Da redação do Conectado ao Poder
Projetos serão erguidos no Eixo Monumental com recursos públicos e prometem unir religião e memória democrática

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou a construção de dois novos museus em Brasília: o Museu da Bíblia (MuBB) e o Museu da Democracia. A proposta foi apresentada a secretários, parlamentares e outras autoridades em evento na residência oficial de Águas Claras. Ambos os espaços ocuparão áreas no Eixo Monumental e terão como objetivo promover o patrimônio cultural, religioso e político do país.
O Museu da Bíblia será o primeiro a sair do papel. Segundo o governador, o projeto arquitetônico já está pronto e o edital para as obras deve ser lançado em breve. Estão previstos investimentos de R\$ 60 milhões no edifício principal e outros R\$ 14 milhões no anfiteatro e paisagismo. “Foi um processo muito difícil e doloroso. Enfrentamos muita resistência, mas conseguimos mostrar que a Bíblia é um monumento universal”, disse Ibaneis ao celebrar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que liberou a obra.
O projeto, no entanto, enfrentou questionamentos na Justiça por parte da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea). A entidade alegou que o uso de recursos públicos para fins religiosos fere os princípios de laicidade do Estado e liberdade religiosa. A disputa foi vencida pelo governo, e Ibaneis justificou a iniciativa como forma de preservar a memória religiosa, divulgar as Sagradas Escrituras e impulsionar o turismo na capital.
Além do museu religioso, o governador anunciou um segundo espaço voltado à memória política do país. “Bíblia e Democracia vão estar unidos”, afirmou. A proposta é que o Museu da Democracia resgate os marcos históricos da trajetória democrática brasileira, sem ainda ter um orçamento ou cronograma definidos.





