Da redação
Davi Alcolumbre, presidente do Senado, afirmou que haverá um “momento adequado” para se manifestar sobre pedidos financeiros envolvendo a produção de um filme, questionando por que Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, é apontado como o único responsável, conforme declaração durante sessão da Casa.
Na ocasião, Alcolumbre e Moraes estiveram juntos por três horas antes de Moraes acusar André Mendonça de “abuso de autoridade” no âmbito do inquérito das fake news, em decisão posteriormente contestada por Edson Fachin, presidente do Supremo. A movimentação evidenciou articulação entre o parlamentar e o ministro.
Segundo documento assinado por Moraes, Alcolumbre “constitui provável alvo estratégico, considerada sua força política, o favoritismo para manter-se na presidência do Senado Federal e o consequente controle da pauta daquela Casa, notadamente quanto ao processamento de pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal”.
Um mês antes, Moraes realizou encontro em sua residência que marcou a reaproximação entre Alcolumbre e Luiz Inácio Lula da Silva, segundo interlocutores, com foco na pauta do Congresso. Em abril, Alcolumbre e Moraes agiram de forma conjunta para barrar a indicação de Jorge Messias ao STF, por avaliação de que ele poderia integrar o grupo de Mendonça, que buscou aprovar um aliado.




