Da redação
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) instaurou um processo disciplinar para investigar episódios de violência registrados após a final da Copa do Mundo de 2026, disputada entre Espanha e Argentina. Segundo a entidade, o procedimento vai apurar possíveis infrações cometidas por jogadores e membros das comissões técnicas após o apito final.
De acordo com a Fifa, as imagens que circulam nas redes sociais mostram Leandro Paredes e Nahuel Molina, da Argentina, envolvidos em confusão com Eric García e Borja Iglesias, da Espanha. Também houve participação de integrantes das comissões técnicas de ambas as seleções. Roberto Ayala, auxiliar técnico argentino, aparece desferindo um tapa no rosto de Dani Olmo.
O Comitê Disciplinar da Fifa nomeou um Promotor de Disciplina e Ética para conduzir a apuração dos fatos, conforme o artigo 36 do Código Disciplinar da Fifa. Em nota, a entidade afirmou que a investigação pode resultar em sanções, incluindo suspensões, multas ou outras penalidades esportivas, dependendo da gravidade dos acontecimentos analisados.
O volante Leandro Paredes foi expulso ainda durante a partida, mas pode receber novas punições se confirmadas infrações adicionais. Até o momento, não há prazo definido para o término da investigação nem para o anúncio de eventuais punições aos envolvidos, segundo a Fifa.





