Por onde devem caminhar Reguffe, Leila, Paula, Izalci, Prudente e Joe nas eleições de 2022?

Por Sandro Gianelli

Reprodução da internet.

Eleições 2022

Ninguém tem duvidas de que as eleições de 2022 estão sendo articuladas nos bastidores a todo vapor. Essa semana a senadora Leila do Vôlei trocou o PSB pelo Cidadania.

Desalinhamento

O Cidadania liberou a deputada federal Paula Belmonte, por divergência ideológica. Paula é alinhada aos princípios Bolsonaristas, o Cidadania não. Digamos que Paula foi convidada a deixar a sigla, saindo pela porta da frente.

Sai Paula, entra Leila

Com a filiação de Leila e a saída de Paula o partido volta as suas origens mais alinhadas a esquerda, lembrando que o Cidadania é o antigo PPS. Um dos nomes mais respeitados na sigla é o ex-senador Cristovam Buarque, que perdeu a reeleição ao senado para Leila do Vôlei. O que não significa nada, ambos não serão adversários no partido.

Extrema esquerda

A saída de Leila do PSB teve como pivô o alinhamento mais radical que a sigla tende a seguir. Recentemente o PSB filiou o deputado federal Marcelo Freixo, do Rio e o governador do Maranhão Flávio Dino. Freixo deixou o PSOL e Dino o PCdoB. Ambos se posicionam de forma mais extrema. Além disso, o PSB não esconde que pode se alinhar a campanha do ex-presidente Lula.

Reprodução da internet.

Incertezas

Paula tem futuro incerto, nos bastidores acreditam que ela possa se filiar ao PROS. A quem diga que a sigla está sobe o comando do seu marido, o advogado Felipe Belmonte. O que ainda não se tem certeza é do futuro de Paula. A quem diga que a família Belmonte embarcará no projeto do senador Izalci, se isso ocorrer e tiverem êxito, Felipe assume o mandato de senador, ele é o primeiro suplente de Izalci.

Regufismo 1

Tem um grupo que acredita que a família Belmonte dará suporte para o senador Reguffe, caso ele se candidate ao Governo do Distrito Federal. Paula pode concorrer a reeleição a Câmara Federal, ser vice ou candidata ao senado. Nada é descartado.

Regufismo 2

Reguffe, se concorrer ao GDF, não esconde que gostaria de ter o ex-presidente da Câmara Legislativa, ex-distrital Joe Valle, como seu vice. Além de Joe, o PDT tem o professor Reginaldo Veras e ambos se alinham no discurso e, na prática.

Regufismo 3

A senadora Leila do Vôlei também poderia ser uma excelente vice de Reguffe ou até mesmo encabeçar uma chapa para o Governo do Distrito Federal. Outra linha não descartada seria o Reguffe ser candidato a reeleição na chapa do senador Izalci. Empoderaria Izalci, mas para isso, Izalci precisa crescer nas pesquisas de intenção de voto. Sabe como é, candidato ao senador vitorioso, precisa de um candidato ao governo bem posicionado.

Regufismo 4

Outra linha não descartada seria Reguffe concorrer a vice-presidência da República numa via fora dos extremos — Lula x Bolsonaro. Reguffe carrega a bandeira da ética e numa campanha polarizada aos extremos, a bandeira é de grande valia.

Reprodução da internet.

Prudente 1

Outro político que vem crescendo com muito trabalho e discrição é o presidente da Câmara Legislativa, deputado Rafael Prudente. Não duvidem se ele despontar como candidato a vice-governador na chapa do governador Ibaneis. Prudente representa os evangélicos, os jovens e tem o respeito da classe política pela sua condução como deputado e como presidente da Câmara, o único reeleito na história da CLDF.

Prudente 2

Prudente hoje teria uma reeleição a Câmara Legislativa fácil. Atualmente monta um grupo para concorrer a uma das cadeiras da Câmara Federal. Mas na política nada é descartado, nem mesmo a reeleição, ou uma vaga na chapa majoritária de vice, ou senador.

Movimentos discretos

Por hora temos movimentos discretos nos bastidores. Movimentação de verdade só deve acontecer quando o Congresso definir qual será a regra para as eleições de 2022. Se passar o distritão as estratégias mudam, se continuar como está o jogo, fica como sempre foi e não podemos duvidar que alguma surpresa possa acontecer. Aguardar para ver!

* Sandro Gianelli é consultor em marketing político, jornalista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli no Portal Conectado ao Poder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui