Everaldo Vidal (PP) falou sobre sua gestão (2013-2016), acertos e dificuldades são alguns dos destaques desta entrevista.
Situação financeira
Everaldo recebeu a prefeitura numa situação complicada. Novo Gama devia aproximadamente 40 milhões em dívidas deixadas pela gestão anterior. Destas, algumas foram quitadas e durante sua gestão nenhuma dívida nova foi adquirida. Os caixas estavam zerados e não havia nenhum projeto encaminhado.
Sucata
Everaldo afirma ter assumido uma prefeitura sem veículos, “não haviam carros para os trabalhos mais simples, não tínhamos maquinário, trator, caminhões, nada, cheguei a fazer uma exposição em frente a rodoviária de Novo Gama com as sucatas”.
Maquinário
O prefeito se orgulha de ter adquirido vários veículos zero quilômetro, “compramos carros, máquinas novas e reformamos as usadas que não foram consideradas sucata”, e desabafa, “só assim foi possível fazer os serviços básicos como a manutenção da cidade”.
Transição
A gestão de Everaldo praticamente não teve direito a transição. Everaldo conta que os documentos só foram assinados em dezembro de 2012. Para a nova gestão, que tomará posse em janeiro, Everaldo confirma que fez o contrário e que a transição iniciou antes mesmo dos documentos serem assinados.
Principal realização
Questionado sobre a principal realização de seu governo o prefeito tem dificuldade em escolher apenas uma. “É bem difícil, mas me orgulho de ter aprovado o plano de carreira dos professores, de todos os servidores e ter inserido a Guarda Municipal em Novo Gama”.
Obras encaminhadas
Everaldo se orgulha de ter deixado diversas obras encaminhadas para a próxima gestão. “São 10 creches com obras bem encaminhas, algumas com 70% da obra concluída e com o recurso liberado; 5 ginásios de esporte com 60% da obra pronta; a obra da Vila União está licitada e com o recurso na conta; a obra dos buracões do Lago Azul e do Pedregal estão com a primeira parte executada e o recurso depositado em conta com o contrato assinado para a conclusão”.
Transporte
No quesito transporte público houve a inclusão da Cooperativa das Vans, todas legalizadas e circulando nos bairros de Novo Gama. Além disso, foi aberta uma licitação que trará ônibus mais novos, paradas e uma garagem para o transporte público na cidade.
Saúde
Construção de 2 Unidades Básicas de Saúde; reforma do posto de atendimento 24 horas no centro do Novo Gama; ampliação no quadro de médicos, passando de 20 para mais de 60; reforma do posto de saúde do Lago Azul, ampliando o atendimento de 8 para 22 horas.
Confraternização da ABBP
A Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno (ABBP) realiza hoje (7) uma confraternização em comemoração aos dois anos da associação. O evento será na Churrascaria Portal Grill, em Águas Claras, com início às 19h30.
Contra a tendência
A Câmara Municipal de Águas Lindas de Goiás saiu contra todas as tendências atuais de corte de gastos. Os vereadores aprovaram um aumento de 30% em seus salários. A medida entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2017.
Pacto Social
O programa Pacto Social Goiás Pela Vida e Segurança chega em Cidade Ocidental, hoje (7), às 14h. O objetivo do programa é envolver a população na construção de propostas, que vão resultar numa política pública de segurança social e preventiva.
PEC do Entorno
O senador Ronaldo Caiado (DEM) apresentou a Proposta de Emenda Constitucional 65/15, que transfere a responsabilidade pelo transporte público da região do Entorno para o governo federal.
Parada
A PEC encontra-se em tramitação, porém está parada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do Senado, desde março deste ano. Os moradores da região do Entorno deveriam avaliar se esta medida será a melhor solução para o transporte público da região. Vale a pena uma mobilização para que a PEC seja aprovada ou não.
Jogo de empurra
“Enquanto os moradores do Entorno continuam sofrendo com um sistema de transporte ineficiente, os governos de Goiás, DF e Minas se reúnem vez ou outra e não chegam a solução alguma. Ficam num jogo de empurra, que nunca discute a solução definitiva para o problema”. Ronaldo Caiado
Programa Jovem Cidadão
O Programa Jovem Cidadão chega ao Entorno e será desenvolvido em 19 cidades da região. Os adolescentes selecionados deverão ter entre 14 e 18 anos. Ao todo, serão oferecidas mil vagas.
Primeiro emprego
A secretária da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Desenvolvimento Humano e Trabalho de Goiás, Lêda Borges (PSDB), é a responsável pelo programa que além de capacitar para o primeiro emprego, incentivará a continuidade dos estudos, oferecendo oportunidades de trabalho e renda aos jovens da região.
* A Coluna Entorno é escrita por Sandro Gianelli e veiculada todas as quartas no Jornal Alô Brasília