou.

A respeito da possibilidade de reabertura do caso mensalão a partir de uma eventual delação premiada de Marcos Valério, o publicitário e ex-operador do PT no caso, Janot não descartou. “Não sei. Sobre o que a gente vai fazer eu não falo”, argumentou em um primeiro momento. A seguir, admitiu a possibilidade. “Tudo pode. A lei não proíbe que haja uma colaboração após condenação”, lembrou.

Janot está em Paris participando de um evento sobre cooperação internacional para o combate à corrupção na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Fonte: Correio Braziliense

- Publicidade -
- Publicidade -