Início Site Página 6010

PMDB recusa aproximação com o Buriti

20150319013109Os distritais do PMDB, Robério Negreiros, Wellington Luiz e Rafael Prudente, podem deixar o Grupo do Sete, que negocia com o governador Rodrigo Rollemberg mais espaço nas decisões do Executivo. O ex-vice-governador  Tadeu Filippelli, presidente regional da legenda, desautorizou os parlamentares peemedebistas de se aproximarem da atual gestão.

“O PMDB não tem aproximação com o Executivo. Foi feita uma conversa com diversos deputados, mas não será permitida nenhum tipo de aproximação com o governador”, declarou Tadeu Filippelli.

Segundo o presidente regional, o partido tem compromisso apenas com a cidade e reforça que não há a possibilidade de aproximação entre os peemedebistas e Rodrigo Rollemberg.

Na  segunda-feira, o Grupo dos Sete, formado por distritais do PMDB, PP, PR , PTN e PTB, esteve no Buriti em reunião com Rollemberg  e o líder do governo Júlio César (PRB) para conversar sobre reformulação da base.

Insatisfação

De acordo com um dos participantes, o chefe do Executivo estaria insatisfeito com a atual base e pretendia recompô-la com os parlamentares.

Uma nova reunião, apenas com Júlio César, deve ocorrer em 20 dias. O objetivo é reunir as demandas do Grupo dos Sete e levar para debate com o Buriti.

O ex-vice-governador não falou se, caso haja insistência por parte dos distritais do PMDB, os parlamentares serão punidos, mas avisou: “o único que tem autorização para falar pelo partido sou eu”. No início do ano, o partido passou por crises internas pelo mesmo motivo.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Cid Gomes deixa o Ministério da Educação

20150318222648Após polêmica com o Congresso Nacional, o ministro da Educação, Cid Gomes, pediu demissão. A demissão foi aceita pela presidenta Dilma Rousseff.  Ainda não há mais detalhes sobre a substituição de Gomes na pasta.

“O ministro da Educação, Cid Gomes, entregou nesta quarta-feira, 18 de março, seu pedido de demissão à presidenta Dilma Rousseff. Ela agradeceu a dedicação dele à frente da pasta”, diz a nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência.

Cid Gomes foi hoje à Câmara dos Deputados para explicar declarações que deu em evento na Universidade Federal do Pará, de que há no Congresso Nacional “400 ou 300 achacadores” que se aproveitam da fraqueza do governo para levar vantagens. Cid Gomes disse que essa não é sua “opinião pública” e que a fala foi feita a estudantes dentro da sala do reitor após ser questionado pelos estudantes sobre a falta de dinheiro para a educação.

Líderes partidários da base governista e da oposição criticaram duramente as declarações e a postura do ministro da Educação, Cid Gomes, no plenário da Câmara, e pediram a saída dele do cargo.

Minutos depois, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou no plenário que havia recebido um comunicado do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, avisando da demissão de Cid Gomes. O líder do governo da Câmara, José Guimarães (PT-CE), confirmou que o ministro foi ao Palácio do Planalto ao sair do Congresso.

Fonte: Agência Brasil

 

Toffoli assume vaga em colegiado do STF que julgará Lava Jato

20150317190532O ministro Dias Toffoli assumiu hoje (17) uma cadeira na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), colegiado que vai julgar as ações da Operação Lava Jato. Na semana passada, os ministros que compõem o colegiado decidiram convocar um integrante da Primeira Turma para ocupar a vaga deixada pelo ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho do ano passado. A medida foi tomada porque a presidenta Dilma Rousseff ainda não indicou um nome para o lugar de Barbosa no Tribunal.

Ao assumir a vaga, Toffoli disse que a mudança não foi “uma decisão fácil”, porque foi na Primeira Turma que ele participou de sua primeira sessão como juiz do Tribunal.

O ministro Gilmar Mendes elogiou a solução encontrada para completar o colegiado. “Imaginávamos que a não transferência de um membro da Primeira Turma para a Segunda ocasionaria uma pressão ímpar, um questionamento intenso sobre o colega que viesse a ser escolhido, tendo em vista a tensão política que se torna mais prenunciada. Por isso acredito que esta solução que se encontrou deve ser elogiada”, disse.

Com a decisão, além de participar do julgamento dos processos que envolvem políticos citados na Operação Lava Jato, Toffoli presidirá a Segunda Turma a partir de maio, quando acaba o mandato do ministro Teori Zavascki na presidência da turma. A ministra Cármen Lúcia e o ministro Celso de Mello também fazem parte do colegiado.

A transferência foi assinada na semana passada pelo presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski. A decisão foi cumprida formalmente, respeitando o com o critério de antiguidade e a pedido de Toffoli. Pelo Regimento Interno do STF, o candidato mais antigo na Primeira Turma tem preferência na escolha. Como o ministro Marco Aurélio, membro mais antigo, disse que não vai deixar o colegiado, Toffoli, segundo integrante mais antigo, foi transferido.

As duas turmas do STF são compostas por cinco membros. No entanto, desde julho do ano passado, com a aposentadoria de Joaquim Barbosa, a Segunda Turma estava julgando as ações com quatro ministros, registrando empates, que favorecem a absolvição de réus em ações criminais.

Fonte: Agência Brasil

Caminhão do peixe coloca alimentos saudáveis na mesa dos moradores de Novo Gama

DSC02856Durante quatro dias por semana, os moradores de Novo Gama contam com um caminhão do peixe em vários pontos da cidade. Na terça-feira em frente ao Ginásio do Lago Azul, quarta no Vale do Pedregal, perto da Igreja Universal, quinta em frente a rodoviária do Novo Gama e sexta próximo a panificadora Itália no Lunabel.

Para a Secretária Municipal de Agricultura, Josélia Gomes, o caminhão é uma estratégia muito interessante para incentivar a população a consumir um alimento tão importante para a nossa saúde e os preços são acessíveis para facilitar o consumo. O quilo da tilápia é vendido por R$ 7,00, o do tambaqui por R$ 9,00 e o do pintado por R$ 15,00. Preços atraentes quando comparados aos valores adotados pelo comércio. No ano passado o caminhão vendeu 450 quilos de peixe e para Josélia esse número deve aumentar em 2015.

Os benefícios do peixe

Hábitos de alimentação saudável são aliados muito importantes na prevenção de doenças e oferecem qualidade de vida para quem inclui frutas, verduras, legumes e fibras em suas refeições. Entre os alimentos mais indicados por especialistas para inserir vitaminas no cardápio, está o peixe. A carne do peixe possui um baixo teor de gordura, vitaminas (A, D e E) e uma variedade de minerais como sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês e cobalto.

Além desses benefícios, concentram um alto teor de ômega 3 que previne incidências de doenças do coração e ajuda na redução das cardiovasculares e acidente vascular encefálico (AVC), também conhecido como derrame, reduz a pressão arterial, tem ação anti-inflamatória e diminui taxas de triglicérides e colesterol total no sangue. Os peixes também possuem proteínas mais fáceis de serem digeridas pelo organismo e são ricos em aminoácidos essenciais (substâncias não produzidas pelo nosso organismo), o que torna o seu valor nutricional superior ao das carnes vermelhas.

Deputada Luzia de Paula visita Escola Parque em Ceilândia

20150313_104705 (2)Na última sexta-feira (13) a deputada Luzia de Paula, o governador Rodrigo Rollemberg e o administrador de Ceilândia, Vilson de Oliveira, visitaram a Escola Parque Anísio Teixeira, em Ceilândia.

A Escola tem mil e duzentos alunos e está com mais de 2 mil vagas abertas. De acordo com a direção da unidade, após uma futura reforma, a escola poderá chegar a 12 mil estudantes. Entre os reparos necessários estão uma reforma do campo de futebol e a readequação da piscina.

A Administração de Ceilândia conseguiu o apoio dos comerciantes locais, para revitalizar o campo de areia e realizar reparos nos banheiros e vestiários de apoio as áreas de esporte.

A Anísio Teixeira conta com 54 professores que se revezam de manhã e à tarde em oficinas de arte, música, esporte e lazer. “O próprio aluno escolhe o que quer fazer. Por isso, nosso índice de evasão é próximo de zero”, informa a diretora da escola, Neide Rodrigues.

Fonte: luziadepaula.com.br

Projeto que reduz o número das RA’s continua parado na CLDF

administracao-lagosul-sheylaleal-2bO governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, mantém uma queda de braço com a Câmara Legislativa e setores da sociedade para aprovar o Projeto de Lei (PL) de sua autoria que reduz o número de administrações regionais. O PL tramita na casa desde 19 de fevereiro e ainda não foi votado.

Na última sessão realizada em meio à polêmica aprovação do Programa de Incentivo à Regularização Fiscal (Refis), no dia 12 (quinta-feira), deputados chegaram a debater com lideranças da comunidade a viabilidade da aplicação do PL. Mas não houve nem consenso, uma vez que a maioria esmagadora reagiu com descontentamento à proposta do governo.

A saída encontrada naquela Comissão Geral foi o encaminhamento de uma moção com a assinatura de 13 deputados aconselhando o governador a recuar. O documento foi organizado pelo petista Wasny de Roure. Mas a proposta do PL ainda não foi retirada de pauta.

De acordo com o líder de governo, deputado Julho César (PRB), o PL está nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Economia Orçamento e Finanças (CEOF). “Não é um projeto que vai ser definido rapidamente”, admite. “Ainda vai ter muita mudança”, conclui.

O líder da oposição, deputado Chico Vigilante, apresentou um substitutivo para o PL durante a sessão de ontem no plenário da CLDF. O parlamentar quer manter o número de administrações, que hoje é de 31, e definir melhor a criação dos Conselhos Representativos. De acordo com o projeto, os conselhos teriam como funções consultivas e fiscalizadoras. “Para ser conselheiro, a pessoa não pode ter vínculo nenhum com cargos públicos e nem ter parentes empregados no serviço público. Além disso, teria de haver eleição direta. A exemplo do que ocorre com os conselhos tutelares”, descreve.

Fonte: Fato Online

Processos na Justiça impedem instalação da nova sede do governo em Taguatinga

fachada-da-nova-sede-do-gdf-sheyla-leal2A construção da nova sede do Centro Administrativo do Distrito Federal (GDF), em Taguatinga, conhecida popularmente como Buritinga, gerou nos moradores, comerciantes, corretores e investidores da região uma grande expectativa em relação ao crescimento e à valorização do local. Expectativa, essa, que vem sendo frustrada pela Justiça. Irregularidades apontadas na construção e em outros problemas judiciais atrasam a mudança dos 15 mil servidores do GDF para a nova sede, que chegou a ser inaugurada pelo ex-governador Agnelo Queiroz no seu último dia de gestão.

Enquanto prosseguem as pendências judiciais, os empresários da região esperam. Proprietário de uma imobiliária recém-instalada próxima à nova sede do governo, Cícero da Luz revela que optou pela mudança da Asa Norte para Taguatinga por conta da expectativa do crescimento nas vendas e de um possível aumento no valor dos imóveis do local. “Justamente por causa da vinda do Centro Administrativo é que eu vim pra cá”, diz ele. Uma aposta, no entanto, que ainda não se concretizou. “Ainda não houve uma valorização muito grande, porque o mercado está estagnado há três anos”, continua. Cícero, porém, ainda acredita ter feito a aposta certa. “Suponho que o aumento será de 15 a 20%, a partir do momento em que a sede começar a funcionar”, acredita ele.

Cícero da Luz prevê em melhoria econômica da região com nova sedeSheyla Leal/ Obritonews/Fato

Adriana Yamamoto é dona de um pequeno mercado na região. Para ela, com a vinda dos funcionários do GDF, as vendas vão melhorar. “Vai vir muita gente pra cá e, como o nosso comércio é o mais próximo, a gente espera que melhore o movimento”, diz a comerciante.

Já Eltime Benedito, orientadora educacional e moradora de Taguatinga há 30 anos, demonstra preocupação com o aumento do trânsito e da movimentação de pessoas na região. “Não sei quantos servidores vão vir pra cá. E aí? Como é que vai ficar o trânsito de lá pra cá? O trânsito aqui já é difícil”, teme ela.

Mudança

A mudança da sede do governo, além da expectativa de desenvolvimento para os moradores da região, também promete trazer vantagens para os funcionários. Uma delas é com o acesso ao Metrô, que deve amenizar o trânsito em horários de pico. Apesar de a iniciativa não ter sido do atual governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), de acordo com a Secretaria de Estado de Gestão Administrativa e Desburocratização – Segad, a intenção é fazer a mudança tão logo seja possível.

Ao todo, são 182 mil m² distribuídos em uma estrutura de 14 prédios, dez de quatro andares e quatro de 16, que deve abrigar cerca de 15 mil funcionários. A estrutura conta com centro de convivência, centro de convenções, marquise cultural com anfiteatro com área de 1.687 m² com anfiteatro, área verde de 61 mil m², cerca de três mil vagas de estacionamento e 676 vagas de bicicletário.

Mas, essa mudança pode estar longe de acontecer. A obra foi inaugurada de forma irregular pelo ex-governador Agnelo Queiroz (PT) no último dia do seu governo, com um Relatório de Impacto de Trânsito (RIT) parcial, documento necessário para emissão do habite-se, que foi cancelado posteriormente.

Além disso, de acordo com a Segad, existem outros processos envolvendo a construção e que tramitam na Justiça do Distrito Federal. Dentre eles, o do Ministério Público que suspendeu o pagamento do governo ao consórcio de empresas responsáveis pela construção do Centro Administrativo. É que pelo contrato, GDF deve pagar ao consórcio R$3,26 milhões ao mês desde julho do ano passado. E quando o governo ocupar e colocar o prédio em operação esse pagamento passa a R$ 17 milhões mensais.

Ainda segundo a Segad, somente parte da obra está concluída e quanto ao mobiliário, que deve ser instalado no novo prédio, o governo não tem previsão de recursos para realizar a compra. A secretaria informou ainda que um Conselho foi criado para estudar as pendências judiciais e tentar acelerar a mudança da sede do GDF para Taguatinga.

Fonte: Fato Online

Distritais definem com novo líder as condições para fechar acordo

20150318011354O Grupo dos Sete, formado por distritais do PMDB, PP, PTB, PTN e PR, vai se reunir novamente com membros do Executivo e o líder do governo na Câmara Legislativa, Júlio César (PRB), nos próximos dias, para definir as condições em que ingressará na base governista. Os deputados pedem maior participação nas decisões da nova gestão, mas não descartam ganhar cargos dentro da estrutura do GDF.

De acordo com Júlio César, o trabalho de aproximação com os distritais considerados independentes está sendo feito com a participação direta do governador Rodrigo Rollemberg, que se reuniu com o Grupo dos Sete na  segunda-feira, no Palácio do Buriti.

“Tivemos uma boa conversa e ficou a meu cargo entrar em entendimento com os deputados e ouvir as necessidades de cada um. Acredito que em pouco tempo eles estarão fazendo parte da base do governo”, afirma o líder, que acredita ter hoje 15 distritais na base, mesmo com Bispo Renato Andrade (PR) e Rodrigo Delmasso (PTN), do grupo original, entre os independentes.

Em 20 dias

Júlio César diz que não há previsão de data para a reunião, mas acredita que a situação deve se resolver nos próximos 20 dias. “Na Câmara Legislativa, independente de quem é base ou não, os deputados votarão a favor dos projetos do governo se forem bons para a cidade, como ocorreu com o Refis, que teve 23 votos. O importante é que o  governo tem mantido o diálogo com a Casa”, declara Júlio.

Membro do Grupo dos Sete, Bispo Renato afirma que o objetivo dos parlamentares não é buscar cargos, apesar de não descartar a possibilidade de receberem mais espaço, mas de participar de forma direta das decisões do Executivo.

“Queremos tomar conhecimento de projetos do governo antes que eles cheguem para a votação. Cargos fazem parte, mas o que queremos é participar das decisões do governo”, diz Bispo Renato.

Meta é ampliar influência

Bispo Renato Andrade afirma que os parlamentares do Grupo dos Sete, que estiveram na reunião com o governador Rodrigo Rollemberg, no Buriti, propuseram-lhe que retire dos órgãos e administrações regionais todos os indicados por deputados. O objetivo é acabar com dependência de ambos os lados para a aprovação de projetos.

“Nós sugerimos ao governo acabar com todos os cargos, inclusive os de deputados que já indicaram. Acreditamos que indicações como a de administradores e cargos de maior importância têm que ser de escolha do governador”, declara Renato Andrade, que completa: “O governador disse que quer fazer uma política diferente, sem loteamento de cargos com nome de indicados, e  queremos apoiar isso”.

Áreas estratégicas

O líder do governo, Júlio César, afirma que nas primeiras conversas realizada com o Grupo dos Sete, o pedido dos parlamentares foi para  opinarem em áreas estratégicas do governo, como a segurança, que conta com distritais saídos das fileiras da Polícia Civil,  casos do deputados Doutor Michel (PP) e Wellington Luiz (PMDB), e na área da saúde, alvo ontem do distrital Rodrigo Delmasso, que  apresentou estudo ao Executivo sobre a situação da pasta.

De acordo com o Bispo Renato, o trabalho dele dentro do Grupo dos Sete tem sido articular e defender não apenas os membros do grupo, mas dos demais distritais.

“Muitos deputados vão à tribuna para discursar; o meu papel é articular para dar respeito aos deputados”, afirma o deputado, que cobra do governo maior participação da população, como prometido durante a campanha: “Onde está a participação do povo com as rodas de conversas? O governo precisa ouvi-la em matérias complexas”.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Distritais independentes são chamados pelo governador

17pol11f1pet_664x100_684A insatisfação do Buriti com os deputados da base deve levar, nos próximos dias, a uma recomposição dos governistas. Ontem,o governador Rodrigo Rollemberg se reuniu no Palácio do Buriti com distritais do bloco dos independentes, que soma hoje sete parlamentares.

Apesar da reunião, participantes di encontro não acreditam que a conversa deva evoluir para a apliação da base, que chegaria a 20 distritais, se confirmada.

“O governador fala, fala, fala, mas não é objetivo. Deixamos claro que não ficaremos independentes, mas questionamos o que ele tem a oferecer para que nós façamos parte da base”, declarou um dos deputados que estiveram no encontro, mas preferiu não se identificar.

Ele revela que Rollemberg sugeriu, para hoje, reunião entre os deputados e o líder do governo Júlio César (PRB), para debater o assunto.

Conversa não avança

O distrital admite que alguns dos participantes ficaram satisfeitos com a proposta do governador, mas que a conversa não avançou. “Saímos da mesma forma que na outra vez: sem esperança nenhuma. Estamos quase desistindo”, lamentou o distrital, ao garantire que o grupo não quer apenas cargos, mas  maior participação dentro do governo.

Doutor Michel (PP) que também esteve no encontro, segundo outro distrital, condiciona seu ingresso na base governista a essa participação nas decisões do Buriti.

“Dependerá das conversas com o governador. Eu não quero cargos, quero ajudar o governo na área de segurança, na saúde, onde temos projetos. Por isso, quero saber o que eles querem”, declarou Michel. Apesar de abrir a porta, ele se posiciona contra o projeto do Executivo que acaba com sete administrações regionais.

Reginaldo Veras (PDT), da base, acredita que o problema do governo está na articulação. Para o distrital, o governo tem se comportado da mesma forma que gestões anteriores, loteando o Executivo, mas de forma desigual, causando ciúmes em aliados.

Base original foi minguando aos poucos

No início da atual legislatura o governo acreditava contar com 15 parlamentares em sua base, em decorrência das negociações da eleição para a Mesa Diretora. Porém, ao longo dos primeiros meses,  esse número se mostrou menor.

É o caso do deputado Renato Andrade (PR), que também participou da reunião do Buriti. O distrital confirma que tem conversado diretamente com o governador, mas revela que, apesar dos acordos feitos com o aval do Buriti, durante a eleição para a Mesa Diretora, não faz parte do bloco do governo. “Sou independente, mas não sou oposição. O governador tem conversado comigo e isso se traduz em votar a favor dos projetos do governo”, afirmou Bispo Renato, que completa: “Sou independente, mas sou mais base que muitos dos que se dizem base”.

Renato Andrade confirma que tem se aproximado do bloco formado pelo PMDB, PTB e PP, que atualmente conta com cinco distritais e inclui ainda no grupo dos independentes o líder do seu bloco, Amor por Brasília, Rodrigo Delmasso (PTN), outro a estar presente no encontro de ontem.

Delmasso, que tem se posicionado como independente, nega ter se afastado da base do governador. Porém, na última semana, se posicionou contra uma determinação do Buriti e enfrentou resistência do próprio bloco.

O deputado confirma que há uma aproximação com o bloco liderado pelo PMDB, mas que o mesmo ocorre com outros grupos. Segundo ele, em algumas votações essa relação se estreitou.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Lula vai a Brasília para se encontrar com Dilma

lula-dilma_ueslei-ma_766Um dia depois dos protestos que reuniram milhões de pessoas contra o governo e o PT neste domingo, 15, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi para Brasília se encontrar com a presidente Dilma Rousseff para avaliar o impacto e as estratégias para lidar com as manifestações.

Lula se reuniu pela manhã com diretores do Instituto Lula e com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, para um balanço preliminar dos protestos. Logo em seguida, Lula e Falcão embarcaram juntos rumo a Brasília para encontrar com a presidente Dilma. Depois de passar mais de dois meses sem conversar, entre o final do ano passado e o começo desse ano, é a terceira vez que Lula e Dilma se reúnem para discutir política em menos de um mês.

Fonte: Estadão Conteúdo

- Publicidade -
- Publicidade -