Início Site Página 5980

Empreiteiro diz que pagou ‘comissão’ de US$ 120 mi a lobista

20150605111554O empresário Gerson de Mello Almada, um dos donos da Engevix Engenharia, afirmou à Polícia Federal que acertou o pagamento de US$ 120 milhões para o lobista Milton Pascowitch nas negociações do contrato de construção dos cascos das primeiras oito plataformas com conteúdo nacional para a Petrobras, montados no Estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul – um contrato no valor total de US$ 3,4 bilhões.

Pascowitch é apontado pela força-tarefa da Operação Lava Jato como operador de propinas em nome da Engevix na Diretoria de Serviços da estatal – que era controlada pelo PT. Ele cumpre prisão preventiva.

“A fim de viabilizar o negócio foram firmados contratos com a Jamp de Milton Pascowitch, no valor aproximado de R$ 120 milhões”, contou Almada em depoimento à PF em 24 de março. “Parte desse valor, US$ 10 milhões, foi pago mediante outro contrato com uma empresa internacional vinculada a Milton, de nome MJ2 Internacional.”

Na transcrição do depoimento de Almada, a PF registrou inicialmente a cifra em reais (R$ 120 milhões). Mas, por extenso, anotou o valor em dólares.

Almada diz que “os contratos com Pascowitch eram feitos de forma periódica e de acordo com o recebimento das parcelas e não de forma global a partir do valor total desse contrato dos navios Replicantes”.

O primeiro casco das plataformas tipo FPSOs (sigla em inglês para unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo) Replicantes foi entregue em dezembro do ano passado para montagem da P-66 – no Estaleiro BrasFels, em Angra -, e entrará em operação em 2016, no Campo de Lula (BM-S-11), na Bacia de Santos. As outras plataformas cujos cascos serão entregues pelo Estaleiro Rio Grande são: P-67, P-68, P-69, P-70 e P-71.

Pascowitch foi apontado pelo ex-gerente de Engenharia da Petrobras Pedro Barusco como pagador de propina da Engevix, no esquema da área de Serviços.

Espécie de contador do dinheiro que chegava em malas, mochilas e pacotes, inclusive na sede da estatal, no Rio, Barusco disse que ele, o ex-diretor Renato Duque e o PT foram beneficiários de 1% do valor do contrato de oito cascos de plataformas.

A confirmação de um dos sócios da Engevix no depoimento à PF, além de envolver valor superior ao citado por Barusco, reforça as suspeitas da força-tarefa da Lava Jato de que o esquema sistematizado de corrupção em obras de refinarias foi espelhado nos contratos do pré-sal. Empresas do cartel pagavam propinas que iam de 1% a 3% do valor dos contratos a agentes públicos, partidos e políticos, sob comando de PT, PMDB e PP.

Uma das frentes dessa apuração no pré-sal envolve a construção do Estaleiro Rio Grande, sua venda, em 2010, e a contratação dos serviços, em dois momentos. Em 2010, para montagem de plataformas, e em 2011, para a construção de três sondas de exploração de petróleo, pelo valor de US$ 2,4 bilhões – contratos ainda em execução e com confissão de propina.

Negócio

A Engevix é sócia majoritária do estaleiro onde são construídos os cascos (as bases) das primeiras plataformas tipo FPSOs do projeto Replicantes. Para fechar com a Petrobras, em 2010, a Engevix comprou o Estaleiro Rio Grande da WTorre por R$ 400 milhões – com parte dos recursos vindo do fundo de pensão dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal (Funcef).

“Em um projeto denominado Replicantes a Petrobras definiu que seria inicialmente licitada a construção do estaleiro, vencida pela WTorre o qual seria locado pela estatal e utilizado pela empresa ganhadora da licitação”, contou Almada.

O Estaleiro Rio Grande foi construído pela WTorre em parceria com a Petrobras, a partir de 2006, por meio de um contrato indireto com a estatal. O dono da Engevix explicou que a empreiteira “foi vencedora da licitação, sendo que, posteriormente, veio a adquirir o estaleiro junto a WTorre”.

O pagamento das comissões ao lobista – que, para a força-tarefa da Lava Jato, são propinas – era lançado nos balanços como despesas de “contingências” dos contratos, afirmou Almada.

Denunciado pela Procuradoria em dezembro do ano passado, Almada está em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica desde 28 de abril por decisão do Supremo Tribunal Federal.

 Fonte: Estadão Conteúdo

Ação cível do mensalão mineiro começa a tramitar

20150605112142Após permanecer praticamente parada durante mais de 11 anos no Supremo Tribunal Federal, a primeira ação judicial que trata dos fatos relacionados ao mensalão mineiro começou a tramitar no mês passado na Justiça em Minas Gerais.

A ação civil pública por atos de improbidade administrativa tem como réus o ex-governador de Minas e ex-presidente nacional do PSDB, Eduardo Azeredo, o ex-senador Clésio Andrade (PMDB), além de Marcos Valério Fernandes de Souza, seus ex-sócios e outros.

Segundo acusação da Procuradoria-Geral da República, o mensalão mineiro foi um esquema de arrecadação ilegal de recursos para a campanha à reeleição de Azeredo ao governo de Minas, em 1998.

A ação por improbidade foi ajuizada em dezembro de 2003 – quatro anos antes da denúncia criminal – no Supremo e é o primeiro processo envolvendo a campanha tucana daquele ano. A ação do Ministério Público Estadual pede a indisponibilidade ou bloqueio cautelar de bens até o limite de R$ 12 milhões. Os promotores afirmam que o governo de Minas autorizou de forma ilegal o pagamento de R$ 3 milhões das estatais Companhia Mineradora de Minas (Comig, atual Codemig) e Companhia de Saneamento do Estado (Copasa) para a agência SMPB, com o objetivo de patrocinar o evento esportivo Enduro da Independência.

Trata-se do grosso do desvio apontado em 2007 na denúncia do mensalão mineiro pelo então procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza – para quem o “esquema delituoso verificado no ano de 1998 foi a origem e o laboratório dos fatos descritos” na acusação formal do mensalão federal.

A ação ficou parada no STF aguardando o julgamento pelo plenário do Supremo de dois recursos apresentados em 2005 contra a decisão do então relator, o ex-ministro Carlos Ayres Britto, que havia determinado a remessa dos autos à Justiça Estadual de Minas, entendendo que não cabe foro privilegiado para crimes de improbidade administrativa.

O plenário negou o recurso somente em novembro do ano passado e o processo foi remetido para a primeira instância em março deste ano. Agora, a ação começou a tramitar na 5.ª Vara da Fazenda Estadual.

Um dos autores, o promotor Leonardo Duque Barbabella, criticou a demora da tramitação. “É um descrédito para o Ministério Público, é um descrédito para o Judiciário”, afirmou. “Já há provas mais do que suficientes. A vantagem é que na área cível não prescreve.”

Na esfera criminal, existem três ações tramitando na Justiça mineira, mas até o momento não houve sentenças.

Ao jornal O Estado de S.Paulo, Azeredo disse que não faria comentários sobre a ação cível. Ele nega responsabilidade em eventuais irregularidades na campanha de 1998. “Esse assunto é uma contrapartida que a imprensa faz, o próprio nome é um nome indevido, que foi inventado para compensar o PT”, disse. “Tudo o que eu tinha para falar sobre esse assunto eu já falei, não tenho nenhuma responsabilidade.

O advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, disse que não tinha informações sobre a ação cível. A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Clésio.

 Fonte: Estadão Conteúdo

Justiça da Itália autoriza extradição de Pizzolato para o Brasil

20150604104715340221iA defesa do ex-diretor ainda pode recorrer ao Conselho de Estado, última instância da Justiça administrativa da Itália, para evitar a extradição.

O Tribunal Administrativo Regional (TAR) do Lazio, na Itália, autorizou ontem (4) a extradição do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. Os julgadores rejeitaram recurso protocolado pela defesa do ex-diretor contra decisão do governo italiano que autorizou a extradição para o Brasil. Os advogados alegaram que os presídios brasileiros não têm condições de garantir a integridade física dos detentos.

A defesa do ex-diretor ainda pode recorrer ao Conselho de Estado, última instância da Justiça administrativa da Itália, para evitar a extradição. Com a decisão do TAR, o Ministério da Justiça italiano deve voltar a discutir com as autoridades brasileiras a fixação da uma data para a transferência de Pizzolato, que deve cumprir pena no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, onde outros condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, estão presos.

Pizzolato foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão. Antes de ser condenado, ele fugiu para a Itália com identidade falsa, mas acabou sendo preso em fevereiro de 2014, em Maranello.

Fonte: Correio Braziliense

GDF deve criar um plano B, dizem deputados

20150604005403Liliane Roriz defende alternativa e a ex-aliada Celina a divisão do pacote.

“Temos que ponderar e procurar outras alternativas que solucionem esses problemas financeiros do DF”, afirmou a vice-presidente da Câmara Legislativa, deputada Liliane Roriz (PRTB), um dia depois da presidente da Casa, Celina Leão (PDT), anunciar a saída da base de governo. O rompimento da deputada do PDT ocorre em um momento crítico para o Poder Executivo, que enfrenta resistência dos distritais à aprovação de um pacote de projetos que visam aumentar a arrecadação do DF.

O momento exige cautela, ponderou Liliane. “Os projetos ainda não foram discutidos entre os parlamentares. O momento é muito difícil, o governo está passando por uma situação crítica, com relação à questão financeira. Mas precisamos ter bom senso para avaliar se esse pacote não pode desestimular o setor produtivo”, sustentou a filha de Joaquim Roriz.

Para a dissidente Celina, o pacote precisa ser desmembrado. “Tem temas ali que são importantes para a cidade, mas que são polêmicos”, indicou. “Tem temas menos polêmicos, que são importantes e conseguem colocar recursos nos cofres públicos”, disse, sinalizando que, para estes, ela, ainda que na condição de “independente”, apoiará o governo. “Em todos os compromissos que forem efetuados para Brasília, eu vou estar do lado”, observou.

A presidente da Câmara avalia como positivo “os numerosos apoios” que tem recebido desde que anunciou a saída da base. “A classe política realmente pedia que acontecesse algo”, argumentou.

“Boa amiga”

Após o primeiro encontro com a ex-aliada, o governador Rodrigo Rollemberg disse que Celina “é uma boa amiga” e tem convicção de que “ela vai continuar ajudando Brasília”.

Sobre os problemas apontados pela pedetista, como a presença de petistas em cargos estratégicos na atual gestão, Rollemberg minimizou: “A eleição acabou. Para nós, o que importante é que as pessoas que estejam no governo sejam competentes e tenham compromisso com a gestão”.

 Fonte: Jornal de Brasília

Confira o que abre o que fecha no feriado de Corpus Christi

20150602203246Saiba que locais e serviços públicos terão horário diferenciado no feriado de Corpus Christi, na sexta-feira e no fim de semana.

Durante o feriado de Corpus Christi (4), na sexta-feira (5) e no fim de semana, a população de Brasília e os turistas terão acesso aos seguintes serviços públicos e pontos turísticos no Distrito Federal. Os órgãos de saúde atenderão casos de emergência e as delegacias funcionarão em regime de plantão. Alguns locais, como museus, terão horários especiais. A sexta-feira, nos serviços públicos, apenas será ponto facultativo em caso de decreto do governador Rodrigo Rollemberg.

SERVIÇOS PÚBLICOS

Banco de Brasília (BRB)

Na quinta (4), feriado, as agências estarão fechadas. Na sexta-feira (5), o atendimento será normalizado, das 11 às 16 horas. Encontre uma agência mais próxima.

Doação de sangue

A Fundação Hemocentro de Brasília não funcionará na quinta-feira (4) nem no domingo (7). Na sexta-feira (5) e no sábado (6), o atendimento será das 7 às 18 horas. A instituição fica no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3 (Asa Norte). Para mais informações, disque 160 e tecle a opção 2.

Postos do Na Hora

A Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão ainda não definiu como será o funcionamento das unidades. O Na Hora reúne, em um único local, serviços de órgãos públicos federais e distritais. Oferece, por exemplo, emissão de carteira de identidade, consulta a processos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e retirada de segunda via de contas de água.

Há unidades nas regiões administrativas de Ceilândia (Shopping Popular), do Gama (entre as Quadras 55 e 56 do Setor Central), do Plano Piloto (subsolo da rodoviária), do Riacho Fundo I (Shopping Riacho Mall), de Sobradinho (Serra Shopping) e de Taguatinga (Pistão Sul).

Procon

Não haverá atendimento ao público na quinta-feira (4) nem no domingo (7). Na sexta-feira (5), o horário de funcionamento será normal, das 8 às 17 horas. Os postos que funcionam aos sábados manterão o horário regular, entre 7h30 e 12h30. Veja as escalas de cada posto. Mais informações, ligue 151.

Secretaria de Fazenda

As agências da Secretaria de Fazenda fecham na quinta-feira (4) e voltam a funcionar na sexta, no horário padrão, das 12h30 às 18h30. A central telefônica (número 156, opção 3) não funciona no feriado e no fim de semana.

Quem precisar de consultas e serviços básicos, como impressão de boletos e de certidões negativas, poderá acessar o site da secretaria. Outras demandas poderão ser registradas no atendimento virtual, mas as respostas serão dadas nos dias úteis, em horário comercial, das 8 às 18 horas.

Segurança 

O cidadão que precisar registrar ocorrência policial durante o feriado e fim de semana deverá procurar as delegacias da Polícia Civil, que funcionarão em regime de plantão. Na sexta-feira (5), o expediente é normal.

Saúde

Na quinta-feira e no fim de semana, somente funcionam as emergências dos hospitais e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ceilândia, Samambaia, Núcleo Bandeirante, São Sebastião e Recanto das Emas, abertas 24 horas por dia. Na sexta-feira, caso não seja decretado ponto facultativo, tudo funciona normalmente, com atendimento nos ambulatórios dos hospitais e centros de saúde.

Shoppings populares

O shopping popular de Ceilândia, na QNM 11, fecha no feriado, mas funcionará normalmente na sexta-feira (5) e no fim de semana, das 8 às 18 horas. Já o de Brasília, ao lado da antiga Rodoferroviária, estará fechado no feriado. De sexta-feira a domingo, abre das 8 às 18 horas.

Comércio Varejista 

Todo o comércio varejista do Distrito Federal funcionará no feriado desta quinta (4), Corpus Christi.

Lojas de rua e de shoppings deverão abrir das 14 às 20 horas.

É o que estabelece acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista – Sindivarejista – e o Sindicato dos Empregados no Comércio.

Transporte urbano

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informa que, na quinta-feira (4), haverá reforço na oferta de ônibus para a celebração de Corpus Christi na Esplanada dos Ministérios.

Foi criada a linha especial circular 108.2, que vai ligar a Rodoviária do Plano Piloto à Catedral Metropolitana, retornando para a Rodoviária. A linha – operada pela empresa Piracicabana – não terá tabela horária, as saídas serão programadas de acordo com a demanda.

Na quinta-feira (4), os trens do metrô de Brasília vão funcionar no mesmo horário de domingo, das 7 às 19 horas, mas com tarifa de dia útil, R$ 3. Na sexta-feira (5), retomará o funcionamento cotidiano, de 6 às 23h30, assim como no sábado. A passagem no fim de semana será R$ 2.

Sistema de Bilhetagem Automática – SBA

Todas as bilheterias do SBA vão funcionar normalmente no feriado, mas os postos de atendimento estarão fechados. Na sexta-feira (5), por ser dia útil, os postos do SBA vão abrir normalmente.

PONTOS TURÍSTICOS

Catetinho (km 0 da BR-040, Gama)

Funcionará normalmente todos os dias, das 9 às 17 horas.

Entrada gratuita

(61) 3338-8803

Jardim Botânico de Brasília (SMDB, Área Especial, Lago Sul)

Ficará aberto no feriado e nos dias seguintes, sempre das 9 às 17 horas.

Entrada: R$ 2

(61) 3366-2141

Memorial dos Povos Indígenas (em frente ao Memorial JK)

Aberto de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas.

Entrada gratuita

(61) 3344-1154

Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, perto da Rodoviária do Plano Piloto)

Funciona de terça-feira a domingo, das 9 horas às 18h30.

Entrada gratuita

(61) 3325-5220

Museu Vivo da Memória Candanga (Via Epia Sul, Lote D, Núcleo Bandeirante)

Aberto todos os dias, exceto aos domingos, das 9 às 17 horas.

Entrada gratuita

(61) 3301-3590

Torre de TV

A visitação no mezanino e no mirante estará permitida das 9 às 20 horas, tanto no feriado quanto no fim de semana. A Feira da Torre também funcionará nos quatro dias, das 9 às 20 horas. O acesso ao Café da Torre também seguirá sem alterações, de quinta-feira a domingo, entre 9 e 20 horas.

Zoológico (Avenida das Nações, Via L4 Sul)

Abrirá normalmente todos os dias, das 9 às 17 horas.

Entrada: R$ 2 (quem tem até 5 anos ou mais de 60 não paga)

BIBLIOTECAS

Biblioteca Pública de Brasília (EQS 312/313)

Não abrirá na quinta-feira (4) e retomará o serviço na sexta-feira (5), das 7h30 às 18 horas. No sábado (6), o horário será especial das 7h30 às 13h30, e fechará no domingo.

Biblioteca Nacional (Esplanada dos Ministérios)

Fechará na quinta-feira (4), mas na sexta abre em horário normal, das 8 às 20 horas. No sábado e no domingo, o funcionamento será das 8 às 14 horas.

CENTROS CULTURAIS E CINE BRASÍLIA

Casa do Cantador (QNN 32, Área Especial, Ceilândia Sul)

Estará fechada no feriado. Porém, abrirá na sexta-feira, das 8 às 18 horas. No sábado, o centro cultural terá programação musical a partir das 14 horas, com músicos locais de vários estilos. No domingo não haverá atividade.

(61) 3378-5067

Centro Cultural Três Poderes (Praça dos Três Poderes)

Reúne o Panteão da Pátria, o Espaço Lucio Costa e o Museu da Cidade. Estará aberto normalmente durante o feriado e os dias que se seguirão, das 9 às 18 horas.

Entrada gratuita

(61) 3325-6244

Cine Brasília (EQS 106/107)

Aberto diariamente a partir das 10 horas. De 4 a 7 de maio, haverá exibição de filmes às 17, 19 e às 21 horas. No sábado (6), a primeira sessão será às 15 horas.

Confira a programação.

Ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada)

(61) 3244-1660

 Fonte: Agência Brasília

Situação do HRT reabre discussão sobre cuidados com a higiene

20150603012954A equipe do JBr. flagrou vários funcionários saindo com a vestimenta branca. Alguns com bolsas ou mochilas por cima e outros com a peça pendurada no braço.

A reabertura do pronto-socorro do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) veio acompanhada de mais uma notícia preocupante: aumentou para quatro o número mortes de pacientes cuja presença de bactérias foi detectada.  M.A.S.R., 79 anos, veio a óbito às 18h de ontem. Segundo a Secretaria de Saúde, ela apresentou insuficiência respiratória grave. M. foi primeiro caso de Enterococus confirmado.

Ontem à noite, o  HRT  nem parecia o mesmo.  Com poucos pacientes e visivelmente limpo, a calmaria tomava conta do ambiente horas depois da confirmação de mais uma morte. Até mesmo os socorristas que chegavam se espantavam com o  cenário. “O chão parece outro”, diziam.

Para pacientes, no entanto, tanta tranquilidade pode ser sinal de que a situação é mais grave do que parece. “Não sei se está vazio porque as pessoas não sabem que reabriu ou por precaução. Lá dentro, estão limpando tudo mesmo. Uma faxina pesada, o que nos faz pensar se já é seguro ou não vir aqui”, disse o eletricista Eliel Lacerda, 44 anos.

Higiene?

Representantes da Secretaria de Saúde admitem que o descuido na limpeza   pode ter causado a contaminação pelas bactérias KPC e Enterococus. Elas podem ficar “escondidas” em objetos não higienizados. Do lado de fora do HRT, chama a atenção o fato de  técnicos, enfermeiros e médicos vestirem os jalecos usados dentro dos hospitais.

A equipe do JBr. flagrou vários funcionários saindo  com a vestimenta branca. Alguns  com bolsas ou mochilas por cima e outros  com a peça pendurada no braço. Flagrada, uma funcionária, que se identificou apenas como Flávia, tentou justificar que ainda não tinha tirado o jaleco porque estava com pressa, mas sempre costuma retirá-lo no estacionamento, antes de entrar no carro.

A técnica de enfermagem Hégia de Castro, 32 anos, alegou que só veste o jaleco quando está chegando à porta da unidade. “Temos uma orientação de não usá-lo fora do hospital. Por isso, sempre ando com um saco plástico na bolsa e, quando estou saindo, tiro   e guardo no saco. Ainda mais agora, com essa superbactéria, a prevenção deve ser maior ainda”, explicou.

Jaleco usado na rua: prática não recomendada

De acordo com Henrique Marconi, infectologista da Associação Médica de Brasília (AMBr), o uso de jalecos fora do ambiente hospitalar deve ser evitado e a vestimenta deve ser lavada diariamente. “A superbactéria morre assim que sai do ambiente hospitalar. Porém, o uso do jaleco fora do hospital é uma prática que deve ser deixada de lado”, explicou.

Segundo ele, lavar bem as mãos, limpar o ambiente e utilizar antibióticos corretamente, sem o uso excessivo, são importantes para se preservar de bactérias. Marconi acredita que outras complicações resultaram nas mortes de pacientes do HRT. “Devem ter ocorrido outros problemas que, junto com as superbactérias, causaram as mortes. Afinal, todos nós as temos no organismo e trocamos com as existentes no ambiente. Em um hospital, serão bactérias mais fortes”, diz.

Questionada sobre os cuidados com o uso dos jalecos, a Secretaria de Saúde informou que não há risco de contágio pela vestimenta, pois o contato tem que ser “muito íntimo e prolongado para haver a contaminação”. A transmissão ocorre em contato com mãos e equipamentos não higienizados. A pasta esclareceu que há equipes de infectologistas em todas as unidades para monitorar a situação.

 Fonte: Jornal de Brasília

Entrevistado 3/6: Professor Chico, Cientista Político, Presidente da ABBP

O Cientista Político, Presidente da ABBP, Professor Chico, será o entrevistado de hoje no programa Conectado ao Poder, na rádio OK FM, que também contará com a participação da Dupla Eliane e Samuel cantando ao vivo. Sintonize 104,1 FM e ouça das 20h às 21h.Conectado_3_6

“Transformei xingamento em luta”, diz jovem vítima de racismo na internet

20150603000353224054aJornalista alvo de ofensas racistas ao postar foto em rede social fala com exclusividade ao Correio. Ela não apagou a imagem e, até hoje, recebe mensagens de ódio.

Em 2015, já foram registrados 46 casos denúncias de injúria racial e racismo no Distrito Federal. Entre eles, dez ocorreram em maio. Os dados são do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED), referentes a cidades como Ceilândia, Águas Claras, Plano Piloto, Núcleo Bandeirante, Lago Norte, Gama e Taguatinga. Isso sem contar os casos da jornalista Cristiane Damaceno, 25 anos, agredida nos comentários de uma foto que postou em uma rede social, e de uma estudante de 30 anos do Instituto Federal Brasília (IFB) que foi chamada de macaca por uma colega de sala do curso de secretariado escolar, ambos em abril. A ofensa aconteceu por mensagem de celular. A Polícia Civil investiga as ocorrências.

Cristiane falou com exclusividade ao Correio sobre as agressões que sofreu. Ela disse que se sentiu abalada à época, mas que transformou os xingamentos em motivos para lutar contra o racismo. Um grupo de desconhecidos deixou comentários ofensivos, como “quanto custa essa escrava?”, e chamando-a de “macaca”. A jornalista decidiu não apagar a foto e, até hoje, recebe mensagens de ódio. “Para nós, mulheres negras, lutar contra o racismo não é uma opção. Eu não tenho como seguir minha vida sem que isso esteja na minha história. Tenho transformado o que passei em algo concreto, pois é minha responsabilidade. Depois do que aconteceu, ouvi vários relatos, do Brasil todo, e tenho que continuar lutando contra o racismo”, declarou.

O caso da jornalista foi registrado na 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia) como injúria racial, embora ela acredite que se trate de um caso de racismo (leia O que diz a lei). “As pessoas não me conheciam. Mas a escolha delas não foi aleatória. Escolheram uma mulher negra e atacaram a imagem dela. Isso também aconteceu em Minas Gerais, com uma mulher negra que postou uma foto com o namorado”, relatou. No caso da estudante do IFB, a agressão aconteceu via celular, após um desentendimento entre colegas. Com medo de sofrer alguma represália, por conviver diariamente com a agressora, a mulher preferiu não se identificar.

A estudante registrou ocorrência na 11ª DP (Núcleo Bandeirante) e entregou para a polícia uma cópia da mensagem que dizia: “Bom dia, Márcia gatinha. Se é que eu posso chamar de gatinha, porque está mais para uma…”. Após o texto, a agressora enviou duas fotos de macaco para a vítima. “Eu fiquei com medo de registrar um boletim de ocorrência. Só tomei coragem cerca de um mês depois, ao falar com uma amiga. Se eu não fizesse isso, quantas pessoas mais ela ofenderia? Não é fácil sentar diariamente ao lado de alguém que te ofendeu dessa forma”, desabafou.

Fonte: Correio Braziliense

 

Com feriado prolongado, Câmara fica deserta

20150602230558Em plena terça-feira, um dos dias normalmente mais movimentados da Casa, o plenário estava praticamente vazio.

Em uma semana com feriado prolongado de Corpus Christi, as atividades na Câmara dos Deputados se encerraram mais cedo para que os parlamentares possam aproveitaram seis dias de descanso. Em plena terça-feira, um dos dias normalmente mais movimentados da Casa, o plenário estava praticamente vazio.

O presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) partiu nessa segunda à noite em viagem oficial para Israel, Palestina e Rússia, levando uma comitiva de parlamentares. A Casa ainda não divulgou os nomes dos líderes que acompanharam Cunha no tour.

Sem a presença do peemedebista, 395 registraram presença nesta terça-feira, 2, mas entraram em obstrução e se recusaram a votar a pauta de recursos sobre matérias terminativas. O resultado foi corredores vazios após as sessões nas comissões, entre elas a Constituição e Justiça (CCJ), da Maioridade Penal e da CPI da Petrobrás.

A agenda oficial de Cunha no exterior prevê visita aos Parlamentos dos três países e encontro parlamentar na Rússia. Na quarta em Israel, o presidente da Câmara brasileira se encontrará com o presidente Benjamin Netanyahu e em seguida visitará o Museu do Holocausto. No dia seguinte, o peemedebista levará sua comitiva para Ramallah, onde tem compromisso com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.

No sábado, a programação em Moscou inclui almoço com chefes de Parlamentos e na segunda-feira, 8, haverá Fórum Parlamentar dos Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Cunha e seus convidados embarcam de volta ao Brasil na terça-feira, 9, onde retomará a pauta de votações no dia seguinte com o projeto que revê a política de desoneração da folha de pagamento e a conclusão da votação da Reforma Política.

 Fonte: Estadão Conteúdo

UNE vai atacar ajuste; presidente será poupada

20150603123009Dirigida há mais de 20 anos pelo PC do B, partido mais fiel aos governos petistas, a União Nacional dos Estudantes (UNE) abre seu 54.º Congresso Nacional nesta quarta-feira, 3, em Goiânia, marcando posição de contraponto aos movimentos que, em março e abril deste ano, ganharam as ruas – espaço tradicionalmente ocupado pelos estudantes – para pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

No evento que segue até domingo, 7, as discussões orbitarão em torno de dois motes principais: a defesa da democracia e as críticas ao governo, principalmente ao ajuste fiscal promovido pela equipe econômica e a redução dos recursos destinados à educação. Dilma Rousseff deverá ser poupada.

Na década de 1990, a UNE liderou os principais atos de rua contra presidentes, como as marchas pelo impeachment de Fernando Collor, em 1992, e o “Fora FHC”, em 1999. Nos governos petistas, entretanto, a UNE passou a compor, ao lado de movimentos como o dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), a base de sustentação com as organizações sociais.

Em março e abril, quando o governo federal enfrentou o momento de maior tensão com a presença maciça de pessoas nas ruas para pedir o impeachment da presidente, UNE, MST, MTST e centrais ligadas aos direitos dos trabalhadores organizaram marchas “em defesa da democracia”. Na prática, foram manifestações de apoio ao governo.

“Quando vamos pedir mudanças na economia estamos apontado rumos democráticos”, diz a presidente da UNE, Virgínia Barros. Segundo ela, a UNE toma cuidado em não focar suas críticas em Dilma para não ser confundida com grupos de “viés antidemocrático”.

Bandeiras

Ela afirma que no congresso a UNE vai firmar posição contra a maioridade penal e o financiamento empresarial de campanha e apoiar a reforma política e a luta pela educação. “Os cortes de R$ 9 bilhões na educação vão de encontro a conquistas importantes dos últimos anos, como a aprovação do Plano Nacional de Educação e a destinação de recursos do pré-sal para o setor”, diz Virgínia.

No congresso são esperados 10 mil estudantes. Na eleição marcada para domingo, a expectativa é de que, mais uma vez, o PC do B renove a liderança da UNE, com a candidatura da estudante da PUC-SP Carina Vitral, representante da ala majoritária do Movimento Abre Alas.

Ao falar das recentes decisões do governo na educação, Carina mescla críticas ao corte no setor com elogios a medidas como a aprovação do Plano Nacional de Educação. “Ainda que exista restrição, que seja com critérios claros e definidos”, diz ela sobre as mudanças no acesso ao Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Estadão Conteúdo

 

- Publicidade -
- Publicidade -