Início Distrito Federal Distrito Federal registra mínima de 11,2°C, a menor temperatura de 2026

Distrito Federal registra mínima de 11,2°C, a menor temperatura de 2026


Da redação

O Distrito Federal registrou nesta terça-feira, 2 de junho, o dia mais frio de 2026. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a estação de Águas Emendadas, em Planaltina, apontou temperatura mínima de 11,2°C. O frio chega em meio à aproximação do inverno na capital federal.

O novo recorde supera a marca anterior de 10 de maio, quando os termômetros marcaram 12,3°C. Conforme técnicos do Inmet, as condições climáticas atuais favorecem a queda das temperaturas, intensificando a sensação de frio em todo o DF já nos primeiros dias de junho.

O Inmet alerta para o potencial de novos recordes nos próximos dias, pois a tendência é de diminuição gradual das temperaturas. A previsão do instituto indica que o frio deve se acentuar, com possibilidade de que o DF registre dias ainda mais gelados ao longo da semana.

Nesta terça-feira, a previsão indica máxima de 27°C, com variação de umidade entre 80% e 30%. A partir de quarta-feira, 3 de junho, a expectativa é de mínima em torno de 14°C e redução constante até o fim da semana, segundo informações oficiais do órgão meteorológico.

Na quinta-feira, 4 de junho, ponto facultativo, a mínima pode chegar a 12°C, com máxima de 24°C. Para sexta-feira, 5 de junho, há previsão de 10°C, enquanto o sábado, 6 de junho, pode ser o dia mais frio da semana, com mínima prevista de 8°C e máxima de 23°C.

O Instituto Nacional de Meteorologia mantém o monitoramento, destacando que a estação de Águas Emendadas, em Planaltina, é referência na medição oficial das temperaturas mínimas do DF. O período de frio intenso faz parte do padrão climático característico do início do inverno na região central do Brasil.