Início Site Página 6011

Alírio de malas prontas para o PMDB

1294294_172235939634928_805903740_oSegundo informações obtidas pelo blog, o ex-deputado distrital, Alírio Neto (PEN), já estaria com um pé no PMDB, partido do ex-governador Tadeu Filippelli, que foi o grande articulador que trabalhou nos bastidores para a mudança de sigla do ex-deputado.

Alírio foi secretário de Justiça e Cidadania dos governos José Roberto Arruda (DEM) e Agnelo Queiroz (PT), além de deputado distrital por três vezes, aonde chegou a ocupar a presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Fonte: Blog do Fredlima

OAB apresenta a Dilma propostas de combate à corrupção

furtadoO Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentou hoje (17) à presidenta Dilma Rousseff propostas do plano de combate à corrupção elaborado pela entidade. Entre os itens estão o fim do financiamento empresarial a candidatos e partidos políticos e a criminalização do caixa 2 de campanha eleitoral. As propostas foram apresentadas pela OAB no momento em que o governo se prepara para enviar ao Congresso Nacional um pacote de medidas de combate à corrupção.

O presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado, disse que o Brasil vive uma crise ética e que é preciso usar este momento como uma oportunidade para fazer mudanças. “A população exige que sejam adotadas providências concretas, reais e efetivas, para mudar a estrutura do Estado brasileiro, que viabiliza esse tipo de conduta, essa corrupção impregnada em todos os entes da Federação e que deve ser combatida de forma sistêmica.”

Segundo Furtado, Dilma demonstrou receptividade a algumas das medidas. No entanto, ele evitou detalhar quais propostas da OAB tiveram a simpatia da presidenta e se ela se comprometeu a incluir as sugestões da entidade no pacote do governo. As propostas da OAB serão apresentadas também a líderes de partidos.

Outras medidas do Plano de Combate à Corrupção da OAB são o cumprimento da ordem cronológica no pagamento das contas públicas; a redução dos cargos de livre nomeação no serviço público, com prioridade para servidores de carreira e concursados; e a instituição da existência de sinais exteriores de riqueza incompatíveis com a renda e o patrimônio como critério para perda de cargo público e bloqueio de bens.

Sobre o fim do financiamento empresarial para candidatos e partidos, Marcus Vinícius Furtado destacou que é preciso ter limites para gastos eleitorais. “Campanhas milionárias não contribuem para o aperfeiçoamento da democracia. Temos que diminuir custos de campanha no Brasil, pensar em sistema eleitoral que não gere milhares de candidatos, milhões de despesas, que serão depois fruto de uma devolução por desvio de condutas impróprias”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Redução da maioridade penal pode ser votada hoje na CCJ da Câmara

Redução da maioridade penalA Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados pode votar hoje (17) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93 que reduz a responsabilidade penal de 18 para 16 anos. A proposta está na pauta e chegou a tramitar na CCJ na última legislatura, mas não foi votada. A PEC é a mais antiga das cerca de 30 propostas que tramitam na Casa pedindo a alteração na maioridade penal.

Tema polêmico, a proposta de redução da maioridade penal divide especialistas. De um lado, há a ideia de que adolescentes menores de 18 anos têm discernimento para entender que estão cometendo crimes. Portanto, segundo os defensores da redução da maioridade, esses jovens devem ser punidos de acordo com a gravidade do ato.

Por outro lado, defensores da manutenção da maioridade em 18 anos argumentam que a redução da idade para responsibilização penal é uma medida simplista, que pode gerar ainda mais problemas para a segurança pública. Para eles, é preciso ampliar políticas sociais de proteção aos jovens.

Professor da Universidade de Brasília, sociólogo e estudioso da segurança pública, Antônio Flávio Testa defende que os crimes devem ser punidos de acordo com a gravidade, independentemente da idade de quem os cometeu. “Sempre há discussão em torno de quem cometeu crimes, mas não na família das vítimas. Dizer que, pela idade, uma pessoa é menos perigosa, é falacioso.”

Administradora executiva da Fundação Abrinq, que atua na promoção dos direitos de crianças e adolescentes, Heloisa Oliveira diz que o número de atos infracionais cometidos por adolescentes é “muito menor” que o de adolescentes vítimas de violência. “A maior parte dos adolescentes internados, de acordo o Conselho Nacional de Justiça, cometeu roubo ou foi pega praticando tráfico de drogas. Esses crimes são típicos de ausência de uma polícia de enfrentamento às drogas. Isso tem, por certo, adultos por trás.”

Segundo Testa, um crime cometido por um menor ou por um adulto não pode ser tratado de forma diferente e o contexto social não pode ser levado em conta para a punição. “Há uma dívida social com as famílias mais pobres, mais carentes, mas querer dizer que um menor de família pobre que comete um homicídio não deve ser punido, é absurdo. Na minha avaliação, se cometeu um crime grave tem que ser punido de acordo com a gravidade do crime.”

Para Heloisa, a violência deve ser vista como fenômeno social grave e tratada com políticas de prevenção e proteção. “A maioria dos adolescentes internados, quando cometeu seu primeiro ato infracional, não estava mais na escola, ou seja, já estava com um direito não garantido. Muito mais que pensar uma mudança de lei, a gente precisaria investir fortemente em uma política de proteção e de garantia de projeto de vida para esses jovens”.

De acordo com a Constituição, os menores de 18 anos não podem ser imputados penalmente, por isso, ficam sujeitos a punições específicas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente – as medidas socioeducativas. O relator da PEC, deputado Luiz Couto (PT-PB), apresentou parecer contrário por considerar que as propostas ferem cláusula pétrea da Constituição. Ele argumenta que a PEC desrespeita o Pacto de São José da Costa Rica, tratado internacional de direitos humanos do qual o Brasil é signatário, segundo o qual os adolescentes devem ser processados separadamente dos adultos.

Fonte: Agência Brasil

Toffoli assume vaga em colegiado do STF que julgará Lava Jato

20150317190532O ministro Dias Toffoli assumiu hoje (17) uma cadeira na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), colegiado que vai julgar as ações da Operação Lava Jato. Na semana passada, os ministros que compõem o colegiado decidiram convocar um integrante da Primeira Turma para ocupar a vaga deixada pelo ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho do ano passado. A medida foi tomada porque a presidenta Dilma Rousseff ainda não indicou um nome para o lugar de Barbosa no Tribunal.

Ao assumir a vaga, Toffoli disse que a mudança não foi “uma decisão fácil”, porque foi na Primeira Turma que ele participou de sua primeira sessão como juiz do Tribunal.

O ministro Gilmar Mendes elogiou a solução encontrada para completar o colegiado. “Imaginávamos que a não transferência de um membro da Primeira Turma para a Segunda ocasionaria uma pressão ímpar, um questionamento intenso sobre o colega que viesse a ser escolhido, tendo em vista a tensão política que se torna mais prenunciada. Por isso acredito que esta solução que se encontrou deve ser elogiada”, disse.

Com a decisão, além de participar do julgamento dos processos que envolvem políticos citados na Operação Lava Jato, Toffoli presidirá a Segunda Turma a partir de maio, quando acaba o mandato do ministro Teori Zavascki na presidência da turma. A ministra Cármen Lúcia e o ministro Celso de Mello também fazem parte do colegiado.

A transferência foi assinada na semana passada pelo presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski. A decisão foi cumprida formalmente, respeitando o com o critério de antiguidade e a pedido de Toffoli. Pelo Regimento Interno do STF, o candidato mais antigo na Primeira Turma tem preferência na escolha. Como o ministro Marco Aurélio, membro mais antigo, disse que não vai deixar o colegiado, Toffoli, segundo integrante mais antigo, foi transferido.

As duas turmas do STF são compostas por cinco membros. No entanto, desde julho do ano passado, com a aposentadoria de Joaquim Barbosa, a Segunda Turma estava julgando as ações com quatro ministros, registrando empates, que favorecem a absolvição de réus em ações criminais.

Fonte: Agência Brasil

Boca de urna indica empate entre Netanyahu e Herzog em Israel

Benjamin-Netanyahu-Sebastian-Scheiner-reuters640Pesquisas de boca de urna feitas pelos principais canais de televisão de Israel mostraram que o atual primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, do partido Likud, empatou com Isaac Herzog, da União Sionista, nas eleições desta terça-feira, tornando a formação de um próximo governo um sério desafio para ambos os candidatos.

O canal 10 e o canal 1 afirmaram que o Likud e a União Sionista obtiveram 27 assentos cada um no parlamento de 120 membros, conhecido como Knesset. Já o canal 2 disse que Netanyahu conquistou uma apertada vitória, garantindo 28 assentos, e Herzog, 27. Se o Likud vencer, haverá uma coalizão com partidos da extrema-direita israelense e partidos religiosos ortodoxos.

Eleitores da União Sionista comemoram após votação | R.Zvulun/Reuters

Árabes

Mas a vitória ainda não está garantida ao Likud nem ao seu principal nome, Netanyahu. A Lista Conjunta, coalizão que reúne um grupo de partidos árabes, ocupa o terceiro lugar em todas as estimativas apresentadas. Enquanto os canais 2 e 10 apontam que a megacoalizão teria 13 cadeiras, o canal 1 estima que a Lista Conjunta terá 12 assentos. O grupo deve ser uma das principais forças de oposição caso Netanyahu se reeleja.

Agora é o início de um período de intensas negociações, até que seja definido o novo primeiro-ministro: o conservador Benjamin Netanyahu, que intensificou o discurso de direita na reta final de campanha, ou o trabalhista Isaac Herzog, após uma aritmética política delicada. Os resultados finais oficiais serão conhecidos somente nesta quarta.

Sem resultado oficial de eleições, Netanyahu comemora vitória

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, comemorou nesta terça o que chamou de “grande vitória” nas eleições legislativas do país, depois de sondagens de boca de urna apontarem empate técnico de seu grupo com a coligação de centro-esquerda União Sionista.

“Contra todas as probabilidades: Uma grande vitória para o Likud, uma grande vitória para o povo de Israel”, escreveu Netanyahu em sua conta no Twitter.

Mais de 5 milhões de israelenses votaram nesta terça nas eleições legislativas, antecipadas para decidir se o atual primeiro-ministro continua na chefia do governo e escolher 120 deputados.

Fonte: Metro com Agência Brasil

Hélio José visita Hospital de Brazlândia

maxresdefaultNo último sábado o senador Hélio José (PSD/DF) visitou o Hospital Regional de Brazlândia (HRBz) e conversou com o diretor Valterdes Silva Nogueira.

Para o senador Hélio José “saúde é um direito fundamental de todo cidadão, garantido pela nossa Constituição”. Por isso o parlamentar procura conhecer os problemas enfrentados pela população no sistema de saúde e trabalha com muita determinação para assegurar a melhoria no serviço de assistência médica no DF.

Segundo Nogueira o Hospital de Brazlândia precisa de novos equipamentos, melhorias na infraestrutura, maior efetivo, para que todos os que procuram o serviço sejam atendidos de forma plena e com qualidade. O senador se comprometeu a ajudar o hospital e destinar recursos para que a população receba um atendimento qualificado, ágil, seguro, focado na recuperação plena e no bem-estar de todos.

Hospital Bom Jesus passa por reparos

IMG_4314O Hospital Municipal Bom Jesus tem atendido uma grande demanda nos últimos meses, com pacientes de vários municípios do Entorno do Distrito Federal.

Instalações bem estruturadas e conservadas também influenciam na qualidade do atendimento oferecido aos pacientes, pensando nisso a Prefeitura de Águas Lindas por meio da secretaria de Saúde realizou nova pintura na fachada do HMBJ e também construiu dois amplos banheiros na recepção, oferecendo mais comodidade aos pacientes.

De acordo com o departamento de Manutenção da SMS, o secretário de Saúde Eduardo Rangel segue as orientações do prefeito Hildo do Candango na conservação e manutenção dos prédios públicos. Recentemente a Policlínica também recebeu renovação da pintura em suas instalações.

“Postos de Saúde recebem nova pintura para que não só a sua imagem possa ser renovada, mas também a sua higiene em favor da saúde do município” declarou o diretor de Manutenção da SMS Francisco Viveiros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Bom Jesus

Fotos: ASCOM

Renato Rainha põe os pingos nos ‘is’ e ironiza tom raivoso de Agnelo

okNa quebra de silêncio do ex-governador Agnelo Queiroz, em entrevista a Veja Brasília, o petista empunhou a metralhadora e direcionou para todos os lados. Os inimigos, no entanto, já são conhecidos. E eles estão no poder agora.

Nas respostas, um misto de lamento e fúria. Além do atual governador Rodrigo Rollemberg, o petista destilou seu veneno no senador Cristovam Buarque (PDT) e no atual presidente do Tribunal de Contas do DF, Renato Rainha. É deste último que Agnelo parece alimentar mais ressentimentos.

Rainha foi o responsável por atestar o rombo que Agnelo deixou nas contas do GDF. E talvez, por esta razão, se tornou a mosca do alvo do gatting do ex-governador. O comandante estaria usando o tribunal apenas como trampolim para retornar sua vida política em 2018.

Agnelo disparou: “Fico revoltado quando vejo o presidente de um Tribunal de Contas (Renato Rainha) fazendo pré-julgamento, falando pelos conselheiros, usando o cargo como palanque eleitoral”.

Rainha rebateu: “Compete ao presidente representar o Tribunal e é isso que ele tem feito, aproximando a Corte da população.  A única intenção do Conselheiro Renato Rainha é dar mais transparência às atividades do TCDF e promover eficiência e economicidade na gestão pública do DF”, disse, em nota, por meio de sua assessoria.

Ainda segunda a nota, Rainha “jamais fez qualquer pré-julgamento ou declaração de natureza política”. As cifras bilionárias que faltavam no caixa do governo do PT foram calculadas, diz o TCDF, baseado em auditorias, inspeções e outras fiscalizações pelos técnicos da Corte.

O presidente do TCDF ratificou o buraco na camada financeira do governo. “O GDF gastou R$ 1,2 bilhão a mais do que arrecadou. Foi o pior resultado primário no DF desde a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse a Notibras.

Nada que uma conversa não resolva e ponha os “pingos nos is”. Por isso, Rainha faz questão de manter seu gabinete aberto para que o gestor (do PSB, PDT, PSDB, PT e etc) saiba onde está seu limite prudencial. Desde que seja uma conversa amistosa. “Sem entrar nesse debate raivoso que tanto mal faz para a nossa cidade”, conclui Renato Rainha.

Fonte: Notibras

Primeira cota do IPVA despeja 277 milhões nos cofres do governo

transito-spO governo do Distrito Federal arrecadou R$ 277,4 milhões com o pagamento da primeira parcela e da cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O número ficou acima da expectativa da Administração Pública, que era recolher R$ 260 milhões com o fim do primeiro prazo, na sexta-feira (13).

Proprietários de 235 mil veículos pagaram à vista — R$ 193,5 milhões — e receberam desconto de 5% sobre o valor. Donos de outros 523 mil optaram por pagar parcelado e depositaram a primeira cota na semana passada — o que totalizou R$ 83,9 milhões. O DF tem cerca de 1,15 milhão de veículos registrados.

Em 2014, a arrecadação da primeira parcela e da cota única rendeu ao Distrito Federal R$ 242 milhões. “Houve aumento significativo da arrecadação deste ano em relação ao passado; esse resultado pode ser reflexo do crescimento da frota, mas é preciso analisar mais profundamente os dados”, afirma o chefe da Assessoria Especial da Secretaria de Fazenda, Wilson José de Paula. Em 2015, a expectativa da pasta é arrecadar R$ 761 milhões — valor previsto na Lei Orçamentária Anual.

A segunda via do boleto pode ser retirada no site da Secretaria de Fazenda. Os perfis mantidos pela pasta noFacebook e no Twitter ajudam no direcionamento das demandas. Pessoas sem acesso à internet devem se dirigir a alguma das agências da Receita do DF, às lojas de conveniência do Banco de Brasília (BRB) ou aos postos do Na Hora Cidadão.

Fonte: Notibras

Após manifestações, governo amplia defesa do ajuste fiscal

apos-manifestacoes-governo-amplia-defesa-do-ajuste-fiscalPressionado pelas manifestações de domingo (15) em todo o país, que tornam sua situação política mais complicada, o governo saiu a campo nesta segunda(16) defendendo o ajuste fiscal e a necessidade de o Congresso e a sociedade darem respaldo ao aperto nas contas públicas. Dois ministros e a própria presidente Dilma Rousseff deram declarações firmes em defesa da nova fase da política de arrecadação e gastos do governo e colocaram essa estratégia como condição essencial para a retomada do crescimento econômico.

Em solenidade no Palácio do Planalto, Dilma ensaiou um mea culpa e disse que pode ter exagerado na dose na política anticíclica (que tenta por meio de estímulos, como redução de impostos e aumento de gastos, acelerar a economia) em seu primeiro mandato. Esse reconhecimento não pode ser ignorado, dado que no mundo político, admitir erros, mesmo que apenas de dosagem e não de estratégias, são incomuns.

Dilma defendeu sua estratégia de proteger a economia, sobretudo os trabalhadores, da crise internacional, mitigando seus impactos com a política anticíclica. Mas, ao admitir a discussão sobre a dosagem implementada, ou seja, ao ter aberto a possibilidade de reconhecer que de alguma forma errou, ela tenta passar um sinal de certa humildade, dialogando com os setores insatisfeitos com o seu governo na condução da economia.

A esse momento “sandálias da humildade”, Dilma acoplou o discurso sobre a necessidade de ajuste fiscal, que corrigiria os supostos excessos cometidos no passado e abriria o caminho para um novo ciclo de crescimento e prosperidade.

O ministro Guilherme Afif Domingos (Secretaria da Micro e Pequena Empresa) fez uma vinculação direta entre as manifestações e a necessidade de apoio ao ajuste fiscal. Ele disse que as ruas pedem mudança e que, na economia, isso passa pelo aperto do cinto governamental. É de se destacar que um ministro de uma área fim, que normalmente clamaria por mais gastos e mais renúncia fiscal, faça uma defesa veemente do ajuste fiscal.

Por fim, e nesse caso mais do que esperado, o ministro Joaquim Levy (Fazenda), sem citar as manifestações, deu sequência ao seu esforço de defesa do ajuste e ressaltou seu papel como alavanca de um novo ciclo de crescimento que viria da retomada da confiança dos empresários, investidores e consumidores. Levy chegou a dizer que o aperto fiscal ocorre por conta do baixo crescimento, e não o contrário.

Ainda nessa ofensiva, Levy, junto com os ministros Nelson Barbosa (Planejamento) e Carlos Gabas (Previdência) se reuniram no início da noite desta segunda com a bancada do PT na Câmara dos Deputados para um jantar em cujo cardápio estão as medidas que alteram as regras do seguro-desemprego, do abono e do acesso a benefícios previdenciários, como pensão por morte.

Embora esteja fora da pauta fiscal, é bom lembrar também que nesta terça, 17, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) também se reunirá com a bancada petista, dentro do esforço de melhorar a interlocução do governo com o Congresso após as manifestações do último domingo. Vale lembrar que foi Cardozo o responsável por colocar para o país a visão do governo sobre os protestos.

Fonte: Fato Online

- Publicidade -
- Publicidade -